domingo, 4 de agosto de 2013

Aplicações Químicas

O que é química?

A Ciência que estuda as substâncias – suas propriedades, suas composições e suas transformações. Ou seja, A química é uma ciência que estuda as modificações e características dos elementos que encontramos na natureza. Esta importante ciência, através de técnicas específicas, desenvolve formas de sintetizar e purificar os elementos químicos. Muitas substâncias químicas são criadas a partir da união de determinados elementos naturais.



                    
Química uma palavra que dá medo, ainda mais na escola. A palavra "química", algumas vezes é referida como uma coisa ruim, mas não é bem assim, as pessoas acham que a química está em produtos perigosos, tóxicos , ou venenosos, ela está realmente, mas não é só nessa coisas que ela está.
Muitas pessoas conhecem a Química como ciência e sabem que ela é extremamente importante para a vida no nosso planeta, se os reagentes e produtos químicos não existissem seria muito difícil existir vida na Terra ou em qualquer outro lugar do universo, para ser mais preciso, nem mesmo o nosso sistema solar existiria, o sol também não existiria, visto que nele ocorre a cada segundo, milhões de reações de fusão nuclear que na verdade também é reação química.




Reações Químicas

Uma reação química é uma transformação da matéria na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição química de uma ou mais substâncias reagentes, resultando em um ou mais produtos. Envolve mudanças relacionadas à mudança nas conectividades entre os átomos ou íons, na geometria das moléculas das espécies reagentes ou ainda na interconversão entre dois tipos de isômeros. Resumidamente, pode-se afirmar que uma reação química é uma transformação da matéria em que pelo menos uma ligação química é criada ou desfeita.


Química no cotidiano

Química e a água

A água é o elemento mais abundante em nosso planeta. Ela cobre três quartos da superfície da terra. Porém somente um terço desta água pode ser utilizada pelo ser humano, é aí entra a química. Para que a água fique pura precisamos de utilizar os processo químicos.


                            

Química na Alimentação

Os alimentos que ingerimos diariamente, sejam eles naturais ou artificiais, são compostos por átomos, moléculas, íons, ou seja, a química também existe em alimentos.


                

 Química na Indústria

A indústria tem várias vertentes, mas, em três a química é crucial: a indústria farmacêutica, a indústria alimentar e a indústria ligada à drogaria. Na indústria farmacêutica, a química foi, é e será essencial, pois ela permite estudar as propriedades dos produtos utilizados na manufatura de medicamentos e sua aplicação específica para combater determinada doença ou infecção.




É impossível viver sem ter a química ao nosso redor. As transformações, as misturas, as soluções… Tudo isso é QUÍMICA.


Química na Escola

O domínio do conhecimento químico é condição necessária na formação dos professores para o propósito e desenvolvimento de pesquisas no ensino, mas não é suficiente, dada a complexidade de seu objeto, das interações humanas e sociais que o caracterizam.
Aprender ciências não é uma questão de simplesmente ampliar o conhecimento dos jovens sobre os fenômenos uma prática talvez denominada mais apropriadamente como estudo da natureza - nem de aprender ciências requer mais do que desafiar as ideias anteriores dos alunos através de eventos discrepantes. Aprender ciências requer que crianças e adolescentes sejam introduzidos numa forma diferente de pensar sobre o mundo natural e de explicá-lo.” (Driver et al., 1999, p. 36)



Referências Bibliográficas
DRIVER, R.; ASOKO, H.; LEACH, J.;MORTIMER, E. e SCOTT, P. Constructing scientific knowledge in the classroom. Educational Researcher, n. 7, p.5-12, 1994. Tradução de MORTIMER, E.Construindo conhecimento científico em sala de aula. Química Nova na Escola,n. 9, p. 31-40,1999.



Escrito por: Suellen Garabeli
Postado por: Igor Ruan


0 comentários:

Postar um comentário