segunda-feira, 10 de junho de 2013

Prefeito de cidade no Pará é acusado de estimular extermínio de cães pela população



Os moradores da Ilha do Marajó, no Pará, acusam o prefeito de Santa Cruz do Arari, Marcelo Pamplona, de oferecer dinheiro para quem capturar e matar os cães que ficam soltos pelas ruas. O caso está sendo investigado pela Delegacia do Meio Ambiente e pelo Ministério Público.

Imagens gravadas por um morador mostram dois rapazes perseguindo um cachorro, que tenta fugir, mas é capturado no laço. Alguns cães são arrastados pela rua e ficam presos. Depois, são levados para uma embarcação. Um homem prende as patas do cachorro e atira o animal no barco.
Ele usa um pedaço de pau para afastar os cães e abrir espaço para que outros sejam aprisionados. Na sequência do vídeo, aparece um cão boiando no rio e outros tentando se salvar.
Esse link mostra o vídeo da reportagem feita pelo sbt http://www.youtube.com/watch?v=oSN6R2IdzYE&feature=youtu.be

Fico muito preocupada em saber que muitas pessoas sabem maus tratos a animais é crime, mas como estão recebendo dinheiro em troca parece que esquecem das leis e que essas atitudes podem trazer consequências.
Vamos conscientizar as crianças sobre esses maus tratos, pois eles que vão mudar a cara do nosso país.

Referencias


postado por Debora

domingo, 9 de junho de 2013

História e necessidade da Biologia

A história da Biologia se dá desde a pré-história, quando o homem começou a observar e perceber no seu dia a dia que as plantas tinham uma época certa do ano para frutificação, quais plantas eram venenosas e quais não eram; quais frutos que podiam ser consumidos e os que não podiam. Nessa prática diária, o homem começou a compreender a biologia.  
No Egito, a técnica utilizada para embalsamento de cadáveres já requeria um grande conhecimento sobre as propriedades das plantas e óleos vegetais. Desde a antiguidade, os povos já observavam e queriam saber mais sobre as diversas formas de vida, pois sabiam que aliados a elas poderiam viver melhor. 
No século IV a.C. o naturalista Aristóteles começou a observar e estudar as mais diversas formas de vida. Descobriu muitas coisas que foram fonte de pesquisa durante séculos. Observou, dividiu e classificou os animais “com sangue” e “sem sangue”. Percebeu a presença de órgãos análogos e homólogos e observou a adaptação evolutiva dos animais e vegetais.  
Na Idade Média, Alberto Magno escreveu documentos sobre observações de plantas e animais, e, no século XIV, diversos cientistas começaram a fazer dissecações em cadáveres humanos, o que fez a anatomia humana progredir consideravelmente. 
Em 1650, com a descoberta do microscópio porAntony van Leeuwenhoek, os cientistas e curiosos puderam aprofundar mais seus estudos na biologia. Em 1735, Lineu, baseado nas semelhanças morfológicas de plantas e de animais, criou o sistema taxonômico e a nomenclatura dos seres vivos, que é utilizado até hoje, mas com algumas modificações. Em 1809,Lamarckdeu um passo à frente quando publicou um livro sobre a evolução das espécies, e em 1859,Charles Darwin, também evolucionista, publicou um livro sobre a origem das espécies, que é aceita até hoje como explicação para a evolução das espécies. 
Em 1866,Gregor Johan Mendel, em experimentos com ervilhas, descobriu a hereditariedade, e hoje é considerado o pai da genética. 
Com a descoberta do microscópio eletrônico, várias estruturas celulares até então desconhecidas passaram a ser estudadas, e Watson e Crick tiveram a oportunidade de descobrir sobre a dupla hélice do DNA e o código genético.  
No passado, muitos cientistas contribuíram com informações e observações que os cientistas atuais levam em consideração em suas pesquisas.  
A biologia é uma ciência muito rica e ampla, e será alvo de dúvidas e descobertas eternamente. Sendo assim, o ensino de biologia torna-se fundamental quando possibilita ao aluno conhecer sua realidade através do que lhe cerca. Assim, a ciência tem como desafio possibilitar ao aluno a compreensão do papel do homem na natureza, levando-os a compreender os impactos naturais sobre os indivíduos e a sociedade. 
Pode-se perceber que a biologia proporciona ao aluno estabelecer relações entre os conteúdos e seu cotidiano, além de nortear o posicionamento deste frente a questões polêmicas e atuais desenvolvendo assim o raciocínio critico, e nós como professores, devemos fazer essa ponte entre o que é conhecimento acumulado e a vivência do aluno, para que seu aprendizado tenha significado. 

 
Por Robson. 
Referências 
Site Brasil Escola <http://www.brasilescola.com/biologia/historia-da-biologia.htm>. Acessado em 08/06/2013 as 23:03.