sábado, 15 de setembro de 2012

Recifes de Coral


Os recifes de coral formam um dos mais belos ecossistemas, sendo comparados às florestas tropicais por abrigarem tantos tipos de vida, seja animal seja vegetal.
O que está acontecendo é que essa beleza marinha encontra-se ameaçada e estima-se que até 2050 quase todos os recifes de corais desapareçam do planeta.
Com o aumento da temperatura dos mares, as zooxantelas (microalgas que se encontram no interior dos tecidos dos corais, fornecendo nutrientes derivados da fotossíntese e promovendo a calcificação do coral) aumentam a sua taxa de fotossintese produzindo oxigênio em ecesso, fazendo com que os corais ás expulse de seus tecidos. Desta maneira, ocorre um fenômeno chamado de " branqueamento de corais", pois os corais começam a perder suas cores e tornam-se esbranquiçados. isso ocorre também devido ao aumento da acidez dos oceanos, que é consequência da grande quantidade de CO2 absorvido pelos mares.
Além disso ainda existe outro fator que contribui com a extinção dessas "florestas marinhas": A pesca
Devemos nos lembrar que o desaparecimento dos recifes de corais resultará num enorme desequilíbrio na cadeia alimentar marinha, já que abrigam uma enorme diversidade de peixes  que se alimentam e se reproduzem neste ambiente.
Referências:

postado por Ana

0 comentários:

Postar um comentário