domingo, 28 de abril de 2013

HOMOSSEXUALIDADE SEM SEXUALIDADE.


Uma nova visão sobre relações homoafetivas.


Você já percebeu que de um modo geral as pessoas tem tendência a enxergar a homossexualidade como uma questão exclusivamente sexual, sem considerar que gays e lésbicas também são pessoas que tem sentimentos e que buscam companhia, amizade e carinho em seus parceiros?

Muitos acreditam que ser gay implicar levar uma vida promiscua com poucos valores e muitas festas. Obviamente isso pode e ocorre muitas vezes, porém não é mais frequente do que com os heterossexuais. A homossexualidade, como qualquer orientação sexual, não é boa nem ruim, simplesmente é. Existem pessoas brancas, orientais, gays e religiosos que fazem coisas inadequadas, por isso o importante é falar do caráter das pessoas e não da sua escolha afetiva.

Imagine comigo uma moça que é apaixonada por um rapaz, e que seus pais não aceitam sua escolha, mesmo assim ela se casa e vive feliz. É provável que você pense que o amor é o mais importante e a moça tem direito de escolher seu companheiro. Agora imaginemos a mesma situação substituindo a moça por outro rapaz, sua opinião ainda é a mesma? Se não, por quê?

A questão é que temos muita dificuldade em entender o diferente, mas precisamos levar em conta que muitas vezes temos opções e outras não, no quesito sentimental, feliz ou infelizmente não encontramos uma maneira de mudar.

==================================================================
Contextualização para professores: O texto pode ser usado como forma introdutória a questões sociais homofóbicas, como forma de despertar o pensamento e a reflexão dos conceitos impostos pela sociedade. Pode-se realizar uma discussão em grupo para que cada um apresente suas opiniões respeito do tema proposto, ou realizar um questionário por escrito, verificando o nível de informações que os alunos apresentam. O assunto pode ser abordado em qualquer ano do ensino fundamental II e médio desde que abordado com coerência e direcionado a idade dos alunos.

postado por Brenna

0 comentários:

Postar um comentário