segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Doenças de inverno e formas de prevenção








1-Por que no inverno?
É nessa época do ano que há maior quantidade de fatores que propiciam a ocorrência  das doenças respiratórias como baixa umidade, resfriamento do ar, o contato com ácaros de roupas guardadas. Ambientes fechados e ventilação reduzida facilitam a transmissão dos agentes como o vírus, principalmente com aglomerados de pessoas semelhante ao que ocorre no ambiente escolar. Buscar abrigo em ambientes mais quentes, menores e fechados, na tentativa de se esconder do frio favorece a propagação de vírus e bactérias, já que a ventilização é escassa.  E se o ambiente for úmido favorece a proliferação de fungos que também são responsáveis por ocasionar doenças.
Geralmente, a transmissão de doenças virais como gripes e resfriados acontece pelo ar ou pelo contato físico. A diminuição de ingestão de líquidos e atividades físicas, que são fundamentais para o bom funcionamento do organismo, também influencia o adoecimento.

2-Quais são as doenças respiratórias mais frequentes no inverno?


Asma:
É caracterizada pela inflamação, inchaço e estreitamento dos brônquios, o que dificulta a passagem do ar. Considerada uma doença inflamatória, existem vários fatores desencadeantes como substâncias ou produtos que irritam as vias aéreas como pó, produtos de limpeza, perfumes, etc. Infecções virais, atividade física intensa e até fatores emocionais também podem desencadear uma crise. Os sintomas mais frequentes durante uma acesso de asma são a tosse, o chiado na expiração, a falta de ar e a sensação de aperto ou opressão no peito, podendo variar de intensidade conforme cada caso.

Rinite alérgica
Normalmente é causada após o contato com poeira, mofo, cheiros fortes, produtos químicos, cigarro, mudanças de temperatura e umidade. O quadro de rinite tem evolução crônica, com períodos de melhora e piora. Os sintomas vão desde coriza, espirros, coceira no nariz até obstrução nasal.
Bronquite
Pode ser aguda ou crônica. É facilmente confundida com a asma e se caracteriza por uma inflamação dos brônquios e bronquíolos, que provoca um inchaço na mucosa e dificulta a passagem do ar. Em decorrência disso, produz-se o chiado à inspiração e expiração características da doença. No caso da bronquite aguda, ela se relaciona mais a quadros infecciosos como gripe e é autolimitada, enquanto a crônica tem como causa principal o tabagismo. A tosse e a produção de secreção são marcantes.
Sinusite
Inflamação de vias respiratórias superiores, conhecidas como seios paranasais, geralmente associada a um processo infeccioso por vírus, bactéria ou fungo. Também pode estar associada à alergia ou inalação de poluentes. É estritamente ligada a outras infecções das vias superiores como rinite, asma, bronquite, amigdalite e faringite.
Gripe
Infecção respiratória causada pelo vírus influenza tipos A e B e altamente contagiosa. Os sintomas mais frequentes são cansaço extremo, febre por dois ou três dias, dores no corpo, de cabeça e na garganta, além de coriza.
Pneumonia
Quase metade dos casos de pneumonia é causado por bactérias, mas a doença também pode ser provocada por vírus e outros agentes. Os pulmões sofrem um processo inflamatório e o espaço ocupado pelo ar é preenchido por líquido e pus. Assim, o oxigênio encontra dificuldade em atingir o sangue e, dependendo da gravidade, a pneumonia pode ocasionar a falta de ar. Os sintomas são febre alta, tosse com fortes dores no peito, catarro e dificuldades para respirar.
                                                 
3-  diferença entre gripe e resfriado?
A gripe é causada pelo vírus da influenza. Caracteriza-se por um quadro de infecção mais intenso. Pode apresentar febre alta, dores no corpo, dor de cabeça e calafrios. Os sintomas de coriza, tosse e faringite podem ficar em segundo plano frente às manifestações sistêmicas mais intensas. Febre, diarréia, vômitos e dor abdominal são comuns em crianças mais jovens. Uma gripe mal curada pode resultar em sinusite ou pneumonia.

4- Principais maneiras de prevenir essas doenças:
Sempre deixar o ambiente ventilado, no caso da sala de aula manter sempre todas as janelas abertas.
Lavar as mãos freqüentemente e de maneira correta durante todo o dia.
Lavar as mãos depois de estarem em contacto com secreções das vias
respiratórias (como por exemplo depois de espirrar).

Beber bastante líquido , mesmo sem sentir sede.

Cobrir a boca e o nariz sempre que espirrar e tossir (tossir no punho e no dorso).

Evitar o contato de crianças sadias com pessoas com infecção respiratória;

Não partilhar o uso de tolhas, lenços de papel, lenços com outros.
Evitar o acúmulo de poeira em casa;
Lavar e secar ao sol mantas, cobertores e blusas de lã guardadas por muito tempo.
Ao perceber os sintomas procurar atendimento médico.
Manter uma alimentação saudável ,principalmente os ricos em vitamina C.




 A escolha do tema a ser discutido nesse post veio a partir de observações feitas em sala de aula, reparei que na maioria dos dias frios e chuvosos os alunos mantinham as janelas fechadas fazendo com que o ambiente com aglomerado de pessoas e sem ventilação aumentasse o índice de propagação de doenças infecto contagiosas. Assim como a falta de conhecimento sobre prevenção e cuidados em relação ao assunto.



Referências:

Escrito por: Mariline 
Publicado por: Ana Paula








0 comentários:

Postar um comentário