A história da Biologia se dá desde a pré-história, quando o homem começou a observar e perceber no seu dia a dia que as plantas tinham uma época certa do ano para frutificação, quais plantas eram venenosas e quais não eram; quais frutos que podiam ser consumidos e os que não podiam. Nessa prática diária, o homem começou a compreender a biologia.
No Egito, a técnica utilizada para embalsamento de cadáveres já requeria um grande conhecimento sobre as propriedades das plantas e óleos vegetais. Desde a antiguidade, os povos já observavam e queriam saber mais sobre as diversas formas de vida, pois sabiam que aliados a elas poderiam viver melhor.
No século IV a.C. o naturalista Aristóteles começou a observar e estudar as mais diversas formas de vida. Descobriu muitas coisas que foram fonte de pesquisa durante séculos. Observou, dividiu e classificou os animais “com sangue” e “sem sangue”. Percebeu a presença de órgãos análogos e homólogos e observou a adaptação evolutiva dos animais e vegetais.
Na Idade Média, Alberto Magno escreveu documentos sobre observações de plantas e animais, e, no século XIV, diversos cientistas começaram a fazer dissecações em cadáveres humanos, o que fez a anatomia humana progredir consideravelmente.
Em 1650, com a descoberta do microscópio por Antony van Leeuwenhoek, os cientistas e curiosos puderam aprofundar mais seus estudos na biologia. Em 1735, Lineu, baseado nas semelhanças morfológicas de plantas e de animais, criou o sistema taxonômico e a nomenclatura dos seres vivos, que é utilizado até hoje, mas com algumas modificações. Em 1809, Lamarck deu um passo à frente quando publicou um livro sobre a evolução das espécies, e em 1859, Charles Darwin, também evolucionista, publicou um livro sobre a origem das espécies, que é aceita até hoje como explicação para a evolução das espécies.
Em 1866, Gregor Johan Mendel, em experimentos com ervilhas, descobriu a hereditariedade, e hoje é considerado o pai da genética.
Com a descoberta do microscópio eletrônico, várias estruturas celulares até então desconhecidas passaram a ser estudadas, e Watson e Crick tiveram a oportunidade de descobrir sobre a dupla hélice do DNA e o código genético.
No passado, muitos cientistas contribuíram com informações e observações que os cientistas atuais levam em consideração em suas pesquisas.
A biologia é uma ciência muito rica e ampla, e será alvo de dúvidas e descobertas eternamente. Sendo assim, o ensino de biologia torna-se fundamental quando possibilita ao aluno conhecer sua realidade através do que lhe cerca. Assim, a ciência tem como desafio possibilitar ao aluno a compreensão do papel do homem na natureza, levando-os a compreender os impactos naturais sobre os indivíduos e a sociedade.
Pode-se perceber que a biologia proporciona ao aluno estabelecer relações entre os conteúdos e seu cotidiano, além de nortear o posicionamento deste frente a questões polêmicas e atuais desenvolvendo assim o raciocínio critico, e nós como professores, devemos fazer essa ponte entre o que é conhecimento acumulado e a vivência do aluno, para que seu aprendizado tenha significado.
Por Robson.
Referências
Site Brasil Escola <http://www.brasilescola.com/biologia/historia-da-biologia.htm>. Acessado em 08/06/2013 as 23:03.
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