quarta-feira, 31 de julho de 2013

O Mundo movido pelo conhecimento

Contextualização para professores:


O assunto aqui abordado geralmente não é trabalhado em sala de aula devido ao curto tempo dos professores para trabalhar seu conteúdo durante o ano letivo, porém, a partir do momento que o aluno consegue obter a capacidade de desenvolver um raciocínio que o ajude a compreender a importância da ciência, do conhecimento, do estudo, etc. com certeza o mesmo será mais consciente quanto a suas responsabilidades dentro da escola, e da sociedade.




Mundo movido pelo conhecimento

De onde você acha que surgem tantas tecnologias? Como que é possível controlar os efeitos de doenças que antigamente eram fatais às populações? Como sabemos que a Terra é redonda, e que giramos em torno do sol, e não o contrário? Quem disse que existem seres microscópicos que nem enxergamos e que podem causar doenças sérias? Como é possível você estar conectado agora podendo ter acesso a tantas e tantas informações? E essa história de átomos, como assim, quem falou isso, porque acreditamos nisso? E os elementos químicos, sempre existiram e sempre foram tabelados como os temos hoje em dia? E como podemos ter tanta certeza que as características transmitidas de pais para filhos ocorrem devido ao DNA? E quem que descobriu o DNA? Como podemos saber que o DNA contém a estrutura que conhecemos? Quem que falou que o cigarro faz mal? Como podemos afirmar que as plantas e os animais são importantes para o meio ambiente? Quem que disse que fazer exercício físico faz bem? E alias porque o exercício físico faz bem?
Bem, em meio a tantas perguntas, o que você diria? Quem está por traz de tantas descobertas e avanços tecnológicos? Como que os seres humanos são capazes de prever coisas, resolver problemas, criar teorias, leis, responder à perguntas que muitas vezes pareciam sem resposta?
Na verdade, nem sempre paramos para nos perguntar de onde as coisas vêm, nem mesmo de onde o conhecimento vem. Com certeza a nossa vida não seria a mesma se não existissem pessoas capazes de passar boa parte de sua vida estudando, fazendo pesquisas, fazendo experimentos, errando, acertando, etc.
Tudo o que está a nossa volta envolve a química, a física, a biologia, sociologia, psicologia, matemática, e assim por diante. A vontade do homem em compreender a natureza e consequentemente a si próprio, faz com que possamos ter uma visão mais nítida e digamos científica das coisas. Sabemos que temos que lavar nossas mãos, que temos que tapar o nariz quando vamos espirrar, que temos que lavar frutas, verduras, legumes, etc. Fazemos isso porque sabemos que existem seres microscópicos que podem nos fazer mal, assim como sabemos que em determinado período do dia o sol “desaparece”, pois a Terra está girando, sabemos também que uma pessoa que trabalha com radiologia tem mais chances de obter câncer  devido a radioatividade, e assim vamos listando inúmeras informações que o homem obteve com o passar do tempo. Devemos então nos lembrar que antes de sabermos de tudo isso, existiram pessoas empenhadas em estudar esses assuntos, pessoas que não se acomodaram perante uma curiosidade, pessoas que com sua vontade de descobrir, acabaram entrando para a história.
Hoje em dia sabemos que temos a resposta para muitas coisas, como por exemplo, sabemos que as pessoas que sofrem com algum tipo de infecção podem muito bem se tratar com antibióticos e sobreviver, há algum tempo atrás, antes da invenção do primeiro antibiótico, as pessoas que adquirissem algum tipo de infecção tinham grandes chances de morrer. Porém não podemos nos enganar achando que a ciência tem a resposta pra tudo, e tudo o que os cientistas falam é lei, é uma verdade absoluta, o conhecimento está sempre progredindo, a todo momento coisas novas estão sendo descobertas, o que os cientistas acreditam ser verdade hoje, amanham pode ser derrubado por outro cientista que provou o contrario, e assim a ciência anda, provando as coisas até que alguém prove o contrário.






Referências: 


Escrito por: Ana Paula Melo
Publicado por: Igor Ruan

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