quinta-feira, 29 de agosto de 2013

AS FUNÇÕES INORGÂNICAS E SUA IMPORTÂNCIA NO NOSSO DIA A DIA










Faz-se necessário, pensamos e recapitularmos sobre a importância da Química no status de civilização em que vivemos. Tudo que nos cerca é formado por algum tipo de componente químico e, assim, podemos definir as funções inorgânicas como uma função exercida pela combinação desses compostos, na qual, possuem propriedades químicas comuns.
As funções químicas se dividem em quatro categorias: ácido, base, sal e óxidos.


1-Ácidos
Em nosso cotidiano, muitas vezes ouvimos falar sobre ácidos. O limão e o vinagre que utilizamos para temperar saladas, são exemplos de ácidos. Além disso, o suco gástrico presente em nosso estômago possui ácido clorídrico, que auxilia na digestão de alguns alimentos.
Os ácidos apresentam algumas particularidades que, juntas, caracterizam essa função: geralmente apresentam sabor azedo, são bons condutores de corrente elétrica quando diluídos, quase todos solúveis em água, podem ser neutralizados na presença de uma base.
Existem várias maneiras de definir os ácidos. A primeira definição foi dada por volta do ano de 1887 pelo químico Svante Arrhenius. Definiu que: “Ácidos são substâncias  compostas, que ao se dissolverem  em água, liberam íons positivos (cátions) de Hidrogênio ( H+)”. Outra definição muito usada para ácidos é a de Bronsted-Lowy, na qual, é capaz de ceder prótons H+.


Curiosidade: Os ácidos e a formação da cárie
 A estrutura do dente pode ser danificada por meio da cárie, que é uma doença infecciosa causada por bactérias. Essas bactérias produzem ácidos que provocam a desmineralização de alguns tecidos duros do dente.
Acontece da seguinte maneira: os restos alimentares que ficam no dente formam a placa bacteriana, uma camada que adere à superfície dos dentes e contém muitas bactérias, principalmente o Streptococcus mutans. Essas bactérias, em contato  principalmente o açúcar, promovem uma fermentação, liberando o ácido lático e outros tipos de ácidos. Esses ácidos, por sua vez, causam a descalcificação de algumas camadas do dente, o que resulta a formação da cárie. Os orifícios causados pela cárie podem se aprofundar até atingir a polpa do dente, caso a cárie não seja detida. Então, ocorrem inflamação e dor. Em fases mais avançadas, a cárie pode levar à destruição e a perda do dente.

Para prevenir a cárie, devemos escovar os dentes após as refeições, ao acordar e antes de dormir, usando creme dental com flúor, pois essa substância diminui a capacidade das bactérias de produzir ácidos que provoquem a cárie. Além disso, devemos usar fio dental, trocar de escova de dente a cada dois meses e visitar o dentista periodicamente.

2- Bases
Assim como os ácidos, as bases também estão presentes em nosso cotidiano. Alguns medicamentos indicados para diminuir a acidez do estomago, como o Hidróxido de Magnésio ou Leite de Magnésia, são exemplos de base.
Segundo Arrhenius as bases são compostos que em meio aquoso se dissociam liberando íons negativos (ânions) de hidroxila (OH-). Segundo Bronsted-Lowy, na é capaz de receber prótons H+.
São propriedade das bases: sabor amargo ou adstringente, parcialmente solúveis, instabilidade quando aquecidas, condutividade elétrica, e podem ser neutralizados com ácidos.


Curiosidades: Hidróxido de Lítio salva astronautas
Houston, we have a problem”. Ao enviar essa mensagem em 13 de abril de 1970, o comandante da missão espacial Apollo 13, Jim Lovell, sabia: a sua vida e as dos seus companheiros estavam por um fio. Um dos tanques de oxigênio da nave tinha acabado de explodir.
Apesar do perigo iminente dos astronautas ficarem sem O2 para respirar, a principal preocupação da NASA era evitar que a atmosfera da espaçonave ficasse saturada do gás carbônico (CO2) exalado pela própria equipe. Isso causaria um abaixamento do pH do sangue da tripulação (acidemia sanguínea), já que o CO2 é um óxido ácido.
A acidemia sanguínea deveria ser evitada a qualquer custo. Inicialmente, ela leva a pessoa a ficar desorientada e a desmaiar, podendo evoluir até o coma ou mesmo a morte. Normalmente, a presença de CO2 na atmosfera da nave não é problema. Para eliminá-lo, há, adaptados à ventilação, recipientes com hidróxido de lítio (LiOH), uma base capaz de absorver esse gás. Nada quimicamente mais sensato: remover um óxido da atmosfera da nave lançando mão de uma base: CO2 + LiOH → Li2CO3+ H2O
O improviso de última hora com o hidróxido de lítio do módulo de comando (outra área da espaçonave) salvou a vida de toda a tripulação.

3- Sais
São compostos iônicos formados pela reação de neutralização de um ácido com uma base. Em um sal, a soma de cargas dos íons é igual a zero , ou seja, o número de cargas positivas é igual ao número de cargas negativas.
Um sal bem conhecido no nosso dia a dia é o Cloreto de Sódio, o sal de cozinha, que possui fórmula NaCl. Além deste, outros sais também são bem conhecidos, como o Cloreto de Magnésio (MgCl2), o Nitrato de sódio (NaNO3) e o Cloreto de Cálcio (CaCl2).
São propriedades dos sais: sabor salgado, alguns solúveis e outros insolúveis em água, geralmente estão no estado sólido ou cristalino, apresentam temperatura de fusão e ebulição elevadas.


Curiosidade: Solução de crimes através de sais
Para solucionar crimes, os investigadores buscam encontrar impressões digitais deixadas no ambiente pelo suspeito. Elas são chamadas de  “impressões latentes”, pois não é possível vê-las sem um tratamento específico. Quando tocamos objetos, deixamos várias substâncias neles, e uma delas é o Cloreto de Sódio (NaCl), expelido por meio do suor. Para encontrar essa impressão, os investigadores borrifamos os objetos que o suspeito tocou uma solução de Nitrato de Prata (AgNo3) que, ao entrar em contato com o Cloreto de Sódio, reagem formando o Cloreto de Prata (AgCl). O Cloreto de Prata é branco e, quando exposto à luz solar, revela as linhas da impressão digital do criminoso.


4- Óxidos
 São substâncias formadas por dois tipos de átomos, em que um deles é o oxigênio. O óxido de Cálcio (CaO), conhecido popularmente por cal virgem, gases como Dióxido de Enxofre (SO2), monóxido de Carbono (CO), entre outras substâncias, são exemplos de óxidos.
São classificados de acordo com seu comportamento químico, principalmente ao reagir com água. Os óxidos forma grande parte dos minerais existentes na crosta terrestre, além de gases que são os principais poluentes da sociedade moderna.
 
Curiosidade: Os perigos do Monóxido de Carbono (CO)
Este gás é incolor, inodoro e insípido. É o poluente encontrado em maior quantidade na atmosfera, produzido principalmente pela combustão incompleta de combustíveis fósseis, como carvão, óleo e gás natural.
No sangue humano, existe a molécula chamada de hemoglobina, que lhe confere a cor vermelha e capta o gás oxigênio. A principal função dessa molécula é transportar o gás oxigênio pelo corpo. Quando respiramos, as moléculas de gás oxigênio reagem com as moléculas de hemoglobina e o produto resultante dessa reação é a oxihemoglobbina.
No entanto, o monóxido de carbono apresenta a capacidade de se ligar à hemoglobina mais facilmente do que o gás oxigênio, podendo interferir no transporte de oxigênio. O composto formado pela hemoglobina e pelo monóxido de carbono é a carboxihemoglobina.
Nos seres humanos, a inalação de CO pode causar a fadiga, diminuição da capacidade física, tonturas, vertigens, náuseas,  vômitos, cardiopatias e, em alguns casos, a morte.
Devido ao risco potencial da inalação desse gás, é importante temos cuidados com motores de veículos ligados a ambientes fechados, já que por causa das características pouco perspectiveis desse gás, não é possível saber se ele se encontra em excesso em determinado local.
                              
Considerações Finais
Cabe a nós professores, de qualquer disciplina, saber articular conhecimentos teóricos com conhecimentos práticos. Assim, nada mais importante que tentar associar os conhecimentos do dia a dia do aluno com o que ele aprende em sala de aula. Tal interdisciplinaridade é de grande importância para melhor assimilação e entendimento do conteúdo trabalhado.

Referencias
FAVALLI, L.D. Projeto Radix: raiz do conhecimento  Ciências. 2°ed. São Paulo: Spicione, 2012.

Vários Autores. Biblioteca do Ensino Fundamental e Médio: física, química e biologia. São Paulo: Didática Brasil, 2005.

Escrito por: Robson
Publicado por: Ana Paula

6 comentários:

  1. Caraca , ajudou demais , bom trabalho !

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  2. Valeu, abriu aqui minha mente pra química!

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  3. pontos positivos e negativos das funções inorgânicas que estão diariamente sendo utilizadas no cotidiano das pessoas?
    preciso formar uma resposta

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  4. Obrigado,minha professora pediu para ver isto em casa e so achei neste site,me salvouu

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