segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Mostra Nacional do PIBID na UEL

Três integrantes do grupo do PIBID2 de Ciências Biológicas estiveram em Fevereiro, na Universidade Estadual de Londrina, participando de um Congresso de Colégios de Aplicação e Mostra de Prática do PIBID e Prodocência.
Mayara, Marcela e Bernardo
Grupo completo formado pela equipe PIBID e professoras do CAIC

O grupo, formado por Bernardo, Mayara e Marcela, apresentou oralmente três trabalhos, resultantes de algumas ações desenvolvidas no PIBID nesses seis primeiros meses no Colégio Estadual General Osório.
1. Uepg e pibid: ações reflexivo-formativas em ciências biológicas,
- autores: Marcela Teixeira Godoy, Bernardo Ozório Iurk, Mayara e Nayara Carvalho Martins
- apresentadora: Marcela Teixeira Godoy

2. Clonagem Terapêutica e Implicações Morais no Ensino de Ciências,
Autoras: Mayara Oliveira e Marcela Teixeira Godoy e Sonia Pileggi,

3. Blog do PIBID – um instrumento para a divulgação cultural e científica
 - autores: Bernardo Ozório Iurk e Marcela Teixeira Godoy
- apresentador: Bernardo Ozório Iurk

Pudemos acompanhar as apresentações de trabalhos do PIBID de Goiânia, Londrina e Curitiba. Após o Coffee Break, houve a composição de mesa para as discussões dos trabalhos apresentados.
 Nos perguntaram como estava sendo participar do PIBID, e elogiaram bastante o blog, gostaram das nossas idéias, falaram sobre nossas estatísticas bem preparadas e comentaram que o blog deles não funciona tão bem pois os acadêmicos não dão tanta atenção. Os coordenadores do evento na UEL mencionaram que gostariam de divulgar todos os blogs do PIBID do Paraná , e decidirão isso em um futuro encontro de Coordenadores Institucionais. Sobre o trabalho de Clonagem, este foi bastante elogiado e os interlocutores presentes sugeriram um debate sobre ética associando a Biologia à Sociologia.

“Essa foi uma das melhores experiências que o PIBID me proporcionou, pois eu que não tenho quase nenhuma bagagem desse tipo, por ter acabado de sair do primeiro ano, estou me aprimorando nas apresentações orais ,sem falar que a possibilidade de poder visitar outra cidade, conhecer pessoas novas , e mostrar nosso trabalho que tem sido desenvolvido foi muito gratificante” (Bernardo Ozório Yurk. Bolsista, acadêmico do PIBID Biologia UEPG 2011).
"Desde a preparação até a apresentação foi um longo caminho percorrido com muito trabalho e dedicação. Na parte escrita recebi muita ajuda das minhas orientadoras e o projeto ficou excelente, fazendo com que eu tenha expectativas ótimas para sua aplicação posterior na escola. Com a apresentação no evento obtive várias ideias construtivas dos debatedores para complementação do meu trabalho, o que me auxilia e muito na elaboração do trabalho e que com certeza me garantiu uma experiência única. Bom, que esse projeto seja significativo e que atinja todos os objetivos previstos." (Mayara Muller. Bolsista, acadêmica do PIBID Biologia UEPG 2011).
“Participar do Congresso nos colocou em contato com os Projetos do PIBID de todo o Brasil. Em meu grupo de trabalho, tive, além da oportunidade de apresentar as experiências do PIBID de Biologia 2011 da UEPG, a oportunidade de ouvir as experiências dos demais colegas e trazer novas idéias para o nosso PIBID. Tivemos a oportunidade de encontrar algumas interfaces nas ações e dificuldades do PIBID em vários contextos. Os relatos de experiência e as interações entre os participantes foi bem válida. Foi também uma experiência muito importante para os acadêmicos Bernardo e Mayara, que iniciaram sua trajetória na divulgação científica, através da apresentação e debate público de seus trabalhos”. (Marcela Teixeira Godoy. Professora Coordenadora do Sub-projeto de Licenciatura em Ciências Biológicas 2011).
postado por Marcela, Mayara e Bernardo .

0 comentários:

Postar um comentário