domingo, 19 de maio de 2013

A importância da Química na Nossa Vida

por Gislaine Gogola
A Química é uma ciência experimental, cujos reflexos se percebem, através de distintas maneiras em nossa vida cotidiana. Essa grande ciência está presente ativamente em vários setores de nossa modernidade. São eles: combustíveis, plásticos, tintas, saúde, alimentos, petroquímica, corantes, adesivos, bebidas, materiais de limpeza, etc. Sabendo aproveitá-la do melhor modo possível, nos trará grandes benefícios, como o a aperfeiçoamento dos confortos humanos, declínio do número de mortes devido a evolução da medicina. Ao contrário, com base na extração inadequada das substâncias químicas existentes na natureza e visando somente interesses políticos e econômicos, sem se preocupar com efeitos indesejáveis e prejudiciais, ocasionarão doenças e morte de vidas aquáticas, tendo como principal causadora a poluição.

Através disso, comprovamos que essa ciência está presente em praticamente tudo que aproveitamos para viver. Basta notarmos embalagens de alimentos, rótulos de produtos de limpeza, etiquetas de roupas, bulas de remédio, os quais indicam que contêm substâncias químicas envolvidas. Muitas empresas ainda querem iludir uma boa parte da população, insistindo em vender alimentos isentos de química, uma grande inverdade, pois tudo que existe no mundo é formado por matéria química.
E esses elementos químicos já reconhecidos estão organizados na tabela periódica.
De uma forma dinâmica os alunos poderão relembrar os nomes de alguns elementos químicos e aprender as suas funções. Através do jogo da memória dos elementos químicos presentes no nosso cotidiano:

Neste jogo estão dispostos alguns elementos químicos presentes no nosso cotidiano e onde eles são encontrados. O professor pode dividir os alunos em grupos, conforme a quantidade de alunos. E distribuir um jogo para cada grupo, os
alunos devem formar pares com as cartas relacionando o elemento químico, com a carta que representa onde ele é encontrado.

Contextualizando: Essa atividade pode ser aplicada, como uma síntese integradora, após ser trabalhado a tabela periódica o professor pode levar aos alunos ou solicitar para que eles pesquisem, onde podemos encontrar os elementos químicos no nosso cotidiano. Assim para concretizar o assunto e, os alunos poderem fazer uma relação do conteúdo, pode-se aplicar esse jogo.

postado por Gislaine 

Referência disponível em: http://octocabudoreal.wordpress.com/2012/12/11/a-historia-da-quimica-e-sua-importancia-no-nosso-dia-a-dia/, acesso dia 18 de maio de 2013.

0 comentários:

Postar um comentário