segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Palestra com o Diretor do Museu Galileo da Itália

“A sombra da luz: a mente de Leonardo da Vinci à luz de uma vela”
(“L’ombra della luce: La mente di Leonardo da Vinci al lume di candela”)

No dia 26/09/2011, os acadêmicos participantes do PIBID tiveram a oportunidade de prestigiar a palestra “A sombra da luz: a mente de Leonardo da Vinci à luz de uma vela”, proferida pelo Diretor do Museu Galileo (Florença, Itália), o Professor Paolo Galluzzi.
Professor Paolo Galluzzi
De renome internacional, Galluzzi trouxe a Ponta Grossa, seus conhecimentos sobre Leonardo Da Vinci e seus experimentos, e transitou entre assuntos que vão desde Anatomia a Arte. O foco da palestra foi às experiências realizadas com o uso de velas, por Da Vinci há muito tempo atrás.


O Professor fez observações sobre a maneira de Leonardo relatar, cientificamente e cromaticamente o experimento “Sombra e Luz”, consistido pela análise de uma folha de papel sobre a chama de uma vela ao sol, onde o Observador poderia notar a sombra projetada da chama e a incidência dos raios solares. “Um microscópio da natureza”, aproximando o objeto, sua sombra e imagem ficariam maiores.

Leonardo fez algo simples para nossa época, mas que jamais outro cientista da era antiga fez: descreveu todas as etapas da combustão da vela, com desenhos e observações minuciosas, tomando cuidado para reproduzir as mais finas sombras, chamas e fumaça que poderiam ser vistas a olho nú, o resultado podemos ver na seguinte imagem retirada dos manuscritos do próprio:

Falando sobre esta incidência de luz e consequência de sombra, podemos notar que mais obras de Da Vinci nos passam um aspecto tridimensional indiscutível, como por exemplo :
Leonardo,S. Giovanni Batista – “Sombras da arte e da Ciência”, segundo Galluzzi

Galluzzi nos convidou a refletir sobre a vida, pois o Homem e a chama são comandados pela lei da natureza. “A Chama é análoga à respiração, pois sem o Oxigênio, sem vida, sem fogo”. A Chama significa a “ metáfora da Fugacidade da vida : Olhe a luz da vela, admira sua beleza. Olhe de volta, já não existe mais !”

“A Chama da vela ilumina a alma de Da Vinci”, foi a frase usada para encerrar o encontro. O admirador incontestável de Leonardo comentou sobre a integração da Arte, Anatomia, Física do Calor, Meteorologia e Poesia em suas obras, e fechou a palestra para perguntas dos ouvintes.


Então, nos contou um pouco sobre o Museu Galileo que ganhou esse ano o prêmio MUSEUS DA EUROPA, e sobre o site, onde se é possível visitar todas as salas e galerias virtualmente, e baixar os mais de 4.000 livros e manuscritos digitalizados gratuitamente.


Toda a palestra nos foi traduzida do italiano pelo professor Marcos Cesar Danhoni, da UEM.
Marcos Cesar e Galluzzi

Site do Museu Galileo : http://www.museogalileo.it/en/index.html

CURRÍCULO RESUMIDO DO PROF. PAOLO GALLUZZI

Desde 1982 o Prof Galluzzi é Diretor do Istituto e Museo Nazionale di Storia della Scienza, hoje renomeado MUSEO GALILEO, em Florença (Itália). É Presidente da Commissione Vinciana, e da Fondazione Scienza e Tecnica (Fondazione Rinascimento Digitale). É membro da Académie Internationale d'Histoire des Sciences. O Prof. Galluzzi é membro dos comitês científicos do Istituto dell’Enciclopedia Italiana e de outros prestigiosos institutos culturais estrangeiros.Preside também o Comitê Científico Internacional para a realização do Museu Nobel, por intermédio da Fundação Nobel de Estocolmo.
Paolo Galluzzi graduou-se em Filosofia na Universidade de Florença, em 1968. De 1970-1980 ele foi pesquisador do “Lessico Intellettuale Europeo” em Roma. Ele foi o responsável pela monumental produção das obras de Galileo em versão digital. No ano letivo de 1979/1980 foi nomeado Professor de História da Ciência na Universidade de Siena. Desde 1994 atuou como Professor Associado de História da Ciência da Universidade de Florença. Durante o ano letivo 1984/1985 foi convidado como Professor Visitante do Departamento de História da Ciência na Universidade de Harvard. Além do mais, ele ministrou cursos e seminários na Universidade de Princeton, na Universidade da Califórnia, Los Angeles, na Universidade de Hamburgo, no Centro Koyré, na École de Haute Etudes, Paris, no Warburg Institute, na London University, e na Universidade de Nova Iorque, N.Y. assim como em inúmeras outras universidades e centros de pesquisa na Itália e no exterior. Foi convidado duas vezes como "Acadêmico de Volterra" para um período de pesquisa no Instituto Dibner (MIT), em Cambridge.
Entre 1985 e 1989 foi Presidente da União Internacional para a História e Filosofia de Ciência, da Divisão de História da Ciência. Desde 1999 foi Chairman do Max Planck Institut für Wissenschaftsgeschichte, Berlim. Em 2001 foi nominado Membro consultivo do Deutsche Museum, Münich. É membro da Academia Real de Ciência, em Estocolmo e da Sociedade Americana de Filosofia da Philadelphia. É sócio da Accademia Nazionale dei Lincei, fundada em tempos galileanos. Em 2003 foi concedido pelo Presidente da República italiana a Medalha de ouro por sua contribuição destacada à promoção da herança científica e de pesquisas na área das Humanidades. Em 2005, foi condecorado como Oficial Magnífico da Ordem do Mérito da República italiana. Suas numerosas publicações estão voltadas para as atividades dos cientistas e engenheiros da Renascença (Leonardo e outros), sobre os vários aspectos da ciência durante a Renascença e a Revolução Científica, centrada nas atividades de Galileo e de sua escola, e sobre a história das academias científicas européias no Renascimento e sobre a historiografia da ciência.
Dedicou-se ainda aos estudos da história da instrumentação científica, de museus científicos, e da herança científica. Dedicou-se também à organização da pesquisa científica no período de pós-unificação da Itália. Durante os últimos 15 anos, esteve envolvido na preparação de aplicações em multimídias, concebendo ferramentas digitais para promover a pesquisa, melhorar o acesso a fontes importantes da história da ciência e das técnicas, além de facilitar o entendimento público de assuntos cruciais da história da ciência e da tecnologia e da herança cultural e científica.

Fotos tiradas no PDE :




postado por Bernardo

0 comentários:

Postar um comentário