sexta-feira, 11 de setembro de 2015

APLICAÇÃO E FECHAMENTO DO PROJETO GREVE - BORELL


Vivemos um momento histórico da educação pública no estado do Paraná. Professores trocaram as salas de aula pelas ruas afim de reivindicar seus direitos e lutar por melhorias no sistema de ensino. Esse período histórico não deve passar despercebido nas escolas, o momento de discutir, e iniciar uma educação política de qualidade é agora, para que futuramente tenhamos cidadãos críticos e conscientes.

Visando materializar as informações e opiniões formadas durante esse período, propomos que alunos de ensino médio desenvolvessem um jornal, onde neste esclareceram termos que fizeram parte da pauta de reivindicações dos professores como paraná-previdência, data-base, SAS, e o massacre sofrido pelos professores no dia 29 de abril de 2015, além de poderem expor a opinião deles.

Alunos durante a montagem do jornal
O primeiro contato com a turma se deu por meio de uma metodologia chamada “Estudo de Caso”, dentro dessa metodologia era exposto casos sobre a greve, mas não mencionando o assunto, para perceber a reação dos alunos, após esse primeiro impacto foram feitas perguntas oralmente a fim de levantar dados quanto a opinião dos alunos e seus familiares sobre a greve, como eles se posicionaram, o que conhecem em relação ao Paraná Previdência, pacotaço, data-base, se acham que greve é eficaz na conquista de direitos, entre outros. Em seguida, através da metodologia de trabalho em grupo GVGO propôs-se uma discussão em sala sobre os dados levantados, a fim de esclarecer dúvidas e definirmos os conceitos.

Alunos durante a montagem do jornal
Disponibilizou-se materiais informativos aos alunos notícias, textos dissertativos desse período, e foi sugerido que os alunos desenvolvessem um jornal, com textos, imagens, colunas, entrevistas com professores, etc. Tudo feito por eles com uma linguagem de fácil assimilação, para a comunidade escolar. O mesmo foi disponibilizado após o término para a turma participante para a disseminação.

Segue abaixo fotos do material produzido, segundo as concepções do 2º D.






Texto por: Ana Carolina Moreira, Erick Parize e Fernanda Mendes Ferreira
Publicado e Organizado por: Erick Parize

0 comentários:

Postar um comentário