segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Primeiro Seminário PIBID do PARANÁ

Bolsistas do PIBID participantes da coordenação do evento [professores e alunos]
Dias 24 e 25 de Agosto aconteceu na UEPG o I Seminário Estadual do PIBID. O encontro foi um sucesso e resultado dos esforços de várias instituições públicas de Ensino Superior do Paraná. Foi uma oportunidade de compartilhamento de experiências, novos contatos e fortalecimento do PIBID. Os acadêmicos do PIBID de Ciências Biológicas II marcaram presença auxiliando à coordenação do evento, apresentando trabalhos e participando das discussões. A professora Supervisora Adriana Ribeiro Ferreira também esteve presente prestigiando o evento e os trabalhos dos acadêmicos.
Confira agora o depoimento dos Pibidianos do sub projeto Ciências Biológicas de Ponta Grossa:

"Poder participar desse evento me proporcionou uma outra visão sobre o PIBID ou até mesmo ampliou-a, após saber o que acontecem com outros grupos. Consegui essa nova experiência, esse novo jeito de ver o PIBID. Consegui isso através de relatos de representantes de outras áreas diferente das 'Ciências', que apresentaram seus trabalhos e me fizeram ver que há uma grande quantidade de dificuldades que eu nem imaginava que existiam nas realidades de cada escola e cidade que realizam os seus trabalhos. Ouvir esses relatos me fizeram perceber também que é ótimo essa troca de experiências, essa mistura de relatos de áreas específicas, mas que possuem o mesmo foco, a melhora na educação, o que nos dá mais conhecimento de novas metodologias que podem ser trabalhadas em grupo, novas ideias de materiais de projetos que também podem ser realizados nas escolas e como eu disse antes, abrir a nossa mente para outros 'mundos' que não conhecíamos antes.
Não deixando de lado também, pude apresentar meu banner e com ele mostrar o meu projeto realizado no PIBID para outros professores e alunos interessados, espero então ter pelo menos dado alguma ideia e que tenham gostado."
Mayara

"O I Seminário Estadual PIBID – UEPG me proporcionou uma nova experiência que eu ainda não havia vivenciado como, a ajuda na coordenação do evento, o auxilio as pessoas que vieram de outras instituições e na apresentação do banner que também foi um trabalho inédito e que o 
PIBID pode me possibilitar essa oportunidade. Em geral, gostei bastante, e espero ter contribuído para a realização do evento."
Kelin

"Com a participação neste  evento  eu puder ter grandes ideias e pude entender com amplitude de como é fazer parte do PIBID e da tamanha força que este programa tem. Que grandes ideias bem estruturadas e estudadas, com o trabalho do PIBID  pode-se obter inúmeros resultados positivos para todos os sujeitos envolvidos e também para a comunidade em que a escola se situa. Poder ouvir relatos de projetos e ver materiais expostos, foi muito importante para mim e acredito que para todos que participaram, pois podemos perceber que muito se pode fazer quando a imaginação vai alem dos livros didáticos e do quadro negro, fazendo com que o aluno interaja com os conteúdos e atividades propostas que elas tenham significado para alunos e professores e quanto é importante o papel de um aluno integrante do PIBID dentro da escola atuando como docente, pois alem de estar colocando em pratica seus conhecimentos adquiridos na universidade a troca de informações e experiencias adquiridas na escola são de extrema importância para sua formação profissional. Me trouxe um grande aprendizado participar desta troca de informações e experiências. "
Gislaine


"O seminário do PIBID, nos permitiu uma nova visão sobre "O ensinar", pois muitas vezes estamos tão presos a métodos de ensino e uma didática de mesmice, que nem percebemos o leque de opções  seja de jogos ou de um modelo didático que está em nossa frente, foi uma experiência muito incentivante, pois o desejo do educador é que haja o reconhecimento por parte dos educandos, o que era possível enxergar nos olhos dos bolsistas do PIBID."
Fabiane

"Participar do I Seminário PIBID do Paraná foi uma experiência singular. Como trabalhei na organização do evento, pude acompanhar de perto as dificuldades e também as gratificações em receber visitantes "em casa". Mas também tive o meu tempo de ser apresentador, participei da exposição de posteres com o resumo do meu trabalho de pesquisa realizado dentro do PIBID e pude ter preciosas trocas de informações com os avaliadores, professores e, claro, outros pibidianos que atuam na mesma área de pesquisa.O seminário, além de promover troca de experiências e conhecimentos, também trouxe visibilidade para as licenciaturas e para o próprio PIBID, que vem criando sua identidade dentro da comunidade acadêmica. "
Lauro

"O seminário trouxe novas experiências e novas ideias didáticas que podemos dar em sala. Com as palestras e depoimentos de alunos e professores foi possível atribuir um conhecimento e melhor entendimento de vários assuntos que podem ser abordados em sala de aula. Algumas apresentações me deram ideias para formular aulas diferenciadas que podem servir como experiências novas em nossas escolas. Certamente o Seminário foi de grande acréscimo a minha formação acadêmica e também pessoal, pois tive contato com varias pessoas e diferentes experiências."
Karoline 

"Participar do I seminário estadual do PIBID foi de grande importancia para todos, pois alem de proporcionar trocas de experiências, cada integrante do projeto pode perceber como o seu projeto é avaliado pelos demais. Para quem está ingressando agora no programa foi uma ótima oportunidade para podermos perceber como o PIBID realmente funciona, quais seus objetivos e o perfil que um PIBIDIANO deve ter."
Ana Paula

"O que mais gostei de todo o seminário do PIBID foi a oportunidade de trocarmos experiências, contar o que deu certo, e podermos pegar algumas ideias para aplicarmos aqui em Ponta Grossa. Embora em Matinhos, por exemplo, onde as pibidianas contaram que fizeram um trabalho com os alunos filhos de pescadores, poderíamos aproveitar a realidade de Ponta Grossa, com as profissões dos pais dos alunos daqui também. Podemos perceber também o diferencial dos estudantes da escola básica que tem o contato com o PIBID, como no caso de uma professora que contou que agora os pais dos alunos vão até a escola agradecer os pibidianos, que têm feito um ótimo trabalho, ensinando os alunos a respeitar a natureza e reciclar seu lixo."
Bernardo
Lauro e seu Banner
Mayara e seu banner

postado por Marcela, Bernardo, Mayara, Kelin,Lauro,Ana Paula,Fabiane,Karoline e Gislaine

0 comentários:

Postar um comentário