terça-feira, 26 de março de 2013

A origem da química



Às vezes por falta de informação temos a falsa idéia de que as disciplinas que temos no colégio, ou mesmo na universidade, já “nasceram prontas”, ou seja, a química, a física, biologia e assim por diante, sempre existiram, e a sociedade sempre lidou com esses e outros tipos de ciência, da mesma maneira.
Na verdade, o modo como a ciência (conhecimento) é vista hoje em dia, é muito diferente do que antigamente.  Especialmente na idade média, quando a igreja era o centro de tudo (teocentrismo), ou seja, só eram considerados corretos, aqueles que apoiassem as idéias e leis “divinas”, vários cientistas foram mortos, pois buscavam outra explicação para as coisas, uma explicação que não era divina.

A alquimia (química) em especial, surgiu no século III a.C. em Alexandria. Tudo começou com a vontade dos alquimistas em descobrir a pedra filosofal, que teria o poder de transformar tudo o que fosse tocado por ela em ouro. Outra meta dos antigos alquimistas era descobrir o elixir da vida, que poderia dar ao homem a imortabilidade.

Como sabemos até hoje não se conseguiu achar ou criar a pedra filosofal e o elixir da longa vida, porém apesar dos alquimistas terem sido influenciados pelo misticismo, ou seja, misturavam a química com teorias sobrenaturais, foi graças a eles que a química é o que é hoje.


Enquanto os alquimistas trabalhavam em seus laboratórios, buscando a pedra filosofal e o elixir da vida, e também outras maneiras de compreender a matéria, muitas substâncias, aparelhagens de laboratório, etc. foram criadas. Na tentativa de alcançar seus objetivos, que eram transformar qualquer coisa em ouro, e ser imortal, esses cientistas da antiguidade, podemos dizer que sem querer, descobriram produtos que são usados até hoje na medicina, substâncias que são capazes de curar, etc. Sem falar na grande contribuição para a metalurgia, enquanto buscavam entender mais sobre o metal ouro, e a dita pedra filosofal.

Por mais que a química tenha sido muito importante, e tenha contribuído com a sociedade, ela só poderia ser considerada ciência, se fosse mecanizada, ou seja, a alquimia deveria perder seu caráter de misticidade, as explicações deveriam ser mais práticas e objetivas. Se isso não ocorresse seus estudos continuariam a ser comparados com feitiçaria e bruxaria.
Então para que a química pudesse ser estudada sem discriminações, Lavoisier (1743 – 1794) e Robert Boyle  (1627 – 1691), a mecanizaram, passando a aperfeiçoar os conhecimentos já existentes e não mais buscar a pedra filosofal e o elixir da vida, e sim outras descobertas químicas, como as que vemos hoje em dia.
Podemos concluir então que seria muito equívoco dizer que não existe o porquê de estudar química, ou ainda, dizer que não sabemos de onde nossa professora de ciências ou química “inventou” tanta coisa. Nada foi simplesmente inventado, tudo foi descoberto, pesquisado, e muita gente morreu tentando descobrir e pesquisar tudo o que temos acesso hoje em dia, e nunca saberemos se essas “descobertas” e teorias são ou não verdades absolutas, pois a ciência está sempre em desenvolvimento e aprimorando suas explicações para as coisas, podendo a qualquer momento provar que estamos errados.

Referências:

_______________________________________________________________________
Contextualizando o tema para professores:

A matéria postada está relacionada com a origem da química, que é uma matéria geralmente de difícil entendimento pelos alunos.
Algumas vezes a professora pode não ter tempo para explicar a história daquela linha de estudo, e os alunos podem ficar perdidos, se perguntando, porque estou estudando isso, de onde tudo isso surgiu.
Com certeza, a contextualização história do conteúdo científico daquilo que está sendo exposto pela professora, facilita o aprendizado do assunto, podendo levar os alunos a compreenderem significativamente, como sempre se espera.  Sem falar que os temas alquimia, pedra filosofal, elixir da vida, etc. embora não sejam científicos os aproximam dos conteúdos de química devido às séries e livros, como de Harry Potter por exemplo.
_______________________________________________________________________

postado por Ana Paula

0 comentários:

Postar um comentário