terça-feira, 27 de novembro de 2012

Métodos anticoncepcionais da antiguidade



Na antiguidade, a medicina era muito precária e a maioria dos medicamentos eram naturais e artesanais. Tudo sem experimentação, controle da ANVISA ou qualquer medida regulatória, o que regia era o velho método do erro e acerto. Conheça aqui, cinco dos principais métodos anticoncepcionais utilizados antes da farmacologia que conhecemos hoje.

Pasta de acácia e casca de árvores
As mulheres produziam uma pasta que continha casca de várias árvores, principalmente da acácia. Essa pasta era embebida num tufo de algodão e usada como um “tampão” dentro do canal vaginal. Hoje sabe-se que tanto o algodão quanto a acácia possuem propriedades espermicidas: A acácia fermenta e transforma-se em ácido lático, enquanto o algodão servia como barreira física entre o sêmen e o útero. O algodão também foi utilizado pelas escravas que mastigavam raízes do algodoeiro para prevenir a gravidez. A raiz do algodão diminui a produção de progesterona, hormônio necessário para a gravidez.



Limão
O limão teve um importante papel no controle de natalidade. Esponjas eram ensopadas em suco de limão e inseridas na vagina (ai!). Esse método era muito tradicional nas comunidades judaicas antigas. Ao invés de andar com camisinha no bolso, os homens carregavam cascas de limão que eram utilizadas como uma espécie de diafragma (bem rudimentar) em suas amantes. Quando não havia a intenção de se ter filhos, era recomendado banhar a vagina com suco de limão logo após a relação sexual, apesar desse método ser pouco eficiente.



Renda-da-rainha, a primeira pílula do dia seguinte
Também conhecida como cenoura-selvagem (Daucus carota), as sementes dessa erva eram muito utilizadas como um método anticoncepcional. Se ingeridas até oito horas após a relação sexual, as sementes bloqueiam a síntese de progesterona. O único problema era o efeito colateral: Fortes prisões de ventre.
Chá de poejo
Muito conhecido no Brasil como hortelãzinho (Mentha pulegium), o chá do poejo era usado para induzir o aborto e a menstruação. Gregos e romanos também utilizavam essa erva em seus vinhos, com a intenção de diminuir a gravidez de suas mulheres. Porém, se ingerido em grande quantidade o poejo é tóxico causando falência múltipla dos órgãos, motivo que levou muitas mulheres naquela época a adoecerem.
Mamão
No sul da Ásia, o mamão bem verde era bastante usado para prevenir a gravidez e induzir o aborto. Os homens também ingeriam as sementes que funcionavam como um “anticoncepcional masculino”. Estudos sugerem que se as sementes do mamão forem ingeridas todos os dias, a contagem de espermatozoides do sêmen pode chegar à zero.

http://diariodebiologia.com/

postado por Lauro

0 comentários:

Postar um comentário