segunda-feira, 27 de julho de 2015

Projeto “Meio Ambiente em Ação” do colégio Elzira Correia de Sá

por Daniele Francine Machado e Fernanda Toczek
A partir da necessidade de se mostrar aos alunos a importância do cuidado com o Meio Ambiente, realizamos o projeto “Meio Ambiente em Ação”, no qual objetiva aproximar os avanços tecnológicos com o meio didático e assim como uma ação promover a atitude sustentável. Visando estimular o aluno a utilizar à tecnologia, tão presente em seu cotidiano, para mostrar a realidade do seu bairro através da construção de uma reportagem de telejornal.


Além do uso da tecnologia a favor da natureza, houve o trabalho em equipe, no qual os participantes dividiram cada função a determinada pessoa, facilitando o trabalho e unindo o conhecimento de cada um para obter bons resultados.

O resultado foi satisfatório, notou-se o esforço da equipe para desenvolver essa atividade segundo as regras estabelecidas, apesar da falta de comprometimento por parte de alguns alunos, o trabalho desenvolvido foi de boa qualidade, foram bem editados e elaborados e houve a compreensão do objetivo do projeto.



 Postado por Barbara Ressetti

segunda-feira, 6 de julho de 2015

OFICINA DE ECOLOGIA ELABORADA PARA ALUNOS DO COLÉGIO PADRE ARNALDO JANSEN





Logo após o retorno das aulas, o Pibid biologia realizou uma oficina com os alunos do 6º e 7º, sendo esta muito proveitosa. O conteúdo abordado foi a ecologia seguindo o mesmo tema que a professora começara a trabalhar com os alunos antes da greve.

 
Sabe-se que é muito importante enfatizar alguns conceitos da ecologia, por exemplo: “qual é o significado dessa palavra, ao que ela se refere o que é um habitat, um ambiente, uma cadeia alimentar”. 


O nosso objetivo era facilitar essa compreensão para os alunos e, como a professora Tânia já havia introduzido o conteúdo para eles, houve a revisão desses conceitos  de forma clara e sucinta a fim de esclarecer quaisquer duvidas.
 

Os próprios alunos foram questionados com relação a esses conceitos. Em todas as turmas eles mesmos nos deram exemplos e nos mostraram saber as definições do tema trabalhado.

Para finalizar, fez-se uma dinâmica na qual os alunos seriam a nossa cadeia alimentar. Foram chamados cerca de 4 a 6 alunos por vez, sendo que e para os mesmos foi entregue um bilhete escrito qual o papel eles estariam atuando dentro da cadeia.
 
Os alunos eram responsáveis por montar essa cadeia, discutindo com seus colegas a ordem em qual deveriam ficar para que após descobrissem, segurassem em um barbante formando a cadeia alimentar.


Os resultados foram ótimos, viu-se que houve uma fixação do conteúdo  pois a grande maioria dos alunos conseguiu discernir o que eles representavam e sua função. Aqueles que ainda não haviam entendido foram relembrados por seus colegas de sala que ajudavam quando necessário.


O trabalho foi realizado em apenas uma aula por turma, com a dinâmica tornando fácil o entendimento daquilo visto na teoria, assim como os relembrando sobre o que foi estudado em anos passados.
 
Texto por: Micheli Almeida e Guilherme Ruiz

quarta-feira, 1 de julho de 2015

LANÇAMENTO DO LIVRO "MASSACRE 29 DE ABRIL"


Na noite de 29 de junho, estivemos presentes no lançamento do livro "Massacre 29 de abril" onde os organizadores expuseram registros fotográficos dos acontecimentos terríveis do dia 29 de abril de 2015, onde professores foram severamente reprimidos durante uma manifestação em praça pública, estes lutavam por seus direitos garantidos em constituição, além de buscar melhorias para o ensino. Nesta ocasião foram muitos os feridos fisicamente, e outros tantos feridos em moral e dignidade. Com esse registro em formato de livro, pode-se apresentar ao público que não esteve presente, um pouco do cenário enfrentado pelos servidores públicos, trata-se de uma importante obra que visa a divulgação de fotografias desse episódio que não deve ser esquecido, que marcou negativamente a história política da educação pública no estado do Paraná. 

A data de lançamento não é um acaso, visto que nesse dia faziam exatos 60 dias desde o ocorrido.
Durante o evento, foram lembrados e homenageados professores, fotógrafos, estudantes e outras pessoas que estiveram diretamente envolvidos no massacre de 29 de abril e também no projeto de elaboração do livro.

Nós enquanto membros do PIBID, estivemos prestigiando esse trabalho, representando um grupo de acadêmicos que estão diretamente ligados a educação básica, e que apoiamos nossos colegas professores na defesa de uma educação pública de qualidade.



#FicaPIBID

Aproveitou-se também este evento para fortalecer a ação e participação do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência), como um grande autor do melhoramento do ensino na educação.