PIBID de Biologia da UEPG 2015

Coordenadoras do Sub-projeto Ciências Biológicas
















Sou professora coordenadora de área do PIBID UEPG desde 2014. Vejo  estudantes universitários experimentando iniciativas no espaço escolar formal, vivenciando as realidades da escola do ensino básico e se aprimorando, na prática e na consciência. 








Marcela Teixeira Godoy, Bióloga e Professora de Estágio Supervisionado da UEPG e uma das coordenadoras do PIBID de Biologia 2015. Trabalha com temáticas relacionadas ao Ensino de Ciências Biológicas e Ética Animal. É Professora de Ciências e Biologia na Educação Básica. Por isso acredita nas Pessoas e na Escola.















Adriana Ribeiro Ferreira Rodrigues, professora de Ciências e Biologia no Ensino Fundamental e Médio e supervisora na Escola Linda Salamuni Bacila, considera que o exercício da profissão docente requer profissionais com uma boa dose de amor pelo que fazem, mas requer mais ainda pessoas com visão de mundo mais complexa, capaz de desconstruir antes de construir conhecimentos, requer consciência acerca da responsabilidade que tem de influenciar mentes, ousadia, coragem, desobediência no sentido de subverter a ordem estabelecida pelo sistema. E assim lançamos sementes. Sinto esperança como professora quando ouço a frase "Nossa professora, eu nunca tinha pensado nisso!!!" Creio que fazer pensar é o primeiro passo...!


Ana Carolina da Silva Moreira, acadêmica de Licenciatura em Ciências Biológicas.
"Ser professor é ter a sensibilidade de ensinar o que sabe e ao mesmo tempo aprender com seus educandos, é vibrar a cada conquista destes e ver os "problemas" como desafios.
Ser professor é se sentir chamado a mudar o mundo, começando com as pequenas atitudes em seu ambiente de trabalho e com o tempo, através dos alunos, conquistar o mundo.
Ser professor é acreditar que por mais difícil que seja, mudar é possível, e nos dias atuais, necessário, e para isso utilizar a melhor arma, aquela que provoca, que inova e que inspira - a educação. "









Debora Lopes, acadêmica de Licenciatura em Ciências Biológicas.Ser professor é poder mudar o rumo da sociedade, pois nos deparamos muitas vezes com alunos desinteressados, ser professor é despertar a curiosidade nos alunos, é estar sempre em processo de aprendizagem, mas o professor tem um grande desafio, mostrar seu valor na sociedade.





Erick Parize acadêmico do curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Ser professor é saber que a partir do primeiro dia que você pisa em sala de aula seu nome nunca mais será o mesmo, não é apenas ensinar é ser e viver sendo professor, é enxergar através dos desafios grandes oportunidades, é enfrentar diversos problemas sabendo que tudo começa por sua figura, ser professor é simplesmente o inicio de todas as mudanças.





Jean Fernandes acadêmico do curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Ser professor é ter o poder de ajudar a definir o futuro de um aluno desde seus ideais, pensamentos, conceitos, caráter e até mesmo a sua profissão, como um dia um professor fez comigo. Ser professor não é apenas ensinar mas aprender, não é apenas apontar o que é certo mas dar exemplo, não é apenas formar um aluno melhor mas uma pessoa melhor. Ser professor pode não ser a melhor profissão do mundo, porém é a que mais tem chances de fazer um mundo melhor.







Karine Ferraz Sperling acadêmica do curso de licenciatura em ciências Biológicas. Ser professor é ter o privilégio de trocar conhecimento com o próximo, ensinar e também aprender, é ficar satisfeito com o olhar de surpresa acompanhado de um "eu entendi". É ir além de ministrar aulas, é despertar criatividade, desenvolver pensamento crítico e incentivar a reflexão na transformação para um mundo melhor, contribuindo para o bem estar social.
















Tania Ap. P. Serenato sou licenciada em Ciências Biológicas pela UEPG.  Trabalho como professora da Seed e supervisora do PIBID no  colégio  Estadual Padre Arnaldo Jansen no Ensino Fundamental desde de 2004.  Ser professor em primeiro lugar tem que gostar de ensinar, pois,  a cada dia temos surpresas em nossa prática. Por isso,  quando gostamos de ensinar fazemos com prazer.







Daiane Schupchek de Almeida acadêmica do curso de licenciatura em Ciências Biológicas.
 "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção".









Guilherme Ruiz Souta acadêmico do curso de licenciatura em Ciências Biológicas.
 "A alegria que se tem em pensar e aprender faz-nos pensar e aprender ainda mais." 




















Micheli Aparecida E. de Almeida acadêmica do curso de licenciatura em Ciências Biológicas.
 "A alegria de ver e entender é o mais perfeito dom da natureza."






Nathalia de Paula do Vale acadêmica do curso de licenciatura em Ciências Biológicas.



"Onde quer que haja homens e mulheres, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender.''













Yasmin Fidler acadêmica do curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Ser professor é além de ensinar, é saber viver, conviver, respeitar o próximo e aprender com ele. É um compromisso consigo mesmo.


Ser professor é ajudar a formar cidadãos de bem, incentivando a busca de novos saberes, sendo detentor de senso crítico, além de ser capaz de produzir novos conhecimentos, através da sua realidade. Ser professor é uma tarefa bem difícil, mas ao mesmo tempo prazerosa, pois é necessários se doar aos estudos, a pesquisa, ao seu desenvolvimento profissional e aos seus alunos, enfrentando desafios diários e constantes na vida profissional.
Ser professor é transformar o país e ajudar na transformação das pessoas. Para mim é uma missão!

















Adriane Dall Acqua Oliveira, professora supervisora da equipe Alberto Rebello. Ser professor e vivênciar a dicotomia do ensinar e o aprender todos os dias com os seus educandos.









Gabriela Chagas. Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado. 

Bernardo Ozorio, acadêmico do quarto ano de Ciências Biológicas. Escolheu ser professor por achar importante compartilhar conhecimentos, em prol de uma vida melhor para todos os envolvidos no processo educativo. Acredita que o futuro da humanidade encontra-se na geração em que vivemos, e que as pessoas só estarão aptas a lutar por um mundo melhor se tiverem informação e agirem com consciência e cidadania. Possui afinidades com as áreas de parasitologia, zoologia de invertebrados, didática e mídias tecnológicas aplicadas ao ensino de ciências e biologia. Ao concluir o curso pretende concorrer a um mestrado e atuar como professor no estado e na universidade.





João Guilherme Santana. Ser professor? Ser professor é você perder horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é unica e original, e no final do dia você ouvir um "professor entendi". Ser professor não é só você ir pra escola e passar o conteúdo, é muito mais do que só isso, e você só vai entender esse sentimento quando sentir na própria pele.






Juliana Pacheco dos Santos, acadêmica de Licenciatura em Ciências Biológicas.Ser professor não é uma mera profissão, ser professor é além de tudo um gesto de amor. Não a nada melhor que transferir conhecimento e saber que assim você esta mudando vidas, e essa é a única maneira de mudar o mundo. Professor não é professor apenas na escola, é também em casa e nas ruas onde for está sempre exercendo sua profissão. Professor se envolve com vidas, assim sofre com as derrotas e celebra as vitórias de seus alunos. Professor não é escolha é um dom, a maior e mais bela das profissões.
“Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar”. (Esopo)






Everton Rodrigues Lopes, acadêmico de Licenciatura em Ciências Biológicas. Ser professor é: Aprender, aprender a ensinar e aprender enquanto ensina.
























Nádia Maria Pereira Ramos, professora de Ciências do Ensino Fundamental e Professora Supervisora do PIBID no Colégio Estadual Professora Elzira Correa de Sá.
Acredito e luto pela educação pública e de qualidade para todos. 




Fernanda C. Toczek Elias acadêmica de licenciatura em Ciências Biológicas.
Ser professor é ter a oportunidade de abrir horizontes a pessoas das mais diversas características, é poder repassar o que se sabe e instigar o aluno a buscar cada vez mais, é ensinar e aprender a cada dia e independentemente dos diversos obstáculos que nesta carreira podem surgir, trazer à luz a capacidade que muitos não esperam de si é a melhor recompensa que se pode esperar para que no futuro saibamos que formamos grandes homens.








Vanessa Rechetzki, formada no Curso de Formação de Docentes (Sagrada Família 2011-2013), acadêmica de Licenciatura em Ciências Biológicas (UEPG 2014-2017). Professor, sua profissão é a única que torna todas as outras possíveis! Ser professor é um presente, um dom, é amor. Onde não só ensinamos, mas aprendemos também! 







Valéria Souza "O professor é uma das portas para a liberdade, pois a maior prisão é a ignorância.
Maria Regina Barreto"






Barbara Ressetti da Silva acadêmica do curso de licenciatura em ciências biológicas. Adoro a licenciatura, com ela podemos passar informações a outras pessoas e fazer com que elas entendam determinados conteúdos."É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade." Immanuel Kant




Daniele Francine Machado, acadêmica do curso de Ciências Biológicas. Decidi fazer um curso de licenciatura pela admiração e respeito a essa profissão. E desde que comecei a atuar no Pibid tenho vivenciado isso na prática, é algo que estou aprendendo e ensinando ao mesmo tempo. Pois "ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado." (autor desconhecido).










Wagner Moreira Mainardes. "Acredite no seu sonho, lute por ele, e quando tiver a oportunidade aproveite como se fosse um momento único em sua vida, e acredite ele pode não ser único, mas vai ser inesquecível."

                                                                -Heitor Levinski