Protozoários de Massinha

Videos mostrando o resultado do Projeto "Protozoários: do microscópio à massinha". Aplicado em Junho de 2012 no  Colégio General Osório de Ponta Grossa.

O Projeto “Protozoários: do microscópio à massinha” foi realizado em uma escola púbica do bairro Uvaranas, da cidade de Ponta Grossa, do estado do Paraná.  Atingiu setenta e quatro alunos, de idades entre 15, 16 e 17 anos, pertencentes ao segundo ano do ensino médio matutino, com o período de execução total equivalente a uma aula de cinquenta minutos.
A execução foi dividida em sete etapas. Na primeira etapa os alunos receberam explicação teórica sobre o tema PROTOZOÁRIOS, foi relembrado o conteúdo dado em sala de aula, como por exemplo, a classificação dos protistas por estruturas de locomoção, reprodução, habitat e citado os protozoários mais comumente encontrados em meios de cultura e na natureza. Utilizou-se o quadro negro e explicação oral.
Na segunda etapa, foram repassadas aos alunos algumas noções básicas de microscopia e montagem de lâminas semipermanentes, um aluno de cada turma se candidatou a voluntário para montar a lâmina a ser analisada no microscópio à partir de uma cultura de protozoários dulcícolas.

A terceira etapa foi à observação ao microscópio propriamente dita. O microscópio foi ligado à uma TV MULTIMÍDIA, assim, enquanto os alunos observavam nas objetivas do aparelho, outros poderiam acompanhar as imagens ao vivo pela tela do televisor.
Na quarta etapa, os alunos resolveram um estudo dirigido baseado no conteúdo do livro didático disponível na escola, contendo três questões objetivas, uma questão do tipo “verdadeiro ou falso” e uma questão de completar a frase.
Na quinta etapa, dividiu-se a classe em cinco grupos, cada qual recebeu uma impressão detalhada de um protozoário, podendo ser dos gêneros Giardia sp., Euglena sp., Entamoeba sp., Vorticella sp.  ou Paramecium sp.. Com o auxílio de um Tablet, um vídeo em alta definição de cada protozoário em seu habitat foi mostrado aos alunos para evidenciar o movimento dos cílios, flagelos ou pseudópodes. Em seguida, os grupos receberam uma caixa de massinha de modelar para criarem seus modelos de protozoários.
Na sexta etapa, foi solicitado aos alunos que visitassem o blog do PIBID para ver a animação que o acadêmico do PIBID, Bernardo Ozorio, produziu com os modelos feitos pelos próprios alunos.
Na sétima etapa, um questionário foi distribuído nas salas, contendo perguntas sobre a opinião dos alunos sobre o projeto; qual etapa os interessou mais; se ver os conteúdos de aula de uma maneira diferente facilitou o aprendizado; sugestões ; uma área para preencherem sua idade e se fariam vestibular no ano de 2013. 


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