Em maio de 2012, os acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
do 2° ano Vespertino, participaram do Evento FLICAMPOS de manhã apresentando o
“Túnel das Sensações” , orientando os calouros sobre os trabalhos a serem
apresentados no túnel das sensações, os calouros demonstraram domínio sobre o
conteúdo, e se sentiram realizados com a troca de experiências entre acadêmicos
e a comunidade em geral (escolas, visitantes, etc.).
Na
parte da tarde, os acadêmicos do 2° ano apresentaram seus trabalhos,
relacionados às seguintes áreas do curso de Ciências Biológicas: Embriologia,
Anatomia, Zoologia de Invertebrados, Biologia Celular, Parasitologia Humana,
Morfoanatomia Vegetal e Geologia.
Foi
gratificante participar do evento, pois recebemos públicos de várias idades,
assim aprendemos a adaptar nossos trabalhos para cada público, desde uma
criança de sete anos de idade, um adulto, e uma pessoa da terceira idade.
Depoimentos de acadêmicos que participaram do evento:
"O túnel das Sensações está proporcionando uma surpreendente experiência, onde não conta apenas para o nosso currículo, mas principalmente para a nossa vida; aprendemos com cada pessoa que passa por lá. É muito gratificante ver crianças e adultos interessados e curiosos por Ciência e Biologia. Espero que esse projeto continue, e principalmente, que todas as pessoas que passaram pelo túnel, observem a vida com outra percepção. "
Thamiris Ribeiro
"O projeto nos proporcionou uma aprendizagem impar, que não pode ser aprendida nos bancos da sala de aula. Através do projeto "Túnel das sensações" tive uma aula sobre acessibilidade, inclusão e uma nova forma de ver e sentir o outro. Terminei cada dia com a sensação de ser uma pessoa melhor por poder aprender com as diferentes deficiências que tivemos a oportunidade de conhecer."
Lauro Tozetto
"Todos os tipos de projeto que aproximam os futuros professores da realidade de exercer a profissão mais cedo são de grande importância para a vida acadêmica. Tanto pela experiência em si, como parte fundamental da consolidação da certeza do querer 'ser professor'. O que pudemos vivenciar nestes dias não foi como apenas um projeto de extensão, mas sim como uma prévia da nossa vida como educadores. Cada pessoa que atendemos dividiu com os portadores de deficiência visual um pouco do seu modo de visão, um pouquinho do seu próprio mundo, e puderam assim perceber as dificuldades da falta de visão. A confiança que as pessoas que entraram no túnel depositaram em nós é outro ponto impar desta experiência, ver o modo de como se entregaram, e de como se seguravam nos acadêmicos que os guiavam é como uma metáfora para os dias de hoje, que nos diz para investir na educação, trazer novos meios de aprendizado e inclusão. Acho que o projeto enriquece demais na formação de professores, e ele precisa continuar."
Bernardo Ozorio
Mais algumas fotos do evento:
Postado por Keli e Bernardo
0 comentários:
Postar um comentário