terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Entenda como nosso corpo reage à inalação de fumaça


A tragédia ocorrida em Santa Maria-RS, matando cerca de 230 pessoas e sem contar as que se encontram em estado grave nos hospitais abalou não só o Brasil, mas os países de fora também.  Assim vemos a importância de saber como se proteger, pois sabendo lidar com a situação você pode se salvar e salvar outras pessoas. A inalação de substancias toxica são nocivas, se não matam na hora podem causar doenças respiratórias graves dias depois. Primeiramente vamos entender como o nosso corpo reage a fumaça de incêndio:







As pessoas que sobrevivem a situações de incêndio não estão totalmente livres, pois poucos dias após o acidente podem aparecer alguns sintomas.

A pessoa que respirar o ar contaminado pode desenvolver uma bronquite ou ainda ter sequela para o resto da vida se o pulmão for afetado em um percentual acima de 50%, necessitando de tratamento com oxigênio por um bom tempo.

Além disso, as vítimas podem desenvolver, em até cinco dias, doenças perigosas como a pneumonia.

No caso do incêndio em Santa Maria, o fato de a boate estar lotada e com pouca iluminação dificultou ainda mais a circulação do ar e a visibilidade das pessoas, que entraram em pânico e não conseguiram manter a calma para sair. De acordo com os Bombeiros, o controle emocional é importante na hora da emergência para se proteger e proteger os outros que estão por perto.

Algumas recomendações que os bombeiros que fazem o resgate desses acidentes, é que as pessoas se abaixem ao Maximo para evitarem o contato com a substancia. Como a visibilidade é baixa é importante usar as mãos para encontrar a saída de emergência. São recomendações simples que podem salvar vidas.


postado por Karoline

0 comentários:

Postar um comentário