sábado, 24 de setembro de 2011

Osório obteve a 3ª melhor pontuação média do ENEM 2011 entre as Escolas Públicas

O Ministério da Educação (MEC) divulgou no dia 12/09/2011, o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por escola. Em Ponta Grossa, alunos de 35 escolas – 25 públicas e 10 privadas – responderam às provas. De todas as escolas participantes, apenas três instituições públicas de Ponta Grossa ficaram abaixo da média nacional, de 511 pontos. Em todo o país, participaram das provas mais de 3,2 milhões de estudantes. Entre eles, 1 milhão de concluintes do ensino médio regular. Os resultados são calculados a partir do desempenho dos alunos concluintes.
Entre as escolas públicas ,o ensino médio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (658,51), o Colégio Agrícola Augusto Ribas (549,9) e o Colégio Estadual General Osório (548,1) ficaram entre as que obtiveram melhor pontuação, dentro do grupo do ensino público.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), no total, 63% das escolas que participaram do Enem no ano passado ficaram com desempenho inferior à média nacional. Entre os estabelecimentos de ensino que tiveram desempenho inferior à média nacional na prova objetiva (511,21 pontos), 96% são públicos. Esse dado descarta os colégios que tiveram participação inferior a 2% ou com menos de 10 alunos inscritos e, por esse motivo, não recebem uma nota final.
Na avaliação da chefe do Núcleo Regional de Educação, Maria Isabel Vieira, ainda há o que ser trabalhado entre os alunos. “O principal problema entre as estaduais é o comparecimento na prova do Enem, já que ele não é obrigatório. A maioria das escolas contou com participação entre 25% e 50% dos estudantes. Temos que fazer mobilização para levar os alunos a participarem da prova”.
Quanto ao desempenho, a professora Maria Isabel comenta que o trabalho é para garantir avanços. “Estamos dando todo o suporte necessário para que melhorias ocorram. Como exemplo, a Secretaria de Estado da Educação está facilitando o acesso ao contraturno escolar, criando salas de apoio de língua portuguesa e matemática, para alunos da 8ª série, para que ingressem no Ensino Médio com o conteúdo compreendido. Também estamos trabalhando firmemente para a participação na Prova Brasil, que acontece em novembro”.
Para ela, é difícil apontar os motivos pelos quais os alunos das escolas públicas apresentam rendimento menor que os da rede privada. “O aluno das estaduais tem tantos livros como o dos colégios particulares e, também, temos recursos diferenciados de ensino. Cabe, ainda, muita discussão para se chegar a uma razão”.
Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, a divulgação das médias do Enem por escola é um elemento de mobilização pela melhoria da qualidade do ensino, por auxiliar professores, diretores e demais dirigentes educacionais na reflexão crítica sobre o processo educacional da escola, além de subsidiar políticas educacionais.
Comparação
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) evoluiu tanto no aumento da participação dos estudantes concluintes das escolas regulares públicas e particulares — de 824 mil em 2009 para 1 milhão em 2010 — quanto na média nacional obtida por eles nas quatro provas objetivas. No período 2009-2010, a média passou de 501 para 511 pontos.
A expectativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pelo exame, é que seja atingida a média de 600 pontos em 15 anos. No entanto, mantido o padrão de resultados obtidos nas duas últimas edições, será possível antecipar essa meta em dez anos.
Uma novidade na divulgação deste ano é a divisão das unidades de ensino em quatro grupos. As do grupo um, com notas médias dos alunos concluintes do ensino médio regular por escola com mais de 75% de taxa de participação; grupo dois, com notas médias por escola com mais de 50% até 75% de taxa de participação; grupo três, com participação de 25% até 50% de estudantes; grupo quatro, com menos de 25% de taxa de participação.
Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. O Exame, de participação voluntária, destina-se aos alunos que estão concluindo (concluintes) ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores (egressos). Com informações do site do MEC.
Aproveitamento das públicas
UTFPR       658,51
Colégio Agrícola Augusto Ribas    549,9
General Osório   548,1
Cesar Prieto Martinez 548,04
Regente Feijó      545,52



adaptado de: http://www.diariodoscampos.com.br/cidades/noticias/47842/?noticia=tres-estaduais-de-pg-ficam-abaixo-da-media-do-enem



postado por Bernardo

0 comentários:

Postar um comentário