terça-feira, 25 de outubro de 2011

Os 10 piores insetos do mundo.


1 - Mosca da berne

Embora a mosca macho seja inofensiva, a fêmea é muito perigosa. Ela escolhe um local quente e úmido para colocar seus ovos e, por isso, ferimentos sem proteção podem virar um ninho das larvas desse tipo de mosca.

2 - Barbeiro


O barbeiro, comum na América do Sul e América Central, tem uma tromba para sugar o sangue de suas vítimas. Isso não seria problema tão grave, já que os pernilongos também fazem isso. O perigo está nos parasitas que o barbeiro carrega em seu corpo e que passam para a corrente sanguínea das vítimas. O mal de Chagas ataca vários órgãos do corpo humano, principalmente o coração.

3 - Besouro


A família Coleoptera, dos besouros, possui mais sete mil espécies. Muitas produzem uma substância chamada cantharidin. Essa secreção pode ser muito últil para remover verrugas. No entanto, se administrada em quantidade errada, pode até matar um cavalo adulto.


4 - Pulgas

Embora sejam muito pequenas para serem vistas a olho nu, as pulgas que andavam nas costas dos ratos dizimaram um terço da população europeia entre os anos de 1348 e 1350. Para a nossa sorte esses insetos preferem o sangue dos animais do que o dos humanos!

5 - Formigas selvagens

Restritas ao continente africano e em alguns lugares da Ásia, as formigas selvagens, também conhecidas como formigas militares, normalmente vivem em colônias com mais de 20 milhões de indivíduos. Uma mordida dessa formiga é extremamente dolorosa, mas os estragos que ela pode fazer são muito

6 - Formigas de fogo

O nome dessas formigas deriva da sensação que o veneno do inseto causa no corpo humano. Embora a mordida seja dolorida, essas formigas vegetarianas não são agressivas a menos que se sintam ameaçadas. Uma formiga de fogo é capaz de expelir 1500 ovos em um único dia.

7 - Mosca Tsé Tsé

Normalmente confundidas com moscas comuns, a tsé tsé é responsável pela 'doença do sono'. Os sintomas começam com uma gripe e depois a vítima entra em coma. Hoje esse mal mata mais de 25% da população da África Sub Saariana.



8 - Vespa asiática

Também conhecida como vespa gigante japonesa, esse inseto pode chegar a ter três dedos de comprimento e causar tanta dor quanto nenhum outro inseto no planeta. Uma das vítimas da mordida da vespa disse que a sensação é igual ter uma agulha quente dentro da perna. No entanto, a larva da mosca asiática é usada pela culinária asiática em cima dos famosos bolinhos de arroz (sushi).

9 - Abelha africana

As abelhas africanas híbridas foram resultado de uma combinação de genes feita pelos cientistas. No entanto, elas têm uma forte tendência à agressividade e não são muito produtivas.

10 - Mosquito


Sem sombra de dúvidas os mosquitos são os animais que mais mataram seres humanos do que qualquer outro. Basta lembrar de quantas epidemias são causadas por esses insetos: malária, dengue, elefantíase e muitas outras.

FONTE: http://verde.br.msn.com/os-piores-insetos-do-mundo?cp-documentid=31127176&page=8

postado por Bernardo

domingo, 23 de outubro de 2011

Saída Técnica à Porto Alegre

O Grupo PIBID 2011 de Biologia participou nos dias 17 e 18 de outubro, de uma saída técnica a Porto Alegre - RS. Essa saída faz parte da disciplina de Estágio Supervisionado, ministrada pela coordenadora do PIBID 2011, Professora Marcela Teixeira Godoy.

Foi uma integração saudável entre acadêmicos do 4° ano de Licenciatura em Ciências Biológicas e acadêmicos do PIBID, que conta com integrantes do 1°, 2° e 3° anos do Curso.

Acadêmicos  e Professora Marcela

Jantar do grupo em um dos restaurantes de PoA

Integrantes do PIBID 2011



Na ocasião, todos puderam visitar alguns lugares como a Casa de Cultura Mário Quintana, o Museu de Ciência e Tecnologia da PUC, e a 8a Bienal do MERCOSUL nos barracões do cais do porto. Além de ser uma oportunidade de integração do grupo, os locais visitados com certeza contribuirão para o crescimento profissional e cultural de todos os envolvidos.


LOCAIS VISITADOS 
1. Casa de Cultura Mário Quintana:
Além de ter sido residência do poeta por 12 anos, ainda quando era o Hotel Majestic, a Casa é dedicada hoje à cultura e à educação. Oferece galerias de arte, cafés, oficinas, cinemas e teatro. É um dos centros culturais mais importantes do Brasil. Foi possível ver, entre outras coisas, o quarto onde o poeta viveu bem como seus objetos pessoais em uma bela composição. Parece que ele já vai voltar...

Introdução à casa de Mário Quintana

Quarto de Mário Quintana
PIBID 2011

Felipe e as plantas do jardim da casa de Mário Quintana


2. Museu de Ciência e Tecnologia da PUC.
O museu oferece atividades interativas ao publico escolar e não escolar. A Ciência mostra toda sua grandeza e complexidade através de exposições permanentes e itinerantes. Permite ao visitante construir e explorar conhecimentos no campo da Biologia, Paleontologia, Química, Física, História e etc. Uma gama de possibilidades para o Ensino de Ciências. São inúmeras as possibilidades de integração com os experimentos e conteúdos expostos.


Entrada do Museu

Desenvolvimento do Feto Humano

Simulador de Volleyball


Primeiro Piso do Museu

Bloco destinado à investigação legista

O vídeo mostra o acadêmico Danilo, do 4° ano, no Giroscópio, aparelho que simula o treinamento de astronautas.

3. 8a Bienal do Mercosul: Ensaios de Geopoéticas.
As bienais são eventos primordialmente expositivos, que ativam a cena artística de uma cidade durante períodos relativamente curtos. A Bienal está em vários pontos da cidade de Porto Alegre. O grupo teve a oportunidade de visitar as obras da Casa de Cultura Mário Quintana e a exposição montada em quatro barracões do armazém do cais do Porto. Esta 8ª Bienal, em especial, está inspirada nas tensões entre territórios locais e transnacionais, entre construções políticas e circunstâncias geográficas, nas rotas de circulação e intercâmbio de capital simbólico. O título refere diversas formas que os artistas propõem para definir o território, a partir das perspectivas geográfica, política e cultural.
Grande Navio atracado no Porto de PoA

Grupo do PIBID na Bienal do Mercosul



O grupo visitou ainda o Mercado Público, com sua bela arquitetura e produtos regionais.




Aproveitamos para agradecer ao Motorista que nos acompanhou, seu Vicente que, além de responsável e cuidadoso é sempre muito atencioso com a equipe (e não se perdeu nenhuma vez)!!


Cultura, integração, entretenimento e muito aprendizado. Essas foram as principais características dessa saída.


IMPRESSÕES... 

"O que eu mais gostei na viagem foi a troca de experiências e conversas com os veteranos, que eu normalmente não converso no dia-a-dia, e a diversidade cultural do Mercado Municipal."
 (Bernardo Ozorio – 1° ano – PIBID 2011)

“A impressão de que Porto Alegre só tem prédios pálidos e muitos carros nas avenidas, muda no momento que conhecemos a Rua da Praia. Em frente a Casa Cultural Mario Quintana, encontramos um ambiente tranquilo, com muita cultura por onde passamos e perfeito para uma parada para relaxar. As demais visitas pelo Museu, pela Bienal nos fez perceber que interagindo aprendemos muito, e mais: nos divertimos”.            (Mayara Muller – 3° ano – PIBID 2011) 
“Foi maravilhosa a oportunidade de conhecer um lugar que eu não conhecia e tendo a chance também de conhecer pessoas novas”!                                                     
(Nayara Martins – 2° ano – PIBID 2011) 



“Para mim foi uma experiência maravilhosa conhecer a capital do Rio Grande do Sul e visitar a Casa de Cultura Mario Quintana a Bienal e o Museu de Ciência e Tecnologia da PUC. De todo o passeio o que mais gostei foi o MCT da PUC, achei muito legal e muito interativo. 

(Gislaine Lucena  – 2° ano – PIBID 2011) 
“Conhecimento e interatividade”                                         
 (Mayara Swiech – 4° ano)
“Eu diria que as visitas foram inovadoras e empolgantes, pois serviram de estímulo ao gosto pelas Ciências e também pela cultura, por meio de registros históricos e experiências científicas, que o museu e a Bienal nos proporcionaram.Obrigado pela viagem professora”.  
                                                                                                         
(Igor Ruan – 3° ano)
“Inesquecível, uma viagem que reuniu tanto ao mesmo tempo, a Ciência de uma forma muito divertida, o privilégio de ver a arte moderna da Bienal na cidade onde eu sempre quis conhecer devido ao fato da minha família ter me ensinado a gostar da tradição gaúcha. Um dia voltarei ao Rio Grande do Sul."                                                   (Solange Ribas– 4° ano)


postado por Marcela e Bernardo

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Por que bocejamos?



Exiba 31E84.jpg na apresentação de slides

É um sinal, causado por um reflexo involuntário, de que o corpo necessita de sono. Uma vez iniciado o bocejo, é quase impossível interrompê-lo. A pessoa pode fechar a boca, mas os músculos acionados pelo reflexo continuam a sua contração. O ser humano e muitos outros animais bocejam quando o oxigênio começa a ficar escasso no ambiente em que estão e quando seus músculos estão inteiramente relaxados. Uma pessoa que boceja com freqüência provavelmente não está recebendo oxigênio suficiente para suas necessidades. Ela pode estar precisando de um ambiente mais ventilado ou de exercícios. Em geral, essa pessoa deixará de bocejar se beber alguma coisa ou banhar o rosto com água fria.
"O bocejo ainda não é muito conhecido pela medicina", diz Arnaldo Lichtenstein, clínico geral do Hospital das Clínicas de São Paulo. Falta esclarecer qual é a parte do sistema nervoso que controla o reflexo, possivelmente o mesencéfalo (no centro do cérebro). Uma das finalidades do bocejo pode ser a de despertar o indivíduo, ao fazer ele estirar os músculos, e ajudar o sangue a circular.
"Há muita gente que acredita que ele tenha grande utilidade no nosso dia-a-dia. Quando uma pessoa está sonolenta, a distensão dos alvéolos pulmonares fica um pouquinho menor e obocejo, assim como o suspiro, serviria, então, para desfazer esses pequenos colapsos do pulmão", afirma Arnaldo.
O reflexo pode ser acionado também pela visão de outro bocejo - ou seja, é contagioso: quando vemos alguém bocejando, logo sentimos vontade de fazer o mesmo.
Ventilação total Bocejo escancara as vias respiratórias para dar mais oxigênio ao organismo.

1. A contração dos alvéolos pulmonares é uma das reações que desencadeiam o reflexo do bocejo
2. O cérebro dispara esse reflexo fazendo os músculos do rosto se contorcerem e a boca se abrir, aumentando a inspiração de ar

postado  por Nayara

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

XX EAIC : Encontro Anual de Iniciação Científica




O Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC) é um evento de natureza multidisciplinar, que congrega todas as áreas do conhecimento, com ênfase em ciência, desenvolvimento, tecnologia e inovação e na formação de estudantes pesquisadores. Iniciado em Maringá, em 1991, com 274 participantes, ao longo de 20 anos, o EAIC consolidou jornadas de disseminação de pesquisa e transformou-se num evento de grande porte, hoje comparável a congressos profissionais de diversas áreas, tendo atingido a cifra de quatro dígitos nas inscrições ao IX EAIC, em Londrina, no ano 2000, com 1292 inscritos (conforme o Quadro). O crescimento do EAIC foi possível, principalmente, devido ao forte compromisso e ação conjunta entre as universidades estaduais que o promovem: UEM, UEL e UEPG (fundadoras), UNIOESTE (que ingressou no programa em 1995) e a UNICENTRO (com ingresso em 2002). Desde 2009, também a UENP participa do EAIC. O total de trabalhos apresentados nas 19 edições do EAIC é de 26.114 comunicações, por estudantes dessas cinco IES, além de outras IES públicas e privadas, como a FAP, a UTFPR e a UFPR. A UEPG promoveu o EAIC pela primeira vez em 1994, acolhendo 371 estudantes das diversas IES. Por ser evento com inscrições abertas, é frequente a participação de estudantes de outras IES brasileiras e, assim, o EAIC caracteriza-se como evento nacional.


O XX EAIC


Mais de 3000 pesquisadores e jovens pesquisadores estarão inscritos no evento, a ser novamente realizado em Ponta Grossa, aos 20, 21 e 22/10/2011, sob responsabilidade da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UEPG. O EAIC das Universidades Estaduais Paranaenses é um dos maiores eventos do gênero no País. Estão cadastrados/desenvolvendo projetos no ano 2010/2011 aproximadamente 3500 jovens pesquisadores de IC entre os diversos programas: PIBIC/CNPq, PIBITI/CNPq, Bolsistas vinculados a Ações Afirmativas para Inclusão Social, Bolsista Universidade Empresa, IC Júnior, PAIC/Fundação Araucária, Bolsistas de PROIC das IES e IC voluntário. Os trabalhos apresentados no evento estão vinculados aos projetos de pesquisa desenvolvidos por pesquisadores e bolsistas produtividade de Cada Instituição envolvida.


O EAIC contribui com o desenvolvimento científico e tecnológico do País, disponibilizando para a sociedade os resultados de pesquisa científica, tecnológica e de inovação. Por fim, o evento vinculado ao Programa de Iniciação (PIBIC) das IES do Estado do Paraná, tem papel importante, também, na preparação dos jovens pesquisadores para a pós-graduação. Dados levantados pelas IES paranaenses indicam que os alunos participantes da Iniciação Científica ingressam e concluem mais rapidamente seus cursos de Mestrado e Doutorado do que os alunos que não passaram pelo programa. Isto traz maior racionalização de recursos financeiros das agências de fomento que investem em ciência, tecnologia e inovação no País.

Datas Importantes :

20/10/11Abertura do Evento
21/10/11Apresentação dos trabalhos de CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, ENGENHARIAS, CIÊNCIAS DA SAÚDE e CIÊNCIAS AGRÁRIAS.

Apresentação do PIBITI (GTs) - todas as áreas

Apresentação Iniciação Científica Junior – (GTs)
22/10/11Apresentação dos trabalhos de CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS, CIÊNCIAS HUMANAS, LINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTES e CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA



Lembrando que as aulas serão suspensas e haverá transferência de atividades para o evento !
Hotsite do evento : http://eventos.uepg.br/eaic/portal


postado por Bernardo

sábado, 15 de outubro de 2011

Blogs do PIBID de Ponta Grossa, ganham destaque no Portal das Licenciaturas


PIBID

O PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência é um programa ligado à coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e responde ao compromisso de investir na valorização do magistério e na melhoria da qualidade da Educação Básica. 
A Universidade Estadual de Ponta Grossa desde 2009 participa do Programa. No primeiro momento foram os subprojetos nas áreas de: Pedagogia, Matemática, Física, Biologia, Química e Artes que se inseriram em escolas municipais e estaduais de ensino. Considerando o sucesso alcançado na primeira versão do PIBID/UEPG, em 2011, um novo grupo de subprojetos se insere nas escolas públicas estaduais de Educação Básica, do município de Ponta Grossa. Neste segundo momento, as áreas contempladas foram: Química, Física, Biologia, Artes, História, Geografia e Letras.
O reconhecimento do trabalho, e as experiências vivenciadas no interior das escolas, nos fazem entender que o PIBID é uma política de valorização das licenciaturas e dos estudantes em formação. Destacamos que as vivências possibilitadas pelo PIBID/UEPG têm confirmado que a parceria estabelecida entre Universidade e Educação Básica, propicia fortalecer e qualificar o desenvolvimento profissional de professores, no período da formação inicial, por meio da vivência, reflexão e investigação das condições da profissão, de sua expressão prática, de suas necessidades e configurações, além de priorizar a construção da profissionalidade docente em situações reais de trabalho/ensino.
Acesse:

Fonte : http://uepg.vwi.com.br/conteudo/72/PIBID
postado por  Bernardo

PIBID também é confraternização!


Ontem parte do grupo esteve reunida em um jantar mexicano. 
O jantar, que foi à base de tacos, nachos, burritos, chimichangas e claro, tequilas e margueritas, foi delicioso também para os vegetarianos do grupo.  
Atividades como essa estreitam as relações, o que reflete positivamente no ambiente de trabalho.



Luciana (Professora Supervisora), Fifo, Ber, Gisa, Marcela (Professora Coordenadora) e Mayara.
"una rica muchacha"

"el chico y el sombrero"




postado por Marcela

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Pequenas dicas para se construir um canteiro de flores:

Pequenas dicas para se construir um canteiro de flores:


1. Para preservar melhor o solo do canteiro, evitando o ressecamento e a evaporação de nutrientes, é aconselhável forrá-lo com uma camada de folhas trituradas e secas ou palha. Ou ainda sabugo de milho picado; esta camada impede também o desenvolvimento de ervas daninhas.
2. Uma pulverização quinzenal, com um fertilizante foliar, rico em fósforo, aumenta a fartura de flores;
3. O corte das flores, que podem ser utilizadas em arranjos e vasos, aumenta a robustez e a quantidade da florada.
4. Assim que começarem a murchar, as flores devem ser removidas. Isso prolonga o ciclo vital das plantas anuais e bianuais. A higiene das tesouras é fundamental nessa atividade, já que estas inflorescências, quando perdem o viço, são paulatinamente decompostas por microrganismos que podem contaminar botões e outras partes da planta.
5. Agora com a chegada da primavera e próximo ao verão, trabalhe com plantas que preferem o calor e suportem grandes quantidades de água esporadicamente. Ex:
6. Prefira as flores de cores vivas. É uma estação onde o sol  garante uma combinação de branco, rosa, amarelo, laranja, vermelho. Algumas cores frias combinadas também podem ser usadas, como o azul e roxo. A cor creme também garante uma suavidade onde quebra a força das cores quentes e ameniza e deixa mais delicado o canteiro.
7. Por se tratar de uma estação quente, regue a planta entre 18h e 20h, onde o calor não prejudicaria as raízes, e ainda assim teria água no outro dia logo cedo onde começaria a realização de fotossíntese, e consequentemente, ascensão da seiva bruta pela perda de água do estômato.
8. Tratando-se de plantas delicadas e de um fino trato, prefira a utilização de adubação orgânica, onde pode se realizar com a sua própria composteira (utilização dos resíduos orgânicos gerados em sua casa), pois assim vc garante uma disponibilidade e variabilidade alta de nutrientes sem a utilização de resíduos fortes como os adubos químicos.
Fonte: Livro "Um Jardim para Sempre" de Raul Cânovas
Algumas fotos:



Dicas de flores para cada estação:
No verão, as flores mais indicadas são as rosas, a flor-de-lis, a gérbera, o amarílis, as bromélias, o bico-de-papagaio e outras menos conhecidas.
No outono, você também pode plantar gérberas; assim como a Hortência, a flor-de-maio, a azaléia, o rabo-de-gato e a margaridinha.
No inverno, você pode escolher o lupino, o lírio-da-paz, orquídeas, a flor-de-sino, as begônias, a prímula, e a azulzinha.
Na primavera, a estação das flores, a beleza brota de toda parte e é a época ideal para plantar a gérbera, a violeta, o narciso, a petúnia, as bromélias também podem ser escolhidas, os lírios, o lisianthus, a boca-de-leão e o crisântemo.

O Trato com as plantas nos acalma, nos permite tranquilidade de pensamento, pois esquecemos um pouco de nós e nos dedicamos a outro ser vivo. Sem falar na renovação energética pelo trabalho. O trato com as flores então tem um toque especial, pois, além de trabalharmos com a terra, descarregamos nossas energias. E as flores trazem belezas ao nosso convívio. Trazem mais alegria de viver, mais qualidade de vida, onde hoje em dia o cinza do concreto, dos vidros e das fumaças constantes são quebrados por suas belezas contagiantes. Que possamos embelezar nossas vidas, que possamos dedicar nossas vidas não só a nós mesmos, que possamos acalmar nossos pensamentos, refletir sobre nossas escolhas e caminhos, alegrar e expandir o belo, vivermos felizes e melhor nesse mundo belo que nos abriga.