domingo, 9 de setembro de 2012

Perfume de bactéria


 Saiba como os microrganismos podem produzir cheiros deliciosos
NOTÍCIAS - 04-09-2012 
O aroma e o sabor de baunilha presente em diversos doces, é fabricado a partir das sementes de uma planta cuja flor é muito especial. Mas como seria possível perfumar as guloseimas se essa planta não estivesse disponível? Simples: o cheirinho de baunilha seria produzido por microrganismos!

Pode parecer estranho, mas existem várias espécies de bactérias, fungos e leveduras capazes de fabricar aromas deliciosos. “Existe uma grande variedade de microrganismos que produzem cheiros de baunilha, coco, flores ou pêssego”, conta Adriane Medeiros, engenheira química da Universidade Federal do Paraná.




A bactéria Escherichia coli é um dos microrganismos capazes de fabricar o aroma de baunilha (Foto: Wikimedia Commons)
Adriane explica que os microrganismos podem fabricar os aromas de duas maneiras. Na primeira, chamada biossíntese, o próprio microrganismo fabrica o composto químico responsável pelo aroma. Já no processo conhecido como biotransformação, o cheirinho é produzido a partir da modificação de substâncias já existentes.
Antes que você pense que seu sorvete de baunilha está cheio de bactérias, saiba que ele não contém a célula bacteriana em si, mas somente o composto químico cheiroso produzido por esse microrganismo. Além dos aromas usados em alimentos, os microrganismos fabricam cheiros que podem ser aplicados em perfumes e cosméticos.


Você sabia que o cheiro fedido – mas muito apreciado – do queijo gorgonzola é produzido por um fungo? (Foto: Michelle@TNS / Flickr / CC BY-NC-AS 2.0)
Tradicionalmente, os aromas são produzidos a partir da extração de óleos de plantas, que nem sempre estão disponíveis. “Fabricar aromas com a ajuda de microrganismos é muito vantajoso porque a matéria-prima está sempre disponível e podemos usar até resíduos de alimentos e restos industriais como cascas, bagaço de mandioca e farelo de soja”, revela Adriane.


Disponível em :
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/perfume-de-bacteria/   acessado 05 de setembro de 2012.

postado por Gislaine

0 comentários:

Postar um comentário