domingo, 6 de outubro de 2013

Depoimento de ex-pibidiana

DEPOIMENTO DE EX-PIBIDIANA – MAYARA MULLER


"Olá, sou ex-Pibidiana e fiz questão de vir aqui compartilhar com vocês a diferença que o PIBID fez e está fazendo na minha vida. Vou contar um pouco de como estou hoje, enfim, relatar a minha vida de "formada" tanto em PIBID quanto em Universidade.

Estive presente no PIBID durante UM ano e meio e nesse tempo passei por duas grandes escolas que me proporcionaram muito do que sei hoje e onde conheci muitos profissionais incríveis, como educadores, colegas de trabalho, e, cada um teve seu valor pra mim.

Enquanto no PIBID, tive contato com o cotidiano escolar, observando metodologias, comportamentos, formas de educar, de convivência, da importância de planejar cada aula, também me aproximei de leituras relacionadas à educação e não só a parte específica, a diversos textos direcionados ao meu aprendizado ali, como futura professora. Cresci muito, e acredito muito nesse programa, recomendo a quem for, porque foi uma experiência única e que me proporciona muita alegria até hoje.

A experiência de estar no PIBID foi além de estágios com duração de um pouco mais de dois meses obrigatórios na universidade. Voltei a estar presente na escola, a passar horas e horas, e a partir disso comecei a ter uma visão diferente, a de educadora.
Escolhi trabalhar, ao invés de me dedicar mais a alguma pós ou mestrado porque a escola me cativou, mas planejo continuar estudando cada vez mais, e tenho certeza que esse meu começo de jornada na escola vai somente me acrescentar mais e mais conhecimento.

Assim que me formei, soube que precisavam de professora aqui na rede Estadual, e já arranjei emprego, na mesma semana. Comecei a lecionar em maio e estou até hoje...

Trabalho como professora do ensino fundamental aqui na rede pública de ensino, e em agosto comecei a trabalhar no Colégio Objetivo, rede particular, e o choque de realidade foi grande.. Enquanto eu caminhava lentamente no ensino público, hoje estou voando no particular, é incrível a diferença e muitas vezes, triste.

Um fato interessante foi que para entrar aqui nesse colégio particular, enviei o meu currículo e nele tinha só a minha experiência no PIBID e alguns meses no laboratório de microbiologia. Quando fui escolhida, a equipe pedagógica e direção me disseram que minha experiência dentro do PIBID foi o fator crucial para o desempate com os outros ''concorrentes''.

Comecei a lecionar este ano e me lembro claramente de aulas que eu observei no PIBID, de diversas metodologias de ensino que eu posso aplicar em sala de aula, e mais, do quanto a parte teórica hoje complementa a prática.

Hoje vejo que ser professor vai além de lecionar, aprendemos a ser mais humanos, eu estou aprendendo pelo menos, encarando a realidade e trabalhando junto a ela da melhor maneira possível.

Agradeço de novo e sempre pela oportunidade de ter participado do PIBID, esse programa que me proporcionou muitas alegrias e aprendizado, e agora vejo que está somando muitos pontos na minha vida profissional.

Estou de olho em pós graduação, depois mestrado, mas esse ano achei o certo trabalhar e ver como é a sala de aula, até porque estou estudando e muito pra dar aulas.. o 9º ano que eu dou aulas de química e física então.. estou aprendendo junto com eles. Estou adorando.. espero fazer mestrado um dia e com certeza continuar mesmo a ensinar.

Sempre que posso agradeço a você professora Marcela, pela oportunidade e por tudo que me ensinou, e aos meus colegas, que muitas vezes às 7 da manhã de um dia chuvoso e frio estavam comigo, me alegrando.


Escrito por: Mayara Müller

Publicado por: Igor Ruan

0 comentários:

Postar um comentário