quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Biólogos russos ressuscitam planta congelada há 30 mil anos

Sementes estavam enterradas na Sibéria





Biólogos russos ressuscitaram uma planta que há 30 mil anos estava congelada na Sibéria, segundo um artigo publicado na revista Proceedings of the National Academy ofSciences (PNAS). Uma equipe de cientistas russos, dirigida por David Gilichinsky, do Instituto de problemas físico-químicos e biológicos do solo, descobriu várias sementes bem preservadas da planta Silene stenophylla que estavam enterradas há uma profundidade de 38 metros no noroeste da Sibéria.


Os cientistas separaram as partes vitais das sementes para coloca-las em condições de cultura especiais até o aparecimento dos primeiros brotos e, após transplantá-lo para o solo, obtiveram sementes viáveis comparando as antigas plantas com seus familiares atuais.


A planta recriada, segundo os pesquisadores, tem forma e cor idênticas aos da silene moderna, exceto que as do passado eram mais estreitas. Mas o mais importante foi a obtenção de sementes saudáveis e capazes de se transformar em plantas sãs.



Fonte: http://www.diariodarussia.com.br/fatos/noticias/2012/02/22/biologos-russos-ressuscitam-planta-congelada-ha-30-mil-anos/
Fonte da imagem : ultimosegundo.ig.com.br



postado por Bernardo

0 comentários:

Postar um comentário