sábado, 14 de julho de 2012

Cavalo Marinho - Vida e Embriologia

por Bernardo Ozorio


Breve histórico: o cavalo marinho, Hippocampus sp., possui este nome devido sua semelhança com o hipocampo humano. Pertence a família dos Signatídeos junto com o peixe-pipa. São animais marinhos de climas temperados e tropicais. Alimentam-se de vermes,moluscos, crustáceos e plânctons. Possuem o corpo revestido por placas dérmicas, e como os camaleões, têm dois olhos independentes e possuem a capacidade de alterar a coloração do corpo para se camuflar ou chamar a atenção das fêmeas(mimetismo).

Cavalo Marinho mais comum encontrado nos mares

Reprodução: comum na família dos signatídeos, são vivíparos, ou seja, dão origem à indivíduos bem desenvolvidos e ativos, que são desenvolvidos no interior de um dos pais, assim como os seres humanos. Os pontos negativos da viviparidade seriam os custos energéticos elevados, maiores riscos de predação, menor quantidade de embriões em relação a indivíduos ovíparos. Os benefícios são a maior sobrevivência da prole devido à proteção que o aconchego paterno providencia contra influências ambientais.
Peixe-pipa, pertencente a família do cavalo marinho

Anatomia reprodutiva: as fêmeas não possuem útero, apenas ovário e um tubo ovopositor. O macho por sua vez possui testículos e uma bolsa incubadora.
Fêmea                                             Macho

Acasalamento: ocorre na primavera, onde o casal inicia uma dança mudando de cores, então a fêmea encosta o tubo na bolsa do macho, e insere ali os seus ovócitos. Um macho pode acasalar com várias fêmeas diferentes.

Detalhe da bolsa copulatória

Um macho pode copular com várias fêmeas e carregar filhos de diversas mães.
Fertilização: ocorre dentro da bolsa incubadora. O macho então é o responsável por fornecer os recursos essenciais à vida do embrião. As áreas de implantação se vascularizam e o pai fornece os primeiros anticorpos aos embriões. A bolsa oferece um ambiente osmorregulado.

Ovos não fecundados
Ovos fecundados, repare nos embriões dentro dos ovos
Vascularização da bolsa do macho, cada pontinho preto representado no corte da imagem acima representa um bebê de cavalo marinho
Um papai grávido
Embriologia: Como o desenvolvimento varia muito de acordo com as espécies, podemos observar fases de desenvolvimento.
Fase1: zigoto ;
O ovo é depositado na bolsa do macho e fertilizados.
Fase2: diferenciação de olhos, corpo e cauda;
Neste ponto, o embrião desenvolve características reconhecíveis como um focinho, olhos, corpo e cauda. No entanto, ainda se assemelha a um ovo.
Fase3: embrião começa a ganhar características reconhecíveis;
Na fase 3, as características de um embrião de cavalo-marinho é muito mais reconhecível. Pode-se ver claramente os olhos detalhados, um desenvolvimento de focinho (embora curta), E a cauda está começando a aparecer na base do corpo do embrião. Você também pode ver claramente o saco embrionário que envolve o bebê.
Fase4: focinho começa a se unir, cauda proeminente;
Na fase 4, o cavalo-marinho tem olhos que se distinguem facilmente, e você pode ver claramente que o focinho está começando a se "unir" ou dividir para formar a metade superior e inferior. Os seus órgãos internos estão a começar a desenvolver-se (como visto nas manchas vermelhas), E a cauda está mais proeminente. A "barriga" grande que eles parecem ter é rosa e se parece com uma parte do seu saco vitelino.
Fase5: pode-se reconhecer órgãos como o coração, e observar a barbatana dorsal;
Na fase 5, o cavalo-marinho tem olhos que são facilmente distinguíveis e muito grandes, pode-se ver claramente que o focinho está começando a se "unir" ou dividir para formar a metade superior e inferior. Eles são significativamente maiores em tamanho, e pode-se ver seu corpo,cauda, ​​e até mesmo a sua barbatana dorsal . Após a observação em um microscópio ou uma lupa, pode-se ver outras características distintivas, tais como o coração, brânquias e bexiga de ar.
A fase 5 apresenta grande semelhança com a Quinta Semana do Desenvolvimento embrionário Humano
Fase6: órgãos mais proporcionais, estrutura quase totalmente formada, permanecem no ovo;
No estágio 6, o focinho é curto e sem divisão.Como você pode ver os olhos são claros e mais proporcionais.Sob o microscópio ou lupa, você pode ver suas barbatanas, órgãos internos, e coluna vertebral. Sua cauda é longa. Ainda encontra-se no ovo.
Fase7: animal desenvolvido, esperando a contração para nascer.
Na fase 7, podemos ver o animal totalmente desenvolvido.É possível ver os órgãos internos como o coração, as brânquias, e coluna vertebral. A linha vermelha que percorre o comprimento do corpo verticalmente pode ser uma de suas artérias principais. Estruturalmente, são uma réplica perfeita dos seus pais adultos de uma forma muito menor.

Gestação e nascimento: pode durar de 6 a 69 dias. Os ovos então eclodem dentro da bolsa incubadora, o macho inicia extremas contrações e expele o juvenil para o ambiente. Os filhotes então sobem até a superfície do mar, para encherem suas bexigas natatórias com ar. Os filhotes recém nascidos podem possuir até 1cm de comprimento.
Percebe-se a proeminência na barriga de um pai
Pai grávido
Juvenil
Pai grávido
Pai e um Juvenil no dorso
Defeitos congênitos:assim como os humanos, nos cavalos marinhos podemos encontrar gêmeos siameses.

Podemos ver no vídeo abaixo, um ovo que eclodiu prematuramente:



2 comentários:

  1. É um blog de alto nível. É fantástico. Parabéns.
    Luiz Carlos Famadas
    fama2000@ig.com.br

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela explicação incrível

    ResponderExcluir