sexta-feira, 21 de setembro de 2012

ÁRVORE QUE CHORA?


Um fenômeno muito especial acontece no município de Russas, mas precisamente na comunidade de Boa Vista a 10 quilômetros da sede. Os moradores começaram a perceber que flocos brancos começaram a sair dos galhos de uma velha marizeira. O curioso é que desde o dia 10 deste mês até hoje, 15/02/09, a árvore continua pingando e atraindo um grande número de curiosos.
Para alguns é um milagre, dizendo até que a água, que pinga a todo instante embaixo da árvore é abençoada.
Trata-se de uma espuma que brota dos galhos e transforma-se em água límpida que de tão intensa molhou a terra entorno de seu caule. Em baixo de sua copa cai constantemente pingos de água como uma neblina fraca.
Alguns especialistas disseram que a espuma seria produzida por uma espécie de insetos, com a serventia de proteção contra predadores
O que chamou mais a atenção dos moradores e visitantes é que, embora tenham outras marizeiras, esta é a única que apresentou tal fenômeno que ainda não tem explicação científica.
Na versão popular, conta-se que há alguns anos uma menina dizia ver uma mulher debaixo da árvore, alguns diziam que era Nossa Senhora, depois disso esse pé de marizeira ficou abençoado. No entanto, para um velho agricultor da comunidade, com sua experiência de mais de oitenta anos, este fenômeno já tinha acontecido em 1985, no ano da grande cheia. Segundo o experiente senhor é um sinal claro de que este ano vamos ter muita água, com perigo sério de uma forte cheia.


Extraído de: Planetavale.com
postado por Fabiane

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Cinco razões científicas para um apocalipse moderno



Você fã dos filmes e games de zumbi , já deve ter se perguntado alguma vez: “Será possivel isso acontecer um dia?” . A infeliz resposta para a bizarra pergunta é SIM! Selecionamos cinco hipóteses que tem seu fundamento na Ciência para demonstrarmos que um Apocalipse Zumbi não é um evento tão difícil de ocorrer e que um dia, você pode acordar e se deparar com um mundo infestado por zumbis.É possível se aprender muito sobre ciência observando os jogos e filmes de zumbi! Confira:

O que são?
Parasitas que transformam vítimas em escravos irracionais e com cara de zumbi são muito comuns na natureza. Existe um tal de Toxoplasma gondii que parece que dedica sua vida inteira para aterrorizar outras criaturas.
Esta doença infecta ratos, mas só podem se procriar dentro dos intestinos dos gatos. O parasita sabe que ele precisa que o rato esteja dentro do gato, e para isto este maldito parasita domina o cérebro do infeliz do rato e intencionalmente faz com que ele corra, ao melhor estilo suicida, para onde os gatos ficam. Em nerdês: O rato é programado para que seja devorado e ele nem ao menos sabe disso.
Mas é claro, são só ratos né? Que se dane!
Como isto pode resultar em zumbis:
Putz, esqueci de mencionar que mais da 1/4 da população da terra é infectada com o Toxoplasma, e não sabem disto?
Já ia me esquecendo também do fato que fizeram estudos onde mostra que pode-se notar uma mudança na personalidade das pessoas infectadas, e eles tem uma tendência maior a ficarem doidões e atingir níveis de insanidade extrema.
Chances de que isso cause um holocausto de zumbi:
Humanos e ratos não são lá tão diferentes. É por isso que eles usam ratos para testar novos medicamentos. Tudo que se precisa é uma versão mais bem desenvolvida do toxoplasma, uma que possa nos fazer o que ela faz com os ratos. Essa alteração no toxoplasma poderia ser feita, mas não afetaria o 1/4 que já está feito contaminada com o toxoplasma. Entretanto, isso também pode ser solucionado. Supondo que encontre uma substância química que altere o toxoplasma, como chegaria ao parasita? Existe duas alternativas: componente ser inserido na água ou através de um alimento transgênico que produza essa substância.
Imagine se 1/4 do mundo não tivesse nenhum instinto de auto preservação ou pensamento racional. Muito menos do que já não tem hoje digo.
Você – grande nerd – deve estar confabulando que tecnicamente estas pessoas nunca estiveram mortas e assim elas não encaixam na definição de “zumbi”, mas nós podemos lhe garantir que a distinção não vai importar lá muita coisa uma vez que uma gangue desses aparecer rosnando na janelinha da sua casa e trucidando tudo que encontram.
Nível de ameaça Zumbi – Moderado (Quem é que vai gastar milhões em pesquisas para alterar o toxoplasma e manipular água e alimento da população para pôr o plano em prática?)

Micrografia dos infames Toxoplasma gondii

O que são?
Existem certos tipos de veneno que diminuem suas funções corpóreas à tal ponto que você pode ser considerado morto, até mesmo por um médico (um médico que não estudou o suficiente e não sabe disso…). O veneno do Fugu (Um peixe japonês) pode fazer isto.
As vítmas desses veneno podem ser trazidas de volta sob o efeito de uma droga como a Datura stramonium (desenvolvida de uma planta que possui uma substância alcaloide capaz de desempenhar esse efeito) que faz com que elas fiquem em um estado de transe sem memória, mas podendo desenvolver tarefas simples como comer, dormir e vagar por aí com os braços esticados e soltando aqueles múrmuros pavorosos.
Como isto pode resultar em zumbis?
“Pode?”esse não é bem a palavra…eles já resultou em Zumbis.
Sabe a origem da palavra Zumbi? Se você pensou Haiti, acertou. Diversas tribos do Haiti usavam essa técnica de zumbificação. Existem livros sobre o tema e tudo, os mais famosos são do autor Dr. Wade Davis e se chamam “Passage of Darkness” (Passagem das trevas) e “the serpent and the butterfly”. E este ultimo gerou um filme de 1988 homônimo.
Bom, por sorte, essa técnica não foi adaptada para algo pior. O “zumbi” fica apenas vagando por aí, até a toxina perder o efeito…. ou pelo menos era para ser assim. Em 1962 aconteceu uma história no mínimo bizarra. Clairvius Narcisse era um Haitiano que foi declarado morto por dois doutores e foi enterrado em 1962. 18 anos depois Narcisse foi encontrado de novo vagando pela vila . Houveram boatos que sacerdotes de vudú estariam usando elementos químicos naturais para basicamente zumbificar pessoas e colocá-las para trabalhar nas plantações de açúcar. As sepulturas das pessoas eram saqueadas, os corpos roubados e o ritual era realizado utilizando substâncias químicas.
Então, da próxima vez que você estiver colocando açúcar no seu cafezinho, lembre-se que ele pode ter sido manipulado por algum zumbi.
Chances de se ocorrer um apocalipse zumbi:
De uma certa forma esta doideira já aconteceu! Assim, esta teoria ganha algum crédito na praça. Mas mesmo se um gênio do mal tentar distribuir as toxinas alcalóides para uma população para transformá-la em uma horda de zumbis vagadores e retardados, não haverá nenhuma possibilidade em os transformar em zumbis agressivos ou canibais. Vão ser lerdos, burros como os zumbis, porém sem o apetite voraz por cérebros. Isso é claro, se a malignidade em pessoa não inserir na fórmula uma substância capaz de ativar a parte do cérebro responsável de avisar o organismo que ele precisa de comida, o que nós conhecemos como fome. Nesse caso a história é outra. Mas nada que um bastão de beisebol não resolva nesses zumbis lerdos e idiotas.
Nível de ameaça Zumbi – TENSO! (Algum mestre em Voodoo por aí sabe quais são as substâncias e como fazer….esperamos que ele tenha o bom senso de manter em segredo!)
Datura stramonium

O que é?
No filme, era um vírus que transformava seres humanos em insanas máquinas assassinas. Na vida real, nós temos uma série de distúrbios cerebrais que fazem a mesma coisa. Os distúrbios nunca foram contagiosos é claro. Até que nos aparece o Vírus da Vaca Louca. O vírus ataca a medula espinhal e o cérebro da vaca, a transformando em uma super vaca tropeçante da morte.
Agora, adivinhem o que acontece com os humanos comem carne de vaca (louca)?
Como isto pode se resultar em zumbis:
Quando a vaca louca infecta humanos, ela passa a se chamar Doença de Creutzfeldt-Jakob. Vamos aos sintomas:
Mudanças no andar
Alucinações
Perda de coordenação (tropeços e quedas por exemplo)
Espasmos musculares
Convulsões
Rápido desenvolvimento de delírios e demência.
Sim, a doença é rara (não tanto quanto gostaríamos) e até o presente momento não há nenhum relato de pessoas infectadas que saíram por aí caçando e matando à procura de cérebros. Ainda. Embora existam relatos de pessoas que atacaram outras por causa das alucinações.
Mas, isto prova que é só uma questão de tempo para que infecções cerebrais como o vírus da Raiva evoluam para a doença certa para termos lindos zumbis em nossa janela do quarto. As evoluções do vírus ocorrem de forma rápida. Em uma epidemia, sem o controle necessário, as mutações pode torna o vírus inicial em algo muito mais agressivo, que proporcionem características totalmente diferentes daquelas na sua origem. No continente Africano, onde os hábitos alimentares são totalmente questionáveis (tudo que é animal entre para o cardápio e geralmente são preparados de modo nada convencionais com uma completa falta de higiene), hora ou outra aparece epidemia que dizimam vilarejos inteiros, coisa que raramente são reportadas aqui, já que nem a própria CBS tem permissão para acessar esses locais. A probabilidade é pequena, mas pode acontecer.
Chances de se transformar em um apocalípse zumbi:
Se a idéia de violência repentina e sem motivo pareça impossível, lembre-se que existe uma substância química (serotonina) de se tornar em uma máquina mortífera irracional (eles já testaram isto colocando ratos, com baixos níveis de serotonina, em octógonos do tipo UFC e ficaram vendo-os matar uns aos outros). Tudo que precisamos é uma doença que destrua a função do cérebro que equilibra este elemento e então nós teremos nosso próprio 28 dias depois.
Então imagine uma doença tão desenvolvida como esta, qual poderíamos chamar de Super Vaca Louca (ou Vaca Loucona)- sendo vendida na promoção de carnes de terça-feira no Walmart. Vale lembrar que a doença é transmitida no contato sangue no sangue ou saliva no sangue. Sendo assim, teríamos um vírus da raiva que poderia ser transmitido com uma mordida.
Nível de ameaça Zumbi – Alto! (É possível fazer? É. Custa muita grana e anos de pesquisa? Custa. Mas se fizerem todo mundo morre? Sim! Esse é sem dúvida o pior estilo de Apocalipse Zumbi que pode acontecer. Imaginem todo mundo que você conhece largando todos os conceitos estabelecidos pela sociedade e pensamentos racionais, tendo como único objetivo atacar com o máximo da raiva que conseguir. Lembrando que esses tipos de zumbis correm, arrancam pedaço, tem um nível considerado de inteligência e um único objetivo: matar….não é pelo alimento e sim pela vontade incontrolável de ver qualquer coisa que se mexe morta.)
Exames e esterilização da vaca louca

O que é?
Todos já devem estar por dentro de todo esse papo controverso no uso de células tronco, certo? Então, o grande lance das células tronco é que elas podem ser usadas para regenerar células mortas. E certamente você- zumbilogista de respeito- deve estar pensando a mesma coisa que eu neste momento: “-Neurogênese é cláro”. Neurogênese é a técnica usada para recriar tecido cerebral morto. Bem, agora você já pode imaginar onde vamos parar, não é?
Como isto pode resultar em zumbis:
A ciência pode muito bem te salvar de qualquer coisa neste mundo que não seja morte cerebral. Eles podem fazer trocas de órgãos, mas quando o cérebro vira geléia, você já era, certo?
Bem, não por muito tempo. Os cientistas já conseguiram recriar células de um paciente que sofreu um grave trauma no cérebro e se encontrava em estado de coma. Assim, recriam fora da forma que bem entenderem e inserem novamente no paciente para que ele acorde do coma.
Junte isto à habilidade de manter um corpo em estado de animação suspensa para que ele possa ser trazido de volta à vida mais tarde, e assim em breve seremos capazes de trazer os mortos de volta à vida. O problema é que o processo precisa ser feito numa velocidade incrível e essa tecnologia para efetuar a técnica nessa velocidade ainda não foi inventada.
Parece muito legal, certo? Bem, existe este laboratórios dedicados à pesquisas sobre reanimação,(Umbrella?!) que explicam como o processo de reanimar uma pessoa pode gerar um problema. Quando aplicaram essa técnica observaram que o cérebro morreu de fora para dentro. Ao dizer “fora”, eles querem dizer o córtex cerebral, a parte legal do cérebro que faz de você ser “você”. Sem o córtex, só nos restam os controles motores básicos e alguns instintos primitivos.
Você não precisa do seu córtex para viver. Tudo que precisa é de seu tronco cerebral, e assim ser debilmente capaz de andar, comer e assistir qualquer porcaria da TV. É desta forma que galinhas conseguem continuar andando por aí depois de terem sido decapitadas.(Tem até um caso em que um frango viveu por 18 meses sem cabeça).
Então, você pega um paciente com morte cerebral recente, usa estas técnicas para recriar seu tronco cerebral. Sem pensamentos nem personalidade, nada além de uma nuvem de impulsos e instintos básicos. Instinto básicos… você deve estar imaginando o que isso significa, não é?
Assim, senhoras e senhores, é o que gostamos de chamar de um real, zumbi dos infernos. O estilo de Zumbi da “Madrugada dos Mortos.”
Chances de isto causar um apocalipse zumbi:
Dentro de toda lei no mundo, todos os direitos e responsabilidades terminam na morte. Tudo que se precisa é alguém com recursos e uma necessidade de mão de obra totalmente obediente e que não reclame dos salários. Escravizar mortos? Direitos humanos? Para mortos? WTF? Exploda sua mente aí pensando nas próximas leis. Em breve, poderemos optar por termos nossos próprios zumbís trabalhando para nós por um tempo. Zombie Delivery Corporation…algo do tipo!
Quanto tempo até alguém tente fazer isto? Ditadores milionários são o que não faltam por aí. Talvez não tenham descoberto essa ideia….ou talvez já.
Nível de ameaça Zumbi – CORRA PARA AS COLINAS ( A técnica já existe, precisa apenas de adaptação e um maluco determinado. )

Já é notícia!

O que são?
Nanobots são uma tecnologia que a Ciência aparentemente criou para que você fique horrorizado de pensar no futuro. Estou falando de robôs microscópicos que se replicam automaticamente e que podem criar/destruir qualquer coisa. Eles tem infinitas utilidades, todas com propósitos bizarros, como a substituição das nossas células por esses robôs nanoscópicos, inserção de nanobots em outros animais para elevação do seu raciocínio, download de informação diretamente para o nosso cérebro.
Toneladas quantias de dinheiro estão sendo investidos em nanotecnologia. É incrível, de uma certa forma, os cientistas sabem que isso podem resultar na destruição de toda a humanidade, mas são curiosos demais para parar.
Como isto pode resultar em zumbis:
Cientistas já criaram um nano-ciborgue, fundindo um pequeno chip de silicone em um vírus. A primeira coisa que eles descobriram é que estes ciborgues podem continuar a operar o hospedeiro por mais de um mês após sua morte. Note como os cientistas estavam focando a zumbificação, até nos estágios iniciais da pesquisa. Eles sabem onde o horror se encontra.
De acordo com estudos, em mais ou menos duas décadas, já teremos nanobots que poderão andar pelo seu cérebro e estabelecer conexões neurais afim de consertar as que estiverem danificadas. É isso aí mesmo; Os nanorobôs serão capazes de religar seus pensamentos. Eles poderão substituir suas células cerebrais também desempenhando função semelhante e disponibilizando a opção de downloads de um computador diretamente para o seu cérebro. Ora, o que poderia dar errado?
É só fazer o cálculo, galere.
Algum dia você terá nanobots em seu cérebro – Querendo ou não.
1- Você não poderá concorrer num mercado onde todas as pessoas, ou são geneticamente superiores (nova eugenia) ou robotizadas com nanobots. Todas as pessoas geneticamente superiores serão gênios e as com nanobots poderão baixar qualquer informação do computador para seu cérebro. Imagine você, ser humano tradicional, disputando uma vaga de emprego com qualquer um desses dois tipos? Fora que o nanobots cerebrais serão também transmissores. Provavelmente o dinheiro se modifique e seja um informação transmitida do seu cérebro, o que força você a usar.
2- Não existe tecnologia humana a prova de defeitos. Se um dia ocorrer um defeito no nanobots ele poderá transmitir o erro para os nanobots em outros cérebros, assim como acontece nos computadores.
3- Mesmo com a sua morte, os nanobots poderão controlar o seu corpo.
4- Os nanobots poderão ser programados por um terminal externo. Isso significa que, se um dia, um governo maluco quiser fazer de você um zumbi de suas vontades, ele poderá. Basta você ter os nanobots implantados. Nível de ameaça zumbi -> FUUUUUUUUUU (se você estiver vivo até 2030 provavelmente irá presenciar o inicio dessa maluquice moderna)
Imaginou um destes dentro de seu corpo?
postado por Bernardo




sábado, 15 de setembro de 2012

Recifes de Coral


Os recifes de coral formam um dos mais belos ecossistemas, sendo comparados às florestas tropicais por abrigarem tantos tipos de vida, seja animal seja vegetal.
O que está acontecendo é que essa beleza marinha encontra-se ameaçada e estima-se que até 2050 quase todos os recifes de corais desapareçam do planeta.
Com o aumento da temperatura dos mares, as zooxantelas (microalgas que se encontram no interior dos tecidos dos corais, fornecendo nutrientes derivados da fotossíntese e promovendo a calcificação do coral) aumentam a sua taxa de fotossintese produzindo oxigênio em ecesso, fazendo com que os corais ás expulse de seus tecidos. Desta maneira, ocorre um fenômeno chamado de " branqueamento de corais", pois os corais começam a perder suas cores e tornam-se esbranquiçados. isso ocorre também devido ao aumento da acidez dos oceanos, que é consequência da grande quantidade de CO2 absorvido pelos mares.
Além disso ainda existe outro fator que contribui com a extinção dessas "florestas marinhas": A pesca
Devemos nos lembrar que o desaparecimento dos recifes de corais resultará num enorme desequilíbrio na cadeia alimentar marinha, já que abrigam uma enorme diversidade de peixes  que se alimentam e se reproduzem neste ambiente.
Referências:

postado por Ana

domingo, 9 de setembro de 2012

Perfume de bactéria


 Saiba como os microrganismos podem produzir cheiros deliciosos
NOTÍCIAS - 04-09-2012 
O aroma e o sabor de baunilha presente em diversos doces, é fabricado a partir das sementes de uma planta cuja flor é muito especial. Mas como seria possível perfumar as guloseimas se essa planta não estivesse disponível? Simples: o cheirinho de baunilha seria produzido por microrganismos!

Pode parecer estranho, mas existem várias espécies de bactérias, fungos e leveduras capazes de fabricar aromas deliciosos. “Existe uma grande variedade de microrganismos que produzem cheiros de baunilha, coco, flores ou pêssego”, conta Adriane Medeiros, engenheira química da Universidade Federal do Paraná.




A bactéria Escherichia coli é um dos microrganismos capazes de fabricar o aroma de baunilha (Foto: Wikimedia Commons)
Adriane explica que os microrganismos podem fabricar os aromas de duas maneiras. Na primeira, chamada biossíntese, o próprio microrganismo fabrica o composto químico responsável pelo aroma. Já no processo conhecido como biotransformação, o cheirinho é produzido a partir da modificação de substâncias já existentes.
Antes que você pense que seu sorvete de baunilha está cheio de bactérias, saiba que ele não contém a célula bacteriana em si, mas somente o composto químico cheiroso produzido por esse microrganismo. Além dos aromas usados em alimentos, os microrganismos fabricam cheiros que podem ser aplicados em perfumes e cosméticos.


Você sabia que o cheiro fedido – mas muito apreciado – do queijo gorgonzola é produzido por um fungo? (Foto: Michelle@TNS / Flickr / CC BY-NC-AS 2.0)
Tradicionalmente, os aromas são produzidos a partir da extração de óleos de plantas, que nem sempre estão disponíveis. “Fabricar aromas com a ajuda de microrganismos é muito vantajoso porque a matéria-prima está sempre disponível e podemos usar até resíduos de alimentos e restos industriais como cascas, bagaço de mandioca e farelo de soja”, revela Adriane.


Disponível em :
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/perfume-de-bacteria/   acessado 05 de setembro de 2012.

postado por Gislaine

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Primeiro Seminário PIBID do PARANÁ

Bolsistas do PIBID participantes da coordenação do evento [professores e alunos]
Dias 24 e 25 de Agosto aconteceu na UEPG o I Seminário Estadual do PIBID. O encontro foi um sucesso e resultado dos esforços de várias instituições públicas de Ensino Superior do Paraná. Foi uma oportunidade de compartilhamento de experiências, novos contatos e fortalecimento do PIBID. Os acadêmicos do PIBID de Ciências Biológicas II marcaram presença auxiliando à coordenação do evento, apresentando trabalhos e participando das discussões. A professora Supervisora Adriana Ribeiro Ferreira também esteve presente prestigiando o evento e os trabalhos dos acadêmicos.
Confira agora o depoimento dos Pibidianos do sub projeto Ciências Biológicas de Ponta Grossa:

"Poder participar desse evento me proporcionou uma outra visão sobre o PIBID ou até mesmo ampliou-a, após saber o que acontecem com outros grupos. Consegui essa nova experiência, esse novo jeito de ver o PIBID. Consegui isso através de relatos de representantes de outras áreas diferente das 'Ciências', que apresentaram seus trabalhos e me fizeram ver que há uma grande quantidade de dificuldades que eu nem imaginava que existiam nas realidades de cada escola e cidade que realizam os seus trabalhos. Ouvir esses relatos me fizeram perceber também que é ótimo essa troca de experiências, essa mistura de relatos de áreas específicas, mas que possuem o mesmo foco, a melhora na educação, o que nos dá mais conhecimento de novas metodologias que podem ser trabalhadas em grupo, novas ideias de materiais de projetos que também podem ser realizados nas escolas e como eu disse antes, abrir a nossa mente para outros 'mundos' que não conhecíamos antes.
Não deixando de lado também, pude apresentar meu banner e com ele mostrar o meu projeto realizado no PIBID para outros professores e alunos interessados, espero então ter pelo menos dado alguma ideia e que tenham gostado."
Mayara

"O I Seminário Estadual PIBID – UEPG me proporcionou uma nova experiência que eu ainda não havia vivenciado como, a ajuda na coordenação do evento, o auxilio as pessoas que vieram de outras instituições e na apresentação do banner que também foi um trabalho inédito e que o 
PIBID pode me possibilitar essa oportunidade. Em geral, gostei bastante, e espero ter contribuído para a realização do evento."
Kelin

"Com a participação neste  evento  eu puder ter grandes ideias e pude entender com amplitude de como é fazer parte do PIBID e da tamanha força que este programa tem. Que grandes ideias bem estruturadas e estudadas, com o trabalho do PIBID  pode-se obter inúmeros resultados positivos para todos os sujeitos envolvidos e também para a comunidade em que a escola se situa. Poder ouvir relatos de projetos e ver materiais expostos, foi muito importante para mim e acredito que para todos que participaram, pois podemos perceber que muito se pode fazer quando a imaginação vai alem dos livros didáticos e do quadro negro, fazendo com que o aluno interaja com os conteúdos e atividades propostas que elas tenham significado para alunos e professores e quanto é importante o papel de um aluno integrante do PIBID dentro da escola atuando como docente, pois alem de estar colocando em pratica seus conhecimentos adquiridos na universidade a troca de informações e experiencias adquiridas na escola são de extrema importância para sua formação profissional. Me trouxe um grande aprendizado participar desta troca de informações e experiências. "
Gislaine


"O seminário do PIBID, nos permitiu uma nova visão sobre "O ensinar", pois muitas vezes estamos tão presos a métodos de ensino e uma didática de mesmice, que nem percebemos o leque de opções  seja de jogos ou de um modelo didático que está em nossa frente, foi uma experiência muito incentivante, pois o desejo do educador é que haja o reconhecimento por parte dos educandos, o que era possível enxergar nos olhos dos bolsistas do PIBID."
Fabiane

"Participar do I Seminário PIBID do Paraná foi uma experiência singular. Como trabalhei na organização do evento, pude acompanhar de perto as dificuldades e também as gratificações em receber visitantes "em casa". Mas também tive o meu tempo de ser apresentador, participei da exposição de posteres com o resumo do meu trabalho de pesquisa realizado dentro do PIBID e pude ter preciosas trocas de informações com os avaliadores, professores e, claro, outros pibidianos que atuam na mesma área de pesquisa.O seminário, além de promover troca de experiências e conhecimentos, também trouxe visibilidade para as licenciaturas e para o próprio PIBID, que vem criando sua identidade dentro da comunidade acadêmica. "
Lauro

"O seminário trouxe novas experiências e novas ideias didáticas que podemos dar em sala. Com as palestras e depoimentos de alunos e professores foi possível atribuir um conhecimento e melhor entendimento de vários assuntos que podem ser abordados em sala de aula. Algumas apresentações me deram ideias para formular aulas diferenciadas que podem servir como experiências novas em nossas escolas. Certamente o Seminário foi de grande acréscimo a minha formação acadêmica e também pessoal, pois tive contato com varias pessoas e diferentes experiências."
Karoline 

"Participar do I seminário estadual do PIBID foi de grande importancia para todos, pois alem de proporcionar trocas de experiências, cada integrante do projeto pode perceber como o seu projeto é avaliado pelos demais. Para quem está ingressando agora no programa foi uma ótima oportunidade para podermos perceber como o PIBID realmente funciona, quais seus objetivos e o perfil que um PIBIDIANO deve ter."
Ana Paula

"O que mais gostei de todo o seminário do PIBID foi a oportunidade de trocarmos experiências, contar o que deu certo, e podermos pegar algumas ideias para aplicarmos aqui em Ponta Grossa. Embora em Matinhos, por exemplo, onde as pibidianas contaram que fizeram um trabalho com os alunos filhos de pescadores, poderíamos aproveitar a realidade de Ponta Grossa, com as profissões dos pais dos alunos daqui também. Podemos perceber também o diferencial dos estudantes da escola básica que tem o contato com o PIBID, como no caso de uma professora que contou que agora os pais dos alunos vão até a escola agradecer os pibidianos, que têm feito um ótimo trabalho, ensinando os alunos a respeitar a natureza e reciclar seu lixo."
Bernardo
Lauro e seu Banner
Mayara e seu banner

postado por Marcela, Bernardo, Mayara, Kelin,Lauro,Ana Paula,Fabiane,Karoline e Gislaine

Brasil irá utilizar algas como fonte de energia


Iniciativa inédita irá utilizar o CO2 da fabricação do etanol para alimentar plantação de algas que serão transformadas em energia
por Redação Galileu
Legenda da foto : Se a Agência Nacional do Petróleo aprovar, fábrica deverá sair do papel em 2013 //Crédito: Shutterstock

O Brasil sempre foi um país que investiu muito na plantação de cana-de-açúcar: desde a época da colonização até hoje, essa planta molda a paisagem de diversas cidades do país. Eis que um belo dia o planeta Terra acorda e percebe que os combustíveis fósseis tradicionais não estão mais tão abundantes, prejudicam o meio ambiente e o pior: não são a alternativa mais barata. Daí surge a busca frenética por bicombustíveis, que resolve ou ameniza todos os problemas listados acima. E o Brasil, assim meio por acaso, amanheceu na crista da onda da renovação energética mundial. Do fundo do oceano pode estar surgindo um novo capítulo nessa história. A chave pode estar nas algas.
Com a produção de cana bem encaminhada, o eterno país do futuro está pensando grande. O próximo passo é usar o resíduo que não é aproveitado da fabricação do etanol para alimentar uma segunda forma de energia, vinda de um lugar não muito comum: as algas.
O único país a produzir mais biocombustível que o Brasil é os EUA, mas nós contamos com uma vantagem considerável. Com nosso solo fértil e a força do clima tropical, nossa produção é maior e mais barata que a deles. A empresa austríaca See Algae Technology está colaborando com o Brasil nessa empreitada. A ideia é pegar o excesso de dióxido de carbono - o famigerado CO2 - que sobrou da produção de etanol e usá-lo para fertilizar plantações de alga. A estratégia funciona, porque o gás acelera a fotossíntese da planta marinha.
Está nos planos construir uma fábrica de 9,8 milhões de dólares em Pernambuco (a primeira do mundo desse tipo) que deverá produzir 1,2 milhão de litros de litros de biocombustível feito de algas por ano. De quebra, o processo de transformação da cana em energia passará a agredir menos o meio ambiente: pra cada litro de etanol produzido, um quilo de CO2 é liberado na atmosfera. Usar esse problema para alimentar um novo tipo de energia é um exemplo do “jeitinho brasileiro” em seu melhor. Improviso para o bem do planeta.
Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI315916-17770,00-BRASIL+IRA+UTILIZAR+ALGAS+COMO+FONTE+DE+ENERGIA.html

postado por Mayara

sábado, 1 de setembro de 2012

Reunião com toda equipe PIBID BIO


Em 31/08/2012 todos os integrantes do PIBID2 – Ciências Biológicas se reuniram na sala 39 no bloco da Reitoria da UEPG, para discutirem os novos caminhos do Sub Projeto. Houve a entrega dos materiais para os novos integrantes, como pendrives, cadernos  revistas. Decisões sobre as práticas que serão tomadas na nova escola de aplicação, chamada Linda Bacila também foram discutidas. Relatamos também aos outros colegas sobre o 1º SEMINÁRIO PIBID DO PARANÁ, trocamos nossas experiências, sendo que alguns integrantes participaram da organização, outros de apresentações e outros como ouvintes. Organizamos também o esqueleto de um livro sobre ética animal, que fará parte do nosso trabalho no PIBID, além do livro com os relatos do programa. Ideias vindas dos integrantes para aprimorar nossas ações também surgiram, como por exemplo, utilizar-se dos trabalhos feitos para a Mostra de Laboratório de Ensino para aplicar estes na nova escola. Por fim, recebemos alguns fragmentos de livros de educação para lermos e resenharmos. Abaixo uma foto da equipe PIBID BIO 2 – AGOSTO 2012:


Em pé: Lauro, Bernardo, Ana, e Karoline
Sentadas: Kelin, Mayara, Fabiane, Professora Marcela, Professora Adriana  e Gislaine

58 Curiosidades sobre o mundo animal !


                                     

1. Os três nomes mais comuns de cães são: Lady, King e Duke.

2. A maioria dos animais e plantas adaptam-se ao meio que os rodeia. Os castores fazem exatamente o contrário, eles alteram o ambiente de acordo com as suas necessidades. Constroem lagos e barragens para proteger as suas tocas que têm entradas subaquáticas.

3. Para onde vão os morcegos quando chove? Na América do Sul há uma espécie de morcegos que constrói tendas com as folhas das árvores.

4. Os mosquitos causaram mais mortes do que todas as guerras juntas.

5. Um pequeno morcego castanho consegue apanhar cerca de 600 mosquitos em uma hora.

6. A maioria dos pássaros constrói ninhos novos todos os anos. A águia careca acasala para a vida toda e constrói apenas um ninho, o qual vai ampliando todos os anos. Alguns ninhos pesam quase uma tonelada.

7. Os espinhos dos porcos-espinhos estão cobertos por antibióticos. Isto ajuda-os porque é comum eles picarem-se nos seus próprios espinhos.

8. O recorde de tempo de vôo de uma galinha é de 13 segundos.

9. O orgasmo do porco dura 30 minutos.

10. A formiga levanta 50 vezes o seu peso, e puxa 30 vezes o seu próprio peso.

11. A pulga salta 350 vezes a sua altura, o que equivale a uma pessoa dar um pulo de uma altura igual à largura de um campo de futebol.
12. Alguns leões copulam 50 vezes por dia.

13. Neste exato momento há mais de 100.000.000 de microorganismos alimentando-se, reproduzindo-se, nadando e depositando detritos na área em volta dos teus lábios.

14. As moscas domésticas vivem apenas 2 semanas.

15. Há mais de 2400 espécies de pulgas conhecidas.

16. Uma asa de mosquito move-se 1000 vezes por segundo.

17. Mais de 1000 pássaros morrem por ano esmagados nas janelas dos Estados Unidos.

18. Há mais de 52.6 milhões de cachorros nos Estados Unidos.

19. 24 Horas é a esperança média de vida de uma libelinha.

20 -3 Segundos é o tempo que dura a memória de um peixinho dourado de aquário. 41 Anos é a idade do peixinho de aquário que viveu mais tempo. O seu nome era Fred.

21. O peso de um elefante recém-nascido é de 100 Kg.

22. Os touros correm mais depressa ladeira acima que ladeira abaixo.

23. O "quack" de um pato não faz eco, e ainda ninguém sabe explicar porquê.

24. Os cangurus não conseguem andar para trás.

25. Os gatos têm cerca de 100 sons vocais enquanto que os cães só têm 10.

26. Todos os porcos-espinhos flutuam na água.

27. É possível mandar uma vaca subir escadas, mas descer é impossível.
28. Os elefantes não conseguem saltar. Qualquer outro mamífero consegue.

29. O olho de uma avestruz é maior do que o seu cérebro.

30. Estudos provaram que se um gato cair de um 7º andar, tem menos 30% de hipóteses de sobreviver do que se cair de um 12º andar. Geralmente demora uns oito andares para o gato se aperceber do que está a acontecer, para se relaxar e corrigir a sua posição.

31. O tubarão é o único peixe que pode piscar os dois olhos.

32. Há mais galinhas do que pessoas no mundo.

33. A lula gigante tem os maiores olhos do mundo.

34. O Sapo Cocas é canhoto.

35. A urina do gato brilha com luz ultravioleta.

36. Há mais possibilidades de se morrer com uma rolha de champanhe do que com uma aranha venenosa.

37. O crocodilo não pode pôr a língua para fora.

38. As borboletas sentem o gosto com os pés e não com a língua.

39. Os ratos não vomitam.

40. O material mais resistente criado pela natureza é a teia de aranha.

41. O nome científico do gorila é "Gorilla, gorilla, gorilla".

42. Quando as cobras nascem com duas cabeças, as cabeças lutam entre si por comida.

43. O elefante é o único animal com quatro joelhos.

44. As ovelhas não bebem água corrente.

45. Os koalas não bebem água, eles absorvem os líquidos das folhas de eucalipto.

46. Os olhos de um hamster podem cair se o pendurares de cabeça para baixo.

47. Certas rãs podem ser congeladas e depois descongeladas e continuar vivas.

48. Uma girafa pode limpar as suas orelhas com a língua.

49. Milhões de árvores no mundo são plantadas acidentalmente por esquilos que enterram nozes e não lembram onde as esconderam.

50. O porco é o único animal que se queima com o sol além do homem.

51. Os avestruzes põem as cabeças na areia para procurar água. No entanto, num estudo com 200.000 avestruzes durante um período de 8 anos, não houve qualquer avestruz que enterrasse a cabeça na areia.

52. As formigas espreguiçam-se pela manhã quando acordam.

53. Os golfinhos dormem com um olho aberto.

54. Nos EUA, as pessoas acreditam que há crocodilos enormes nos esgotos de Nova Iorque. No passado, era comum as pessoas terem crocodilos bebês como animais de estimação, e quando estes cresciam, deitavam-nos pela sanita abaixo. No entanto, contrariamente ao que se pensa, apenas foi encontrado um crocodilo nos esgotos de Nova Iorque. O crocodilo, com 57 Kg foi retirado dos esgotos em 1935 por 4 rapazes.

55. O governo da Malásia decidiu resolver o problema dos mosquitos que carregavam inúmeras doenças, deitando o veneno DDT nas áreas infestadas. Isto funcionou, mas depois, as baratas começaram a comer os mosquitos mortos. O lagartos da região comeram as baratas. Contudo, ainda havia uma quantidade residual de veneno nas baratas, mas os lagartos não morreram. Em vez disso, tornaram-se incrivelmente lentos. Deste modo, os gatos começaram a comer os lagartos (que eram bastante rápidos para fugir dos gatos antes de comerem as baratas). O veneno dos lagartos matou os gatos, e, quando não há gatos, os ratos multiplicam-se. Isto levou a Organização Mundial de Saúde a banir o DDT e a importar milhares de gatos para matarem os ratos.

56. As girafas não têm cordas vocais.

57. Os morcegos viram sempre para a esquerda quando saem da caverna.

58. Os camarões têm o coração na cabeça.


postado pro Kelin