Videos mostrando o resultado do Projeto "Protozoários: do microscópio à massinha". Aplicado em Junho de 2012 no Colégio General Osório de Ponta Grossa.
O Projeto “Protozoários: do
microscópio à massinha” foi realizado em uma escola púbica do bairro Uvaranas,
da cidade de Ponta Grossa, do estado do Paraná.
Atingiu setenta e quatro alunos, de idades entre 15, 16 e 17 anos,
pertencentes ao segundo ano do ensino médio matutino, com o período de execução
total equivalente a uma aula de cinquenta minutos.
A execução foi dividida em
sete etapas. Na primeira etapa os alunos receberam explicação teórica sobre o
tema PROTOZOÁRIOS, foi relembrado o conteúdo dado em sala de aula, como por
exemplo, a classificação dos protistas por estruturas de locomoção, reprodução,
habitat e citado os protozoários mais comumente encontrados em meios de cultura
e na natureza. Utilizou-se o quadro negro e explicação oral.
Na segunda etapa, foram repassadas
aos alunos algumas noções básicas de microscopia e montagem de lâminas semipermanentes,
um aluno de cada turma se candidatou a voluntário para montar a lâmina a ser
analisada no microscópio à partir de uma cultura de protozoários dulcícolas.
A terceira etapa foi à
observação ao microscópio propriamente dita. O microscópio foi ligado à uma TV
MULTIMÍDIA, assim, enquanto os alunos observavam nas objetivas do aparelho,
outros poderiam acompanhar as imagens ao vivo pela tela do televisor.
Na quarta etapa, os alunos
resolveram um estudo dirigido baseado no conteúdo do livro didático disponível
na escola, contendo três questões objetivas, uma questão do tipo “verdadeiro ou
falso” e uma questão de completar a frase.
Na quinta etapa, dividiu-se a
classe em cinco grupos, cada qual recebeu uma impressão detalhada de um protozoário,
podendo ser dos gêneros Giardia sp., Euglena sp., Entamoeba sp., Vorticella
sp. ou Paramecium sp.. Com o auxílio de um Tablet, um vídeo em alta
definição de cada protozoário em seu habitat foi mostrado aos alunos para
evidenciar o movimento dos cílios, flagelos ou pseudópodes. Em seguida, os
grupos receberam uma caixa de massinha de modelar para criarem seus modelos de
protozoários.
Na sexta etapa, foi solicitado
aos alunos que visitassem o blog do PIBID para ver a animação que o acadêmico
do PIBID, Bernardo Ozorio, produziu com os modelos feitos pelos próprios
alunos.
Na sétima etapa, um
questionário foi distribuído nas salas, contendo perguntas sobre a opinião dos
alunos sobre o projeto; qual etapa os interessou mais; se ver os conteúdos de
aula de uma maneira diferente facilitou o aprendizado; sugestões ; uma área
para preencherem sua idade e se fariam vestibular no ano de 2013.
Videos:
Muito bom,vou usar o modelo nas minhas aulas!!
ResponderExcluirMuito massa...
ResponderExcluirAdorei a ideia! Também vou tentar utilizar nas minha aulas... Parabéns!
ResponderExcluirqueria saber o nome dos protozoarios do primeiro video
ResponderExcluir