sexta-feira, 30 de março de 2012

5 casos bizarros de acasalamento de aranhas e insetos


VIÚVA-NEGRA: Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a fêmea da viúva-negra não é assassina porque quer. Na verdade ela mais ou menos três vezes maior que o macho e a morte dele é acidental. Ao terminar de depositar os espermatozóides na genitália da fêmea, ele faz uma retirada brusca o que geralmente provoca a quebra do aparelho reprodutor. Quando isso acontece, o macho acaba morrendo por que perde a hemolinfa (um líquido vital como o sangue para nós). É como se o macho morresse de hemorragia.

ARANHA- CARANGUEJEIRA: Essa sim merece a fama de assassina. Em alguns casos, após a cópula, a fêmea mata o macho, o enrola o amante na teia e guarda os restos mortais que serve como primeira refeição aos filhotes assim que nascerem, cerca de 60 dias após o acasalamento.

ZANGÃO: Como já sabemos, dentro de uma colmeia, cada tipo de abelha tem uma função. A rainha vive para botar ovos, controlar o trabalho das operárias, já as operárias produzem mel, limpam o ninho, cuidam para que nenhum inimigo se aproxime e os zangões fecundam as rainhas e essa é a única e última função da sua vida. Depois da cópula, seu o órgão genital fica preso na abelha-rainha e se rompe, levando o zangão à morte.

LOUVA-A-DEUS: Depois da cópula a fêmea de louva-a-deus agarra o parceiro e o devora vivo, começando pela cabeça, na maioria das vezes. Essa primeira refeição garante a energia necessária para que ela construa ootecas (lugar em que deposita os ovos) mais resistentes e com capacidade para mais ovos.

ARANHA-DE-COSTAS-VERMELHAS: No jogo de sedução dessas aranhas, vale tudo! Antes da cópula o macho posiciona o abdômen perto da boca da parceira, deixando que ela o coma durante o ato sexual. Essa bizarrice ocorre em 65% dos acasalamentos da espécie. Que medo!

sexta-feira, 23 de março de 2012

CANDIRU – Um peixe que você não quer conhecer



 
Por Lauro Tozetto
Imagine que você está passando as férias na Amazônia e resolve se refrescar em um dos seus deliciosos rios. Aí vem ''aquela'' vontade de ir ao banheiro e você não vê nenhuma outra opção, se não fazer no próprio rio. Afinal, que problema teria em fazer xixi ali, não é mesmo? O que poucas pessoas sabem, no entanto, é que, na verdade, os problemas são maiores do que se imagina.
A surpresa fica sob a responsabilidade de um morador desses rios amazonenses, um peixinho relativamente pequeno, chamado de candiru, que é atraído pela amônia e ureia, substâncias encontradas na urina dos peixes e seres humanos, respectivamente. Seguindo seus instintos, o candiru acaba entrando onde não deve.
Os candirus são peixes da mesma família dos bagres (Trichomycterida) e nem todos oferecem risco ao homem. Mas um em específico, o candiru-verdadeiro, é um parasita hematófago (animais que alimentam-se de sangue) que, normalmente, parasita os peixes por alguns minutos.

Alguns peixes excretam amônia pelas brânquias, um estímulo para o candiru se aproveitar da situação. Com uma espécie de arpão que tem na cabeça, ele fixa-se a uma artéria do peixe e tem o sangue diretamente bombeado pra dentro de si, aproveitando o fluxo positivo da corrente sanguínea do animal parasitado.
Quando o candiru erra o seu alvo e entra na uretra de algum banhista desavisado atraído pela ureia da urina, tenta fixar seu arpão em algum lugar para poder ingerir o sangue. Mas como o candiru não sabe chupar, ele não consegue se alimentar por não haver uma pressão positiva do sangue. Em seguida, ele desiste e tenta sair. É neste momento em que ele percebe estar no lugar errado. Nesta hora, a pessoa está desesperada e com muita dor e, logo, seu esfíncter uretrário (canal por onde o ''peixinho'' entrou) está mais fechado e o candiru não consegue fazer o caminho de volta.
A forma mais recomendada para a retirada desse corpo estranho é a extração cirúrgica, mas os índios da região conhecem outra: sentar e relaxar para o canal abrir e o peixe seguir seu rumo. Porém, desta maneira, o índice de pessoas que morrem por infecção generalizada por não procurarem um serviço médico é bastante alto.

 

 

Uma última dica para quem for fazer um tour na Bacia Amazônica: caso você pesque um candiru por engano, tome muito cuidado. Esse peixe secreta um muco ao ser manuseado que, ao entrar em contato com a água, torna-se uma geleia transparente, semelhante à clara de ovo e bastante pegajosa. A única forma de retirá-la de suas mãos é com o cuspe. Haja saliva!
E se você ainda não está convencido a não mergulhar ou pescar desprevenido na Amazônia, aqui vai uma foto da boca do ''vampiro'' candiru:


 
REFERÊNICAS ELETRÔNICAS:

 
postado por Lauro

sexta-feira, 16 de março de 2012

38 curiosidades sobre nosso corpo que aposto que você não sabia!!!


1. É verdade que não se consegue digerir o chiclete, mas se engolires um, ela não se cola ao estômago, por isso, não faz mal engoli-lo.

2. Ao lamber um selo se consome 1 décimo de caloria.

3. O nosso estômago tem de produzir uma nova camada de muco de 2 em 2 semanas. Caso contrário digeria-se a ele próprio.

4. É impossível espirrar com os olhos abertos. (NÃO TENTEM ISTO EM CASA).

5. As pessoas inteligentes têm mais cobre e zinco no cabelo.

6. O músculo mais potente do corpo é a língua.

7. É impossível suicidar-se parando a respiração.

8. Os nossos olhos são sempre do mesmo tamanho, desde o nascimento, enquanto que as orelhas e o nariz nunca param de crescer.

9. É impossível lamber o cotovelo.

10. O suor não tem odor. São as bactérias da pele que criam o cheiro.

11. Apenas uma pessoa em cada 2 bilhões viverá mais de 116 anos.

12. Se gritares durante 8 anos, 7 meses e 6 dias, a energia libertada é igual à necessária para aquecer uma chaleira de café.

13. O coração bombeia o sangue com uma pressão suficiente para esguichar o sangue a uma altura de 9 metros.

14. Os destros vivem em média 9 anos a mais do que os canhotos.

15. Uma pessoa pisca os olhos aproximadamente 25 mil vezes por dia.

16. Se as doenças do coração, o cancro e os diabetes fossem erradicados, a expectativa de vida do homem seria de 99,2 anos.

17. A cada ano, 98% dos átomos do nosso corpo são substituídos.

18. O crânio tem 29 ossos.

19. As unhas da mão crescem aproximadamente 4 vezes mais rápido que as do pé.

20. Os pés possuem um quarto dos nossos ossos.

21. 15 vezes ao dia é o número médio de vezes que um adulto normal dá risada. No entanto uma criança ri em média 400 vezes por dia.

22. 4 kg é o peso do cérebro humano. Este consome 25% do oxigênio que respiramos.

23. Uma pessoa normal tem á volta de 1460 sonhos por ano.

24. Todos temos 300 ossos quando nascemos, mas chegamos a adultos apenas com 206.

25. A força necessária para dar três espirros consecutivos, queima exatamente o mesmo numero de calorias que um orgasmo.

26. Cada soluço dura menos de 1 segundo e ocorrem com um frequência normal e regular de 5 a 25 vezes por minuto. O livro dos recordes menciona um soluço que durou 57 anos.

27. Por cada sílaba que o homem fala, 72 músculos entram em movimento. Para sorrir, são utilizados 14 músculos. Para beijar, 29.

28. O intestino delgado mede entre 6 a 9 metros. O intestino grosso tem 1,5 metros, mas é 3 vezes mais largo.

29. Um adulto elimina 3 litros de água por dia, por meio da urina, suor e da respiração.

30. O corpo humano é formado por 70% de água, que corresponde a metade do nosso peso. No organismo, a água transporta alimentos, resíduos e sair minerais; lubrifica tecidos e articulações; conduz glicose e oxigênio para o interior das células, e regula a temperatura.

31. Se não exercitarmos o que aprendemos, esquecemos 25% em seis horas, 33% em 24 horas e 90% em seis meses.

32. Com uma média de 70 batidas por minuto, o coração bate 37 milhões de vezes por ano.

33. Se dormirmos, em média, 8 horas por dia, aos 40 anos teremos dormido 13 anos.

34. O olho humano é capaz de distinguir 10.000.000 de diferentes tonalidades.

35. Você fala sem pensar? Os cientistas calcularam que a velocidade de um pensamento é de 240 km/h!

36. O esqueleto de um homem de 64 quilos pesa cerca de 11 quilos.

37. Em média, uma criança de 4 anos faz 437 perguntas por dia.

38. Numa vida, um ser humano passa, em média, 8 anos em filas de espera.

postado por Nayara

segunda-feira, 12 de março de 2012

Os 5 seres mais fortes do mundo em relação a seu tamanho

Nessa lista consta os 5 seres terrestres mais fortes em relação a seu peso.



 Ácaros de vida-livre


- São ácaros que vivem no solo (e não na sua cama), e são os seres mais fortes do mundo se comparado proporcionalmente ao seu tamanho.
- Eles podem levantar 1.180 vezes o seu próprio peso. É como se um humano pudesse levantar 82 toneladas.
- Eles vivem em qualquer lugar. Desde desertos até áreas polares. 
- Seu exoesqueleto é extremamente forte. Se ele não tivesse 1mm de largura, a gente teria que começar a se preocupar com ataques nucleares pra dizimar essas criaturas.


Suas colonias são massivas, e eles são visíveis a olho nu ao contrário de ácaros de colchão. É possível encontrar centenas deles em apenas 1 metro quadrado.
Ácaros não são insetos, são aracnídeos. Eles não são saltadores, não tecem teias, não tem veneno.





Besouro Rola-bosta




- Eles podem carregar 1.141 vezes seu próprio peso. Mais ou menos como carregar nas costas uns 12 ônibus.
- São classificados como escaravelhos, cerca de 10% dos besouros.



Ele é predador da mosca-chifre, e faz o controle desses insetos que podem virar pragas em lavouras.


No Egito antigo,  usavam os escaravelhos (incluindo o Rola-bosta) como amuletos. Eles acreditavam que o rolar do resíduo fisiológico indicava o girar da terra, e isso significava renovação. Haja imaginação, hein?



Formiga-cortadeira

- Suas mandíbulas vibram para cortar pedaços enormes de folha que podem pesar mais que 50 vezes seu peso.
- Carregam o peso equivalente a um humano levantar 2 toneladas e meia.
- Sua sociedade é uma das mais complexas do mundo, com colônias enormes que podem ir até 8 milhões de indivíduos.
- Elas tem uma fazenda de larvas enorme que alimentam com as folhas.

O ninho delas pode chegar a até 8m de profundidade!

Gorila
- Ele pode levantar até 10 vezes seu próprio peso. Ele pesa 200kg em média, então ele levanta 2 toneladas. É, a história do King Kong começa a fazer sentido.
- Os machos tem em média 1,70. 
- O nome Gorila vem do grego “Gorillai”, e do latim Gorilacus que significa “Tribo de mulheres peludas”. 
- Ele é o maior dos primatas e vive na África.

Os gorilas são altamente inteligentes e alguns conseguem até se comunicar com humanos através de linguagem de sinais.

Ainda não se sabe se eles realmente entendem ou é apenas um condicionamento. 


Águia-coroada

- Essa águia consegue levantar durante o vôo até 16kg, 4 vezes o seu peso.
- Além disso, ela possui garras super afiadas e fortes.
- Ela é extremamente agressiva e mata macacos e até pequenos antílopes.
- É uma águia de grande porte, com 2m de envergadura nas asas.

Se você ouviu falar de águias e não ouviu falar dessa, uma curiosidade: ela é a mais agressiva e a mais forte (em relação a seu peso) entre elas.
O seu poder de caça é atribuído a suas patas incrívelmente fortes que são capazes de desmembrar praticamente qualquer animal.




Retirado e Adaptado do blog : http://www.oversodoinverso.com/

postado por Bernardo


PIBID Ciências Biológicas ganha novos integrantes em 2012

O Programa recebe três novas aquisições : Kelin Daga, Lauro Tozetto e Keli Voanka. Para conferir um pouco sobre cada um , clique na página na parte superior do blog : "Quem faz parte do PIBID" .

sábado, 3 de março de 2012

Agência de Notícias de Direitos Animais


A imprensa não apenas informa. Ela forma conceitos. Modifica ideias. Influencia decisões. Define valores. Participa das grandes mudanças sociais e políticas trazendo o mundo para o indivíduo pensar, agir e ser.
É justamente este o objetivo da ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais: informar para transformar.
A ANDA difunde na mídia os valores de uma nova cultura, mais ética, mais justa e preocupada com a defesa e a garantia dos direitos animais. É o primeiro portal jornalístico do mundo voltado exclusivamente a fatos e informações do universo animal.
Com profissionalismo, seriedade e coragem, a ANDA abre um importante canal com jornalistas de todas as mídias e coloca em pauta assuntos que até hoje não tiveram o merecido espaço ou foram mal debatidos na imprensa.
A proposta da ANDA é servir também de referência a toda sociedade, respondendo aos questionamentos e incentivando novas atitudes, sempre sob o foco dos direitos animais.
A ANDA foi criada pela jornalista, vegana e ativista em defesa dos direitos animais Silvana Andrade, com 27 anos de experiência na imprensa brasileira.
A Professora Marcela Teixeira Godoy , professora coordenadora do PIBID é colunista da ANDA, deixamos então os seguintes links dos artigos que fazem parte de sua Coluna Consciência Animal , vale  muito a pena ler :
Link do site da ANDA : http://www.anda.jor.br/
postado por Bernardo