sábado, 17 de novembro de 2012

Saída Cultural no Feriado


O grupo do PIBID2 de Biologia aproveitou o feriado para uma saída à Curitiba – Pr.
Primeiro, pela manhã, uma visita  ao Museu Oscar Niemeyer http://www.museuoscarniemeyer.org.br/ .  Na entrada, pausa no café do Museu para escolher as exposições a visitar. Acabamos coincidentemente, escolhendo as mesmas: Leminski, Degas e América do Sul, a Pop Arte das Contradições.
Fabiane, Bernardo e Thamiris
Fabiane, Ana, Karoline e Thamiris
"Se a reta é o caminho mais curto entre dois pontos, a curva é o que faz o concreto buscar o infinito." Oscar Niemeyer
Fabiane,e Thamiris
Bernardo e Thamiris

Em “Degas: Poesia geral da ação. As esculturas – Coleção MASP”, o grupo pôde apreciar as 73 obras do artista impressionista Edgar Degas pertencentes ao acervo do Museu de Arte de São Paulo (MASP). Fundidas em bronze, as esculturas revelam características marcantes da produção de Degas. Uma das suas obras tridimensionais, “Bailarina de 14 Anos”, é uma das mais conhecidas.

Em “Múltiplo Leminski”, no “Olho”, sala principal do MON, uma viagem pela vida e obra do poeta, tradutor, jornalista, biógrafo, publicitário, romancista, roteirista, professor, produtor e inovador Paulo Leminski. Design e ambientação IMPECÁVEIS de Miguel Paladino.
Leminski
Na exposição “América do Sul, a Pop Arte das Contradições, o grupo apreciou alguns dos mais de 80 trabalhos que representam um recorte do movimento Pop Art no Brasil e na Argentina na década de 1960.  A mostra foi composta por uma visão geral dos muitos fragmentos que são obras de um diálogo permanente do contemporâneo ao mesmo tempo histórico.
Glu-glu-glu , Anna Maria Maiolino




À tarde foi dedicada à sétima arte. Não nos grandes shoppings da cidade, não assistindo a filmes feitos em escala de produção industrial. Mas na Cinemateca de Curitiba, onde está acontecendo a Mostra Internacional de Cinema Pelos Animais. Filmes com muito a dizer.

Bernardo, Ana, Adri (Professora Supervisora), Andressa Jacobs (Professora ,Bióloga e ativista da AVEG), Marcela , Karoline, Fabiane e Thamires
Filmes do Brasil e do mundo apresentaram mais uma vez as diversas questões que envolvem a complexa relação entre os seres humanos e o restante das espécies animais.
Com espaço para debate, conversas com diretores e produtores, comércio de materiais relacionados ao tema e guloseimas, além da já tradicional presença de convidados ilustres, sempre trazendo à tona a realidade e a necessária reflexão a respeito dos inúmeros pontos que cercam esse tema.


Os filmes exibidos e debatidos foram:
A Galinha que Burlou o Sistema (Bra) – de Quico Meirelles –  Quanto Custa? (Bra) - Libertas (Bra) Dev(e)ir Livre (Bra) - Pense Nisso (Bra) – Produzido pelo Instituto Nina Rosa - Sons da Vida (Bra)
 
Basta de Sofrimento nos Circos (Bra) - A Questão Animal (Bra)
 Todos com  profundas mensagens, implícitas ou explícitas. Todas trazendo muito material para reflexão e ação. Houve um bate papo com os diretores de alguns deles.
Depois, seguiu-se o lançamento do Livro Galactolatria da Filósofa Sônia Felipe. Um trabalho de pesquisa inédito no Brasil sobre a cadeia produtiva do leite bovino e suas implicações éticas e nutricionais. O “mau deleite” e os prejuízos para a saúde e os animais camuflados na idolatria a esse produto.  Após uma breve e esclarecedora exposição, a autora autografou os livros dos presentes.
Equipe PIBID e Sonia Felipe, autora do livro Galactolatria, e colunista do ANDA

A Mostra de Cinema pelos animais continua nessa sexta, dia 16/11. Confira a programação e mais detalhes em www.mostraanimal.com.br
postado por Marcela e Bernardo

0 comentários:

Postar um comentário