segunda-feira, 6 de julho de 2015

OFICINA DE ECOLOGIA ELABORADA PARA ALUNOS DO COLÉGIO PADRE ARNALDO JANSEN





Logo após o retorno das aulas, o Pibid biologia realizou uma oficina com os alunos do 6º e 7º, sendo esta muito proveitosa. O conteúdo abordado foi a ecologia seguindo o mesmo tema que a professora começara a trabalhar com os alunos antes da greve.

 
Sabe-se que é muito importante enfatizar alguns conceitos da ecologia, por exemplo: “qual é o significado dessa palavra, ao que ela se refere o que é um habitat, um ambiente, uma cadeia alimentar”. 


O nosso objetivo era facilitar essa compreensão para os alunos e, como a professora Tânia já havia introduzido o conteúdo para eles, houve a revisão desses conceitos  de forma clara e sucinta a fim de esclarecer quaisquer duvidas.
 

Os próprios alunos foram questionados com relação a esses conceitos. Em todas as turmas eles mesmos nos deram exemplos e nos mostraram saber as definições do tema trabalhado.

Para finalizar, fez-se uma dinâmica na qual os alunos seriam a nossa cadeia alimentar. Foram chamados cerca de 4 a 6 alunos por vez, sendo que e para os mesmos foi entregue um bilhete escrito qual o papel eles estariam atuando dentro da cadeia.
 
Os alunos eram responsáveis por montar essa cadeia, discutindo com seus colegas a ordem em qual deveriam ficar para que após descobrissem, segurassem em um barbante formando a cadeia alimentar.


Os resultados foram ótimos, viu-se que houve uma fixação do conteúdo  pois a grande maioria dos alunos conseguiu discernir o que eles representavam e sua função. Aqueles que ainda não haviam entendido foram relembrados por seus colegas de sala que ajudavam quando necessário.


O trabalho foi realizado em apenas uma aula por turma, com a dinâmica tornando fácil o entendimento daquilo visto na teoria, assim como os relembrando sobre o que foi estudado em anos passados.
 
Texto por: Micheli Almeida e Guilherme Ruiz

0 comentários:

Postar um comentário