quinta-feira, 16 de maio de 2013

ELEMENTOS QUÍMICOS, TABELA PERIÓDICA E MENDELEEV.



Quando falamos que é na tabela periódica que estão organizados todos os elementos químicos já encontrados, muitas pessoas não se dão conta da importância de tal fato. O que acontece é que logo de cara a maioria dos alunos na escola já encaram a disciplina de ciências ou química como algo difícil e fora da realidade. Porem a partir do momento em que você descobre que tudo o que você vê a sua volta é formado por átomos de determinados elementos químicos, a coisa começa a ficar diferente.

Você já parou para pensar do que que é feito tudo o que existe? Sabemos que uma mesa é feita de madeira, e que a madeira vem da árvore, e que na árvore existem tecidos e células vegetais, e dentro das células existem organelas, e dentro das organelas temos moléculas, e do que são formadas as moléculas? Pois bem, as moléculas são formadas por átomos de determinados elementos químicos, e esses elementos químicos estão organizados de uma forma muito precisa na tabela periódica.

Agora podemos ter uma noção um pouco mais ampla da importância da tabela periódica. É na tabela periódica que encontramos as características dos elementos que formam tudo o que está a nossa volta, tudo mesmo, seu computador, seu celular, sua mesa, seu caderno, seu carro, seu alimento, suas roupas, seus acessórios, suão mãe, seu amigo, são formados pelos elementos químicos que estão presentes na tabela periódica.

Tá, mas porque que os elementos químicos devem estar na tabela periódica?
Na verdade nem sempre os elementos químicos estiveram organizados na tabela periódica. A primeira tabela periódica foi organizada por Dimitri Mendeleev. Dimitri Mendeleev dava aula de química em uma universidade, e em 1869 enquanto escrevia um livro de química inorgânica, resolveu criar uma carta para cada um dos sessenta elementos químicos conhecidos na época, nessas cartas além do nome do elemento químico, tinha também o símbolo do elemento, sua massa atômica e suas características químicas e físicas. Dessa maneira, Mendeleev tinha acabado de criar a primeira tabela periódica.




Essa primeira tabela, já era organizada em ordem crescente de numero atômico, a disposição dos elementos era calculada de forma a fazer relação com o plano horizontal e vertical da tabela. Mendeleev estava tão certo de sua criação que até deixou espaços na tabela periódica que seriam ocupados posteriormente por novos elementos químicos descobertos. E realmente, quando esses novos elementos foram descobertos, os mesmos se encaixaram direitinho no espaço que Mendeleev havia deixado.

Mendeleev criou a tabela, porque sentiu a necessidade de organizar todos os elementos químicos já encontrados. É claro que a tabela atual não é a mesma que Mendeleev criou, alias muitos outros elementos foram descobertos, porem esse professor de química nos ajudou e muito, pois graças a ele conseguimos fazer relações entre um elemento químico e outro, conseguimos entender melhor as características de cada elemento, e tudo isso de uma maneira muito simplificada, basta ter uma tabela periódica em mãos.

REFRÊNCIAS: 
http://www.explicatorium.com/Dmitri-Mendeleiev.php 
http://www.pantojaindustrial.com/exibir.php?id=36 
http://www.cliquetando.com.br/2012/10/tabela-periodica-completa-atual-2012.html http://www.agracadaquimica.com.br/index.php?&ds=1&acao=quimica/ms2&i=9&id=47


CONTEXTUALIZAÇÃO PARA PROFESSORES
O texto trabalha principalmente com a questão da tabela periódica, assunto que é iniciado no 9º ano do ensino fundamental, porém, não se inicia imediatamente falando sobre a tabela, e sim, explicando sobre os elementos químicos, mais precisamente mostrando aos alunos onde estão esses elementos e para que servem. Dessa maneira, o aluno terá sua atenção voltada para o assunto, pois o mesmo consegue fazer relação entre oque ele está estudando e sua vida cotidiana.

postado por Ana

0 comentários:

Postar um comentário