Em 1938 no Governo Municipal do Prefeito Albari Guimarães nasceu o Grupo Escolar General Osório que começou seu funcionamento então em 1939 devido ao agrupamento das Escolas isoladas no Bairro de Uvaranas. O prédio onde funciona o Colégio é doação do Estado do Paraná, ato que foi efetivado em julho de 1942.
O nome do patrono deste Estabelecimento de Ensino foi dado em homenagem ao General Manoel Luis Osorio. Este nome justifica-se também, pelo fato da Escola estar localizada perto do 13º Regimento de Infantaria, hoje 13º Batalhão de Infantaria Blindada. Escola que atendeu e atende muitos filhos de militares e os próprios soldados que cumpriam o serviço militar, muitos, no período noturno.
No ano em que a família Real portuguesa estava vindo ao Brasil, 1808, nasce na Vila de Nossa Senhora da Conceição do Arroio (hoje município de Tramandaí-RS) Manuel Luís Osorio.
Filho de militar, Osorio sempre foi interessado na carreira militar, então com 15 anos começou a carreira, acompanhando seu pai com suas tropas pelo Brasil afora. Virou tenente e sua presença em batalhas como na de Farroupilha, na de Passo do Rosário, onde seus lanceiros foram o único corpo de tropa brasileira que não foi desbaratado durante a batalha, continuaram.
Em 1835 na época da Guerra dos Farrapos, o tenente Osorio se casa com a Sra. Francisca Fagundes. Na batalha de Monte Caseros, ocorrida nos subúrbios de Buenos Aires, o comandante é promovido a Coronel, no campo de batalha, em 03 de março de 1852.
“Osorio, é o maior guasca da província que mais naipes ganhou e louros colheu na batalha de Monte Caseros.”
(Conde de Caxias, Comandante-em-Chefe do Exército Imperial)
Foi promovido a Brigadeiro-graduado no ano de 1856, depois recebeu o título nobiliárquico: Marquês do Herval e a Marechal de Campo em 1865 e a Tenente-General em 1867.
Em 1868, Osorio é afastado devido a problemas de saúde e a morte de sua esposa. A escolha para Senador do Império em 1877 foi pela Princesa Isabel. Mas não assumiu o cargo por muito tempo, no dia 4 de outubro de 1879, Osorio aos 71 anos de idade após despedir-se da família falece.
“A farda não abafa o cidadão no peito do soldado”
(Manuel Luís Osorio)
A partir de 1975 a Escola deixou de atender o ensino de 1ª a 4ª séries do 1º Grau Regular, passando a atuar com séries de 5ª a 8ª série nos turnos da manhã, tarde e noite. Em 30/09/1992, a escola obteve a autorização para implantação do Ensino de 2º Grau Regular, curso Educação Geral, passando a se chamar, de Escola Estadual General Osório –Ensino de 1º e 2º Graus para Colégio Estadual General Osório – Ensino Fundamental e Médio.
Em 1975 a escola deixou de atender o ensino de 1 a 4 séries, passando a atuar com 5 a 8 séries nos turnos da manhã, tarde e noite. E no ano de 1992, a Escola recebeu autorização também para o funcionamento do 2 Grau, curso de Educação Geral. Hoje a escola atende aproximadamente 1300 alunos, mais 72 professores e 25 funcionários. O Diretor atual chama-se Nilton Roberson Delega.
Na década de 70 a escola “General Osorio”, localizada na região próxima ao Quartel General Militar recebeu denominações de personagens importantes da História Brasileira e do Exército Brasileiro.
Simbolizando a tendência militar da época e embutir ideias de força e disciplina ideal foi criado e colocado nos uniformes escolar o símbolo “pato” (do Tio Patinhas), representando os três mosqueteiros.Os três mosqueteiros simbolizam, em toda história, seja em filmes ou em desenhos infantis, a ordem, a justiça, a disciplina, o companheirismo, enfim, representam o conjunto de objetivos que na época já pretendiam ser atingidos, o ideal de ordem e progresso.
Ano de 1988: A Escola Estadual General Osorio adotou um novo símbolo, o livro com o globo terrestre e as pombinhas. O livro representa o conhecimento, o qual é adquirido integralmente na interação como mundo, é onde entra o símbolo Globo Terrestre, as pombinhas representam o símbolo de Ponta Grossa, cidade onde residem.
Década de 90: O nome do Colégio muda para Colégio Estadual General Osorio, sendo assim criado um novo símbolo partindo do anterior, mas mantendo o mesmo significado.
postado por Bernardo
Muito obrigado....linda historia. Estudamos la nos 50 e adoravamos a Diretora.
ResponderExcluirSaudades e augurios desde Denver. Nadja Myronenko.