CONCEPÇÕES DE
LEITURA - REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO LEITOR
Sabe-se
que a leitura é a forma mais eficaz para o desenvolver de um indivíduo. Hoje em
dia nos deparamos com várias situações, tanto com alunos que se encontram lá no
Ensino Fundamental até com acadêmicos no Ensino Superior; na qual ambos possuem
fragilidades quanto à compreensão e interpretação de textos. Desde muito cedo
aprendemos uma forma errada de olhar para a leitura como um todo, visto que
desde nossa base aprendemos a ler apenas como algo obrigatório e não
satisfatório.
Segundo Martins (1986, p.7)
a partir do momento em que temos a capacidade de decodificar as letras do nosso
alfabeto, estamos sendo leitores. Entretanto, a leitura em si só irá ocorrer a
partir do momento em que conseguirmos relacionar o que está sendo decodificado
com situações problemas, pois será a partir dessa prática que estaremos começando
a ser dotados da capacidade de desenvolver e distinguir o que nos cerca. É
aquela história de que aprendemos fazendo a ligação sigma entre o texto e a
imagem.
Ao tentarmos adequar textos
aos nossos alunos, devemos ter em mente a forma com que esse texto está sendo
trabalhado, e qual a função do mesmo. É preciso que o professor se preocupe que
o aluno entenda da melhor forma, não como obrigação, mas sim como construtor do
seu próprio conhecimento.
O professor, assim como o
ambiente escolar, tem um papel importante nesse processo. Servimos de espelho
para a grande maioria de alunos, e cabe então a nós, exercer tal importância de
forma clara e objetiva. Ler não é apenas ficar preso dentro de uma sopa de
letrinhas, mas sim fazer com que toda aquela bagagem de informação se
transforme em conhecimento e após, sirva de alvo de reflexão e críticas. A
leitura nos permite um intercâmbio entre o ver e o ser, permitindo o intender
da nossa realidade até a formação de
nossos próprios conceitos.
Nós, futuros professores de
Ciências e Biologia, devemos buscar novas sugestões e estratégias para o
incentivo da leitura, visto que nossa área trata-se de bastante teoria para daí
irmos para a prática. De que adianta nosso aluno ler e não compreender nada do
que está sendo lhe apresentado? Devemos buscar concepções que tente mostrar que
a leitura também pode ser prazerosa, sendo ela a maior arma para o
desenvolvimento do indivíduo. Vale lembrar que o professor é apenas um
orientador e não um simples facilitador. Por fim, nosso objetivo é fazer a
interação correta entre professor, aluno e leitor.
Referências
MARTINS, M.H.
O que é leitura. São Paulo: Editora Brasiliense, 1986. p.7.
SCHUTZ, M.D. Concepções
de leitura: Reflexões sobre a formação do leitor. Disc.
Scientia. Série: Artes, Letras e Comunicação, S. Maria, v.10, n.1, p.
55-76, 2009.
Escrito por: Robson Calixto
Publicado por: Igor Ruan
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