Visando
propor uma atividade mais dinâmica, despertando maior interesse dos alunos, foi
realizado nos dias 21 e 22 de Outubro, com as turmas do segundo ano do ensino
médio do Colégio Borell um jogo didático com o conteúdo de invertebrados.
Em um
primeiro momento desenhamos um tabuleiro no chão da quadra do colégio levamos
uma turma de cada vez, pedimos que se dividissem em grupos e escolhessem um
representante de cada grupo. Esse representante seria a peça do tabuleiro que
iria andar pela trilha. O representante jogava o dado e andava o número de
casas correspondente, a cada casa que parasse tinha que responder uma pergunta
relacionada ao conteúdo de invertebrados.
Realizamos
essa atividade com proposito de revisar os conteúdos já estudados pelos alunos,
de uma forma mais interativa, para verificar o que realmente eles haviam
aprendido e se ainda restavam dúvidas a serem sanadas.
E como
uma atividade de fixação de conteúdo, montamos uma mostra no laboratório do
colégio, na qual expomos alguns animais representantes de cada filo de
invertebrados, materiais que foram emprestados da Universidade do laboratório
de zoologia. Também apresentamos alguns vídeos com algumas curiosidades desse
fantástico grupo de animais.
Realizar
atividades diversificadas fugindo um pouco daquela rotina de conteúdos em sala
de aula, apresenta-se como um incentivo e nota-se o maior interesse dos alunos,
pois muitas vezes eles se sentem intimidados naquele ambiente, e promovendo
atividades diversificadas provoca uma aproximação entre eles e uma melhor
desenvoltura dos mesmos.
Texto por: Fernanda Mendes Ferreira
Organizado e publicado por: Erick Parize
0 comentários:
Postar um comentário