Quem passou pelo PIBID





Mariline Schab, acadêmica do 1º ano de Ciências Biologicas 2013. Acredito que o papel do professor na sociedade vai muito além de passar matéria, é resgatar ideais e transformar o mundo através das pessoas, é formar as novas gerações com a consciência de respeitar não só o ser humano e sim todas as espécies de vida, promover o exercício da razão e que no futuro tornem-se cidadãos de valores a conquistar espaço na sociedade, pessoas conscientes, que independente da profissão, sempre trabalharão em prol da conservação do planeta.


Suellen Garabeli, acadêmica do 1º ano de Licenciatura em Ciências Biológicas 2013.
“Acredito que a educação é o alicerce da nação. Ser professor vai além da sala de aula, de passar o conteúdo programático, nós estamos formando cidadãos para o mundo, temos a função de despertá-los para a busca pelo conhecimento, tornando-os mais críticos para lutarem pela igualdade, pela justiça para um mundo melhor.”



Igor Ruan, acadêmico do 4º ano de Licenciatura em Ciências Biológicas, desenvolvedor de estudos e pesquisa sobre a educação básica e formação docente, com ênfase em filosofia educacional. Para ele a docência é mais do que uma profissão, é vocação para aprender e ensinar simultaneamente, não restringindo-se aos conteúdos disciplinares mas formando para a vida, percepção do meio e ação crítica, social e cidadã; a escola para humanização e bem comum. 

Gislaine Aparecida Gogola, acadêmica do primeiro ano de Ciências Biológicas-2012, as matérias que mais despertam atenção são anatomia humana e zoologia. Formada no magistério acredita que muitas mudanças podem acontecer quando se tem um trabalho bem desenvolvido dentro da sala de aula, como Pitágoras cita ”Educai as crianças hoje, para não ter que punir os adultos de amanhã.” E tem consciência da importância da troca de experiências entre professor e aluno, pois o professor enquanto ensina pode adquirir muito aprendizado quando há interação com todos a sua volta.
Karoline Vintureli Felício, acadêmica do primeiro ano em Licenciatura em Ciências Biológicas 2012, começando no PIBID esse ano e com certeza vou agarrar com unhas e dentes uma oportunidade que tantos querem e poucos conseguem. Não tenho uma matéria favorita, para mim uma completa a outra, mas sem duvida Anatomia Humana e Zoologia são extraordinárias. Penso que ser Professor é mais do que ensinar matérias específicas, e sim ensinamentos da vida. 
A disciplina que mais gosto é biologia celular, pois se trata da unidade da vida, onde tudo começa.Estar no PIBID é o primeiro passo para que possam ser formados professores conscientes do que realmente é ensinar, do que realmente engrandece um profissional, que é saber o que está fazendo, para então poder amar o que faz.Um bom professor é aquele que antes de transmitir o conhecimento que tem, mostra o valor do que será ensinado, mostra o porquê de estar ali. Um bom professor é aquele que sabe fazer a diferença nas mais simples e inesperadas ocasiões. 
Robson Calixto, acadêmico do primeiro ano de Licenciatura em Ciências Biológicas.Ser professor para mim, é ter a capacidade de sair de cena , sem sair do espetáculo. Apontar caminhos, e deixar que seus alunos caminhem com seus própios pés. Enfim, é servir de modelo e  capacitador de futuras gerações sonhadoras.


Professora Ana Cláudia Marochi
"A Educação é o ponto de partida do desenvolvimento e é na escola que as relações sociais tomam forma. Acreditar na instituiçao escola é acreditar em mundo melhor. Sou, em primeiro lugar, uma educadora. Sou bióloga e futura pedagoga. Atualmente estou na Coordenação das Disciplinas de Ciências e Biologia do NRE de Ponta Grossa.O que mais gosto é de pessoas e da troca de vivências entre elas. Bom trabalho a todos e sucesso."


"Lauro Tozetto, acadêmico do segundo ano de Ciências Biológicas. Além de uma antiga paixão pela área de zoologia, sente grande afinidade por temas ligados à sexualidade, por encarar o assunto como um grande desafio. Acredita que, por se tratar de um tema tão complexo, é muitas vezes deixado de lado em sala -- quando, ao contrário, deveria ser mais debatido, uma vez que o sexo manifesta-se desde  a infância e repercute, diretamente, no comportamento diário dos indivíduos. Acredita que ser professor é mais do que ensinar conteúdos pragmáticos. É aprender com os alunos"



Kelin Jaine Daga, acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Para ela, ser professor é formar gerações, propiciar o questionamento e abrir as portas do saber.


Acadêmica Mayara Müller do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.Tem como preferência a área de Genética e também a Microbiologia. Acredita que sendo professor seus conhecimentos só multiplicam, e se a vontade de ensinar só aumentar, isso se torna consequência.



André Luiz Micharki acadêmico de licenciatura em Ciências Biológicas.
Ser professor: Vocação ou escolha?
Uma profissão pouco valorizada nos dias atuais; pouco atrativa no âmbito financeiro, condições muitas vezes precárias de trabalho. Essa é a profissão que “escolhi” seguir... Ser professor...
Ser professor não é uma escolha, é uma vocação, uma missão quem sabe?
Apesar de muitos argumentos negativos na profissão como “30 de agosto”, “29 de abril” (talvez outras datas possam ser mais tarde aqui atualizadas), greves para conseguir seus direitos, verdadeiras lutas para consegui-los.
Porém nenhum desses argumentos é páreo quando se ama o que faz, sentir ao fim do dia que você realmente fez a diferença na vida de alguém, ser professor vai além de ensinar, é todo dia aprender algo novo. Professor é aquele que abre novos horizontes, novas perspectivas na vida do aluno. Tem sensação mais gratificante em ver que seu trabalho está realmente valendo a pena?
Ser professor é ter o poder da palavra, ter em suas mãos o poder de transformar o mundo!!!


                                                                                                                                                       





Rafael Ribeiro acadêmico de licenciatura em Ciências Biológicas. Para ele a a educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.

















Caroline Antunes Rosa, acadêmica do curso de Ciências Biológicas. AMO o que faço, amo estar em sala de aula, amo a convivência dentro de um colégio, e mais do que tudo amo a profissão que escolhi exercer. Por isso escolhi a licenciatura. “A educação não pode ser vista como um depósito de informações. Há muitas maneiras de transmitir o conhecimento, mas o ato de educar só pode ser feito com afeto, esta ação só pode se concretizar com amor.” Gabriel Chalita.

0 comentários:

Postar um comentário