Faz-se necessário, pensamos e
recapitularmos sobre a importância da Química no status de civilização em que
vivemos. Tudo que nos cerca é formado por algum tipo de componente
químico e, assim, podemos definir as funções inorgânicas como uma função
exercida pela combinação desses compostos, na qual, possuem propriedades
químicas comuns.
As funções químicas se dividem em quatro categorias:
ácido, base, sal e óxidos.
1-Ácidos
Em nosso cotidiano, muitas vezes ouvimos falar sobre
ácidos. O limão e o vinagre que utilizamos para temperar saladas, são exemplos
de ácidos. Além disso, o suco gástrico presente em nosso estômago possui ácido
clorídrico, que auxilia na digestão de alguns alimentos.
Os ácidos apresentam algumas particularidades que,
juntas, caracterizam essa função: geralmente apresentam sabor azedo, são bons
condutores de corrente elétrica quando diluídos, quase todos solúveis em água, podem
ser neutralizados na presença de uma base.
Existem várias maneiras de definir os ácidos. A primeira
definição foi dada por volta do ano de 1887 pelo químico Svante Arrhenius.
Definiu que: “Ácidos são substâncias
compostas, que ao se dissolverem
em água, liberam íons positivos (cátions) de Hidrogênio ( H+)”.
Outra definição muito usada para
ácidos é a de Bronsted-Lowy, na qual, é capaz de
ceder prótons H+.
Curiosidade: Os ácidos e a
formação da cárie
A estrutura do dente pode ser danificada por
meio da cárie, que é uma doença infecciosa causada por bactérias. Essas
bactérias produzem ácidos que provocam a desmineralização de alguns tecidos
duros do dente.
Acontece da seguinte maneira: os restos alimentares que ficam no dente
formam a placa bacteriana, uma camada que adere à superfície dos dentes e
contém muitas bactérias, principalmente o Streptococcus
mutans. Essas bactérias, em contato
principalmente o açúcar, promovem uma fermentação, liberando o ácido
lático e outros tipos de ácidos. Esses ácidos, por sua vez, causam a
descalcificação de algumas camadas do dente, o que resulta a formação da cárie.
Os orifícios causados pela cárie podem se aprofundar até atingir a polpa do
dente, caso a cárie não seja detida. Então, ocorrem inflamação e dor. Em fases
mais avançadas, a cárie pode levar à destruição e a perda do dente.
Para prevenir a cárie, devemos escovar os dentes após as refeições, ao
acordar e antes de dormir, usando creme dental com flúor, pois essa substância
diminui a capacidade das bactérias de produzir ácidos que provoquem a cárie.
Além disso, devemos usar fio dental, trocar de escova de dente a cada dois
meses e visitar o dentista periodicamente.
2- Bases
Assim como os ácidos, as
bases também estão presentes em nosso cotidiano. Alguns medicamentos indicados
para diminuir a acidez do estomago, como o Hidróxido de Magnésio ou Leite de
Magnésia, são exemplos de base.
Segundo Arrhenius as
bases são compostos que em meio aquoso se dissociam liberando íons negativos
(ânions) de hidroxila (OH-). Segundo Bronsted-Lowy,
na é capaz de receber prótons H+.
São propriedade das
bases: sabor amargo ou adstringente, parcialmente solúveis, instabilidade
quando aquecidas, condutividade elétrica, e podem ser neutralizados com ácidos.
Curiosidades: Hidróxido de Lítio salva
astronautas
“Houston, we have a problem”. Ao enviar essa mensagem em 13 de abril de 1970, o comandante da missão
espacial Apollo 13, Jim Lovell, sabia: a sua vida e as dos seus companheiros
estavam por um fio. Um dos tanques de oxigênio da nave tinha acabado de
explodir.
Apesar do perigo
iminente dos astronautas ficarem sem O2 para respirar, a principal
preocupação da NASA era evitar que a atmosfera da espaçonave ficasse saturada
do gás carbônico (CO2) exalado pela própria equipe. Isso causaria um
abaixamento do pH do sangue da tripulação (acidemia sanguínea), já que o CO2 é um óxido ácido.
A acidemia sanguínea deveria
ser evitada a qualquer custo. Inicialmente, ela leva a pessoa a ficar
desorientada e a desmaiar, podendo evoluir até o coma ou mesmo a morte.
Normalmente, a presença de CO2 na atmosfera da nave não é
problema. Para eliminá-lo, há, adaptados à ventilação, recipientes com
hidróxido de lítio (LiOH), uma base capaz de absorver esse gás. Nada
quimicamente mais sensato: remover um óxido da atmosfera da nave lançando mão
de uma base: CO2 + LiOH
→ Li2CO3+ H2O
O improviso de última hora com
o hidróxido de lítio do módulo de comando (outra área da espaçonave) salvou a
vida de toda a tripulação.
3- Sais
São compostos iônicos formados pela reação de neutralização de um ácido
com uma base. Em um sal, a soma de cargas dos íons é igual a zero , ou seja, o
número de cargas positivas é igual ao número de cargas negativas.
Um sal bem conhecido no nosso dia a dia é o Cloreto de Sódio, o sal de
cozinha, que possui fórmula NaCl. Além deste, outros sais também são bem
conhecidos, como o Cloreto de Magnésio (MgCl2), o Nitrato de sódio
(NaNO3) e o Cloreto de Cálcio (CaCl2).
São propriedades dos sais: sabor salgado, alguns solúveis e outros
insolúveis em água, geralmente estão no estado sólido ou cristalino, apresentam
temperatura de fusão e ebulição elevadas.
Curiosidade: Solução de crimes através de
sais
Para solucionar crimes, os investigadores buscam encontrar impressões
digitais deixadas no ambiente pelo suspeito. Elas são chamadas de “impressões latentes”, pois não é possível
vê-las sem um tratamento específico. Quando tocamos objetos, deixamos várias
substâncias neles, e uma delas é o Cloreto de Sódio (NaCl), expelido por meio
do suor. Para encontrar essa impressão, os investigadores borrifamos os objetos
que o suspeito tocou uma solução de Nitrato de Prata (AgNo3) que, ao
entrar em contato com o Cloreto de Sódio, reagem formando o Cloreto de Prata
(AgCl). O Cloreto de Prata é branco e, quando exposto à luz solar, revela as
linhas da impressão digital do criminoso.
4- Óxidos
São substâncias formadas por dois
tipos de átomos, em que um deles é o oxigênio. O óxido de Cálcio (CaO),
conhecido popularmente por cal virgem, gases como Dióxido de Enxofre (SO2),
monóxido de Carbono (CO), entre outras substâncias, são exemplos de óxidos.
São classificados de
acordo com seu comportamento químico, principalmente ao reagir com água. Os
óxidos forma grande parte dos minerais existentes na crosta terrestre, além de
gases que são os principais poluentes da sociedade moderna.
Curiosidade: Os perigos do Monóxido de
Carbono (CO)
Este gás é incolor,
inodoro e insípido. É o poluente encontrado em maior quantidade na atmosfera,
produzido principalmente pela combustão incompleta de combustíveis fósseis,
como carvão, óleo e gás natural.
No sangue humano, existe
a molécula chamada de hemoglobina, que lhe confere a cor vermelha e capta o gás
oxigênio. A principal função dessa molécula é transportar o gás oxigênio pelo
corpo. Quando respiramos, as moléculas de gás oxigênio reagem com as moléculas
de hemoglobina e o produto resultante dessa reação é a oxihemoglobbina.
No entanto, o monóxido
de carbono apresenta a capacidade de se ligar à hemoglobina mais facilmente do
que o gás oxigênio, podendo interferir no transporte de oxigênio. O composto
formado pela hemoglobina e pelo monóxido de carbono é a carboxihemoglobina.
Nos seres humanos, a
inalação de CO pode causar a fadiga, diminuição da capacidade física, tonturas,
vertigens, náuseas, vômitos,
cardiopatias e, em alguns casos, a morte.
Devido ao risco
potencial da inalação desse gás, é importante temos cuidados com motores de
veículos ligados a ambientes fechados, já que por causa das características
pouco perspectiveis desse gás, não é possível saber se ele se encontra em
excesso em determinado local.
Considerações Finais
Cabe a nós professores,
de qualquer disciplina, saber articular conhecimentos teóricos com
conhecimentos práticos. Assim, nada mais importante que tentar associar os
conhecimentos do dia a dia do aluno com o que ele aprende em sala de aula. Tal
interdisciplinaridade é de grande importância para melhor assimilação e
entendimento do conteúdo trabalhado.
Referencias
FAVALLI, L.D. Projeto Radix:
raiz do conhecimento Ciências. 2°ed. São
Paulo: Spicione, 2012.
Vários Autores. Biblioteca do
Ensino Fundamental e Médio: física, química e biologia. São Paulo: Didática
Brasil, 2005.
Escrito por: Robson
Publicado por: Ana Paula
Caraca , ajudou demais , bom trabalho !
ResponderExcluirValeu, abriu aqui minha mente pra química!
ResponderExcluirpontos positivos e negativos das funções inorgânicas que estão diariamente sendo utilizadas no cotidiano das pessoas?
ResponderExcluirpreciso formar uma resposta
obrigado
ResponderExcluirobg belo depoimento
ResponderExcluirObrigado,minha professora pediu para ver isto em casa e so achei neste site,me salvouu
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