terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Cuidados para ficar na Cor do Verão!

 Os filtros solares são substâncias destinadas a proteger a pele do sol (das radiações ultravioletas A e B). A curto prazo, eles protegem a pele de queimaduras e alergias solares e, a longo prazo, de envelhecimento e câncer de pele.

Tão importante quanto o uso de filtros solares é o horário de exposição, devendo ser evitado entre 10:00 e 15:00 horas (período de maior incidência de radiação ultravioleta).
Apesar da sensação de frescor, até 50% da radiação solar pode atingir partes do corpo submersas na água. Dias nublados (mormaço) também emitem radiações com riscos de queimadura solar. Superfícies de vidro (óculos, vidros) bloqueiam toda radiação UVB e parte da UVA apenas.

Os idosos utilizando filtros solares (mesmo acima FPS 15) estão recebendo radiação solar adequada no que diz respeito ao risco de osteoporose.
Chapéu e roupas são protetores importantes da radiação solar (com FPS entre 8 e 12), mas camisetas molhadas e tecidos "porosos" permitem a passagem dos raios ultravioletas. Os guarda-sóis, por isso, devem ser de tecido de algodão o mais compacto e forrado possível e não os confeccionados com nylon fino. A proteção oferecida pelos tecidos depende da fibra, densidade e cor. Os tecidos sintéticos (poliéster) oferecem maior proteção que os de fibras naturais (como o algodão).


A presença de tintas aumenta consideravelmente a proteção.
·        O uso adequado de filtros solares implica em:
 
·        aplicação abundante e uniforme e antecedendo à exposição em média 30 minutos
·        reaplicação freqüente (a cada 2 horas e mais freqüente após exercícios físicos, mergulhos e transpiração excessiva)
·        não esquecer dos protetores labiais e óculos escuros
·        escolher a substância adequada, tais como não usar produtos oleosos em pacientes com acne e seborréia e não usar produtos em forma de gel em peles secas
Aproveite, cuide-se! J


postado por Mayara

0 comentários:

Postar um comentário