quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

UM GUIA PRA VER OS RESÍDUOS DE CASA COM NOVOS OLHOS


Se todos os países fossem como a Suécia, o lixo seria um recurso escasso, não um problema. Mas a realidade está longe desse ideal: uma pessoa gera, em média, um quilo de lixo a cada dia, e em países como Estados Unidos, esse número duplica. Grande parte dos resíduos acaba em aterros sanitários, onde geram emissões de carbono que agravam o efeito-estufa, e, portanto, o aquecimento global.
O que consideramos lixo muitas vezes são materiais que podem ser reutilizados ou reciclados. No entanto, com a quantidade e variedade de resíduos que descartamos, é difícil saber quais são adequados para a reciclagem e quais podem ser reciclados em casa através da compostagem.
Uma forma de saber como utilizar o lixo que geramos é nos informando. O site Reciclario é uma ferramenta útil, que ensina a olhar para essa grande variedade de materiais com outros olhos.
Embora o site se baseie nos materiais que são reciclados em Buenos Aires, na Argentina, a explicação e classificação são suficientemente universais e podem ser compreendidas por qualquer pessoa.                                  


No site você ira encontrar formas de reciclar cada tipo de lixo. Nele os resíduos são divididos em 3 grupos: recicláveis, compostáveis e não recicláveis. Assim ajuda a fazer uma reciclagem economicamente viável, pois sabemos que a coleta desses resíduos é feita por coletores informais para meio de subsistência. Por tanto nem todo lixo reciclado é realmente reutilizado em alguns casos.
Se você tem alguma duvida sobre quais resíduos são recicláveis, e como podemos fazê-la procure Reciclario.  

Disponível em: <http://descubraoverde.discoverybrasil.uol.com.br/um-guia-pra-ver-os-residuos-de-casa-com-novos-olhos/>. Acessado em: 24/02/2013
Disponível em: <http://reciclario.com.ar/?lang=en> . Acessado em: 24/02/2013


postado por Karoline

0 comentários:

Postar um comentário