domingo, 22 de julho de 2012

PIBID realiza oficina ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA HOMOFÓBICA E DOS PRECONCEITOS DE GÊNERO E ORIENTAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA Na semana pedagógica do Colégio General Osório




Parte do grupo do PIBID de Biologia realizou sexta feira (20/07/2011), no Colégio Estadual General Osório, uma oficina para professores e funcionários como parte das atividades da Semana Pedagógica.
A oficina sobre o enfrentamento da violência homofóbica na escola contou com a participação de quarenta professores e funcionários que se mostraram muito participativos e receptivos ao tema.
As discussões foram muito enriquecedoras para todos os presentes. Através de vídeos, dinâmicas e muita informação, foram discutidos, entre outros, assuntos como: histórico da Homossexualidade enquanto categorização, movimento gay, bulling homofóbico na escola, definições de termos (trans, hetero, homo, intersex e etc), níveis de homofobia, preconceito, o papel dos educadores, desistência escolar, nome social na chamada, além de dinâmicas voltadas para a sala de aula. Houve também depoimentos de vários participantes sobre situações ligadas ao tema na escola.
O principal objetivo do encontro foi compartilhar as principais maneiras de se enfrentar a homo, trans e lesbofobia na escola, garantindo um ambiente saudável de aprendizado para todos. A oficina foi ministrada pelas professoras Adriana Ribeiro Ferreira, da Rede Estadual de Ensino e Marcela Teixeira Godoy, participante do PIBID de Biologia e Lauro Tozetto Neto, acadêmico do PIBID de Ciências Biológicas.


 MATERIAL DE APOIO:

Baixe os Slides produzidos para a Oficina:

Sites

Vídeos utilizados
Meu Amigo Cláudia  http://oron.com/ae2hyaq7p4u8 ) 
Meninos de Rosa e Meninas de Azul http://www.youtube.com/watch?v=14RW6BKJydQ

Vídeos sugeridos
Eu não quero voltar sozinho:  http://www.youtube.com/watch?v=1Wav5KjBHbI 
Ma vie en rose:  http://oron.com/o6xut1s3pxzh

Livros
O Último triângulo rosa (Jean-Luc Schwab)
A Experiência Homossexual (Marina Castaneda)
A cama na varanda (Regina Navarro Lins)

FURLANI, J. Mitos e tabus da sexualidade humana: subsídios ao trabalho em Educação Sexual. 3a ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
LUZ, Nanci Stancki; CARVALHO, Marilia Gomes de; CASAGRANDE, Lindamir Salete (orgs.). Construindo a igualdade na diversidade: gênero e sexualidade na escola. Curitiba: UTFPR, 2009.
SILVA, J. M (org.) Geografias subversivas: discursos sobre espaço, gênero e sexualidade. Ponta Grossa: Todapalavra, 2009.
postado por Marcela, Lauro e Adriana

0 comentários:

Postar um comentário