segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Cases Ecológicos e Biodegradáveis para iPhone




Eles são bonitos, contemporâneos, têm um design perfeito e, o mais legal disso tudo, são produzidos 100% no Brasil.

Foram lançados os novos BOOCASE da Casco! São produtos ecológicos  feitos de bambu que são plantados, colhidos e manufaturados no Brasil.

Pra ser feito o design, os funcionários colam três laminas de bambu sobrepostas em orientação invertida que são unidas com cola biodegradável. Aí ele fica bem resistente e ao mesmo tempo flexível e leve. Por isso ele não fica pesado! São apenas 12 gramas!


Além da Casco produzir cases para iPhone, eles também fabricam docks [caixas de som] feitos de madeira brasileira.

Casco é um estúdio de design que surgiu de um pensamento bem definido: criar o novo sem destruir o que já existe. Não é design meramente ecológico: é criação inteligente.
Para cada projeto, são realizados estudos de impacto e de resíduos dos processos de produção. Esses resultados são somados aos clássicos pensamentos de forma, cor e usabilidade. A Casco pensa no futuro: o futuro do design e o futuro do planeta.
Apesar de serem cases biologicamente corretos, o preço pelo aparato não é tão bonito assim, para obter uma delas, o desmatamento em seu bolso sai por R$149,00 . 

Referências : 
Site da Casco : http://www.cascocasco.com/index.html
adaptado do blog Papel Pop : http://papelpop.com/euquero/2011/12/os-novos-boocase-para-iphone-da-casco-estao-sensacionais/

postado por Bernardo

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Células-tronco

Células tronco: O que são e  para que sevem.
Elas são de diversos tipos e um verdadeiro tesouro, pois podem originar outros tipos de células e promover a cura de diversas doenças como o câncer, o Mal de Alzheimer e cardiopatias. Hoje em dia esse tema é foco de discussões entre cientistas, leigos e políticos.
O fato é que a legislação brasileira sobre pesquisas com células-tronco de embriões humanos, já aprovada no Congresso Nacional, permite o uso dessas células para qualquer fim. Mas a lei de Biossegurança aguarda aprovação na Câmara dos Deputados. E muita polêmica ainda pode surgir, já que a Igreja e outros grupos são contra a utilização de células-tronco embrionárias.


O que são células-tronco?
De forma bem simplificada, células-tronco são células primitivas, produzidas durante o desenvolvimento do organismo e que dão origem a outros tipos de células. Existem vários tipos de células-tronco: 
1. Totipotentes - podem produzir todas as células embrionárias e extra embrionárias; 
2. Pluripotentes - podem produzir todos os tipos celulares do embrião; 
3. Multipotentes - podem produzir células de várias linhagens; 
4. Oligopotentes - podem produzir células dentro de uma única linhagem e                           
5. Unipotentes - produzem somente um único tipo celular maduro. As células embrionárias são consideradas pluripotentes porque uma célula pode contribuir para formação de todas as células e tecidos no organismo.


Para que servem as células-tronco?
Uma das principais aplicações é produzir células e tecidos para terapias medicinais. Atualmente, órgãos e tecidos doados são freqüentemente usados para repor aqueles que estão doentes ou destruídos. Infelizmente, o número de pessoas que necessitam de um transplante excede o número de órgãos disponíveis para transplante. As células pluripotentes oferecem a possibilidade de uma fonte de reposição de células e tecidos para tratar um grande número de doenças incluindo o Mal de Parkinson, Alzheimer, traumatismo da medula espinhal, infarto, queimaduras, doenças do coração, diabetes, osteoartrite e artrite reumatóide.
Onde as células-tronco podem ser encontradas?
Em embriões recém-fecundados (blastocistos), criados por fertilização in vitro - aqueles que não serão utilizados no tratamento da infertilidade (chamados embriões disponíveis) ou criados especificamente para pesquisa; embriões recém-fecundados criados por inserção do núcleo celular de uma célula adulta em um óvulo que teve seu núcleo removido - reposição de núcleo celular (denominado clonagem); células germinativas ou órgãos de fetos abortados; células sanguíneas de cordão umbilical no momento do nascimento; alguns tecidos adultos (tais como a medula óssea) e células maduras de tecido adulto reprogramadas para ter comportamento de células-tronco.
Qual é a diferença entre célula-tronco embrionária e célula-tronco adulta?
Célula-tronco embrionária (pluripotente) são células primitivas (indiferenciadas) de embrião que têm potencial para se tornarem uma variedade de tipos celulares especializados de qualquer órgão ou tecido do organismo. Já a célula-tronco adulta (multipotente) é uma célula indiferenciada encontrada em um tecido diferenciado, que pode renovar-se e (com certa limitação) diferenciar-se para produzir o tipo de célula especializada do tecido do qual se origina.
Por que é bom armazenar o sangue do cordão umbilical da criança?
Porque no cordão umbilical se encontra um grande número de células-tronco hematopoiéticas, fundamentais no transplante de medula óssea. Se houver necessidade do transplante, essas células de cordão ficam imediatamente disponíveis e não há necessidade de localizar o doador compatível e submetê-lo à retirada da medula óssea.
As células-tronco podem ajudar na terapia de quais doenças? Como os tratamentos são feitos?
Algumas doenças que seriam beneficiadas com a utilização das células tronco embrionárias são: 
Câncer - para reconstrução dos tecidos; Doenças do coração - para reposição do tecido isquêmico com células cardíacas saudáveis e para o crescimento de novos vasos; Osteoporose - por repopular o osso com células novas e fortesDoença de Parkinson - para reposição das células cerebrais produtoras de dopamina; Diabetes - para infundir o pâncreas com novas células produtoras de insulinaCegueira - para repor as células da retina; Danos na medula espinhal - para reposição das células neurais da medula espinal; Doenças renais - para repor as células, tecidos ou mesmo o rim inteiro; Doenças hepáticas - para repor as células hepáticas ou o fígado todo; Esclerose lateral amiotrófica - para a geração de um novo tecido neural ao longo da medula espinal e do corpo; Doença de Alzheimer - células-tronco poderiam tornar-se parte da cura pela reposição e cura das células cerebrais; Distrofia muscular - para reposição de tecido muscular e possivelmente, carreando genes que promovam a cura; Osteoartrite - para ajudar o organismo a desenvolver nova cartilagem; Doença auto-imune - para repopular as células do sangue e do sistema imune; Doença pulmonar - para o crescimento de um novo tecido pulmonar.

No Brasil, onde já se faz tratamentos com células-tronco?
Aqui, os tratamentos com células-tronco são feitos apenas em grandes centros de pesquisa, como os grandes hospitais e somente para pacientes que assinam um termo de consentimento e concordam em participar desses estudos clínicos. Recentemente, o Ministério da Saúde aprovou um orçamento de R$ 13 milhões em três anos para a pesquisa das células-tronco da qual participam alguns grandes hospitais brasileiros como o Instituto do Coração - SP, Instituto Nacional de Cardiologia de Laranjeiras - RJ, entre outros. Serão estudadas as cardiopatias chagásicas (decorrente da doença da Chagas), o infarto agudo do miocárdio, a cardiomiopatia dilatada e a doença isquêmica crônica do coração. Como a terapia utiliza células-tronco autólogas, o estudo não sofre influência da Lei de Biossegurança, recém-aprovada no Senado. Além dessa grande pesquisa, o Brasil está investindo em terapia com células-tronco voltada a outras doenças, como é o caso da distrofia muscular, esclerose múltipla, câncer, traumatismo de medula espinhal, diabetes etc.

Em quais países já é permitido usar células-tronco?
Inglaterra, Austrália, Canadá, China, Japão, Holanda, África do Sul, Alemanha e outros países da Europa

domingo, 15 de janeiro de 2012

Formigas estão virando zumbis após invasão de fungos

Além de se alimentar do corpo das formigas, o fungo passa a controlar cada passo delas.
(Fonte da imagem: Universidade da Pensilvânia)
Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia descobriram que um fungo chamado Ophiocordyceps unilateralis está zumbificando formigas. O parasita infiltra-se no cérebro de formigas carpinteiras tropicais para se alimentar e passa a manipular seus corpos de forma a garantir a perpetuação de sua espécie. A pesquisa é liderada pelo Dr. David Hughes, da Universidade da Pensilvânia, e está relatada em um comunicado de imprensa.

O fungo ataca em duas frentes: em primeiro lugar, usando a formiga como fonte de alimentação; Em segundo, prejudicando seus músculos e o sistema nervoso central para "assumir o comando". O resultado é que a formiga ganha um “andar” zumbi, em que é obrigada a caminhar em direção a uma região úmida e fria – o ambiente perfeito para o crescimento e reprodução do fungo - bem diferente das partes altas da floresta onde costumam ficar.

Isso acontece porque o fungo usa a formiga apenas como uma extensão do seu corpo. Fica fácil identificar as formigas que estão com o fungo na "direção" dos seus corpos, pois elas mantém um comportamento completamente diferente das que não foram infectadas. 

O caminho da morte

As formigas são contaminadas por esporos do fungo quando descem para a parte de baixo da floresta. Os esporos germinam e penetram no corpo da formiga e infectam o animal por inteiro, afetando seu sistema nervoso central. Depois de alguns dias, a formiga estará morta, e uma espécie de haste (parte do corpo do fungo) surgirá na sua cabeça, pronta para liberar mais esporos...

A forma com que esse fungo comanda uma formiga lembra um zumbi, que têm origem no sistema de crenças espirituais do Vodu afro-caribenho, em que trabalhadores teriam sido controlados por um poderoso feiticeiro. A história parece roteiro de filme, mas acontece de forma cíclica nas florestas tropicais. Se você nunca havia considerado a possibilidade de correr para as colinas, essa é a hora.

Fonte:http://www.tecmundo.com.br/ciencia/17909-formigas-estao-virando-zumbis-apos-invasao-de-fungos.htm#ixzz1jZdbtyIi

postado por Bernardo

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Lugares que podem desaparecer da Terra

Nosso mundo está mudando rapidamente. Muitos lugares podem desaparecer da face da Terra. Veremos alguns e as razões. Começando pela Grande Barreira de Corais, na costa nordeste da Austrália. Uma região exuberante, que consiste no maior sistema de recifes de corais do mundo. A mudança climática é a maior ameaça aos corais. Nos últimos anos, a temperatura crescente das águas provocou o branqueamento dos corais e obrigou certas espécies marinhas a deixarem o local. O turismo em massa e à poluição, declinaram a qualidade da água, prejudicando muitas partes do recife.
 Mais de 10.000 espécies de plantas e 200 mamíferos, incluindo o endêmico orangotango de Sumatra, vivem na extraordinária floresta tropical de Sumatra. Mas em apenas 50 anos, a ilha de floresta tropical foi reduzida a alguns restos isolados. Dentre os muitos problemas enfrentados por esta importante zona da biodiversidade, estão a caça ilegal e exploração madeireira, a exploração agrícola e os planos para construção de estradas no local.
 Himalaia abriga os picos mais altos do mundo – Everest e K2. Esta, que é a cordilheira de montanhas mais magnífica do planeta, mata a sede de cerca de 1,3 bilhão de pessoas. As geleiras do Himalaia estão derretendo. Se o fluxo da água doce for alterado, acarretará um impacto severo na região, para a biodiversidade e para as pessoas que dependem da água doce fornecida por seus três grandes sistemas fluviais. O Platô Tibetano, que tem altitude média de 4 mil metros e é mais sensível às mudanças de temperatura, poderá enfrentar, a longo prazo, enchentes e secas temporárias, caso o aquecimento persista.
 A chamada “cidade das pontes” (Veneza) no nordeste da Itália se estende por 118 ilhas em uma lagoa rasa, as quais são interligadas por 400 pontes. No centro antigo, as gôndolas que circulam pelos 177 canais servem como principal meio de transporte. Os pavimentos térreos de vários edifícios já nem são mais ocupados. Durante o século passado, os níveis do mar subiram 23 cm, enquanto a cidade afundou cerca de 7 cm. Se a água subir mais rápido no futuro devido ao aquecimento global, é questionável se esse sistema poderá evitar que a cidade seja inundada.
 Algo está perturbando o sono dos 400 mil habitantes do arquipélago das Maldivas situado a apenas 1 metro acima do nível do Oceano Índico – a possibilidade de serem submergidos pelas águas. O aquecimento global, o derretimento do gelo marinho e as tempestades violentas podem causar um impacto devastador sobre essa nação. Os otimistas dizem que as Maldivas podem desaparecer daqui a 100 anos. O presidente Mohamed Nasheed anunciou planos para um fundo visando comprar um novo território para o povo das Maldivas, caso o arquipélago seja inundado.
 As terras alagadas subtropicais no sul da Flórida se estendem por mais de 6.110 km2. Mais de 50% do território original dos Everglades foram transformados em áreas agrícolas ou urbanas, o que coloca o equilíbrio hídrico e o ecossistema sob grande pressão. As populações de aves aquáticas perderam 90% do seu número original. O desvio da água para as áreas urbanas em crescimento no sul da Flórida e os níveis do mar em ascensão, causados pelo aquecimento global, são outros perigos que ameaçam os Everglades.
 O icônico cume branco da quarta montanha mais alta do mundo – o Monte Kilimanjaro, na Tanzânia, poderá desaparecer até meados deste século. Nos últimos 100 anos, as geleiras no alto da montanha têm derretido continuamente, perdendo 84% do seu gelo. A indústria turística poderá ser seriamente afetado caso haja perda da capa de gelo, o que alteraria as condições para escaladores e excursionistas.
 Uma grande metrópole ameaçada pelos impactos da mudança climática é Jacarta. Chuvas torrenciais, tubulações de esgoto e vias aquáticas entupidas e a localização de certas áreas urbanas abaixo do nível do mar provocam grandes enchentes todos os anos. E tem mais, deslizamentos de terra, secas e tempestades tropicais – irão aumentar em frequência e intensidade à medida que o planeta se aquecer. 
 Zona Arqueológica de Chan Chan, encerra os despojos da capital do antigo reino Chimu e sua arquitetura de terra, umas das cidades pré-hispânicas mais importantes das Américas. Figura na lista de Patrimônio da Humanidade em situação de risco. A razão principal está nas mudanças nos ciclos das chuvas e secas, na umidade, no nível dos lençóis de água subterrâneos e a resultante química do solo irão, inevitavelmente, afetar a conservação dos restos arqueológicos. O aumento de temperatura e o avanço do nível do mar também farão sentir o seu efeito.
Jerusalém atrai, todos os anos, milhares de visitantes. Entre os seus 220 monumentos históricos estão o Domo da Rocha, o Muro das Lamentações e a Igreja do Santo Sepulcro. As maiores ameaças enfrentadas por Jerusalém são a destruição de artefatos religiosos devido à violência política, o desenvolvimento urbano descontrolado e a deterioração geral dos monumentos da cidade por causa do turismo em massa e da falta de manutenção. A Cidade Santa de Jerusalém também consta na lista de Patrimônios da Humanidade em situação de risco.

Postado por Nayara

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Cuidados para ficar na Cor do Verão!

 Os filtros solares são substâncias destinadas a proteger a pele do sol (das radiações ultravioletas A e B). A curto prazo, eles protegem a pele de queimaduras e alergias solares e, a longo prazo, de envelhecimento e câncer de pele.

Tão importante quanto o uso de filtros solares é o horário de exposição, devendo ser evitado entre 10:00 e 15:00 horas (período de maior incidência de radiação ultravioleta).
Apesar da sensação de frescor, até 50% da radiação solar pode atingir partes do corpo submersas na água. Dias nublados (mormaço) também emitem radiações com riscos de queimadura solar. Superfícies de vidro (óculos, vidros) bloqueiam toda radiação UVB e parte da UVA apenas.

Os idosos utilizando filtros solares (mesmo acima FPS 15) estão recebendo radiação solar adequada no que diz respeito ao risco de osteoporose.
Chapéu e roupas são protetores importantes da radiação solar (com FPS entre 8 e 12), mas camisetas molhadas e tecidos "porosos" permitem a passagem dos raios ultravioletas. Os guarda-sóis, por isso, devem ser de tecido de algodão o mais compacto e forrado possível e não os confeccionados com nylon fino. A proteção oferecida pelos tecidos depende da fibra, densidade e cor. Os tecidos sintéticos (poliéster) oferecem maior proteção que os de fibras naturais (como o algodão).


A presença de tintas aumenta consideravelmente a proteção.
·        O uso adequado de filtros solares implica em:
 
·        aplicação abundante e uniforme e antecedendo à exposição em média 30 minutos
·        reaplicação freqüente (a cada 2 horas e mais freqüente após exercícios físicos, mergulhos e transpiração excessiva)
·        não esquecer dos protetores labiais e óculos escuros
·        escolher a substância adequada, tais como não usar produtos oleosos em pacientes com acne e seborréia e não usar produtos em forma de gel em peles secas
Aproveite, cuide-se! J


postado por Mayara