| Nas minhas observações como pibidiana
pude identificar a dificuldade dos alunos na elaboração de um trabalho. Então seguem algumas dicas:
Trabalho Escolar
Para
preparar um bom trabalho escolar, é preciso cumprir bem algumas fases, como a
pesquisa, a preparação, a redação e a apresentação. Acompanhe um passo a passo
para elaborar um bom trabalho.
Primeiro passo: A pesquisa
O
texto do trabalho escolar é um conjunto de informações que podem ter
procedências variadas. Portanto, antes de começar a escrever, é preciso
pesquisar o tema em fontes diversas, como livros, jornais, revistas e internet.
É melhor iniciar a pesquisa com o material existente em casa. Em seguida,
pode-se realizar a consulta na biblioteca
da escola ou da cidade.
a) Seleção de informações
Feita à pesquisa é hora de selecionar as partes mais importantes por meio de uma leitura atenta.
Feita à pesquisa é hora de selecionar as partes mais importantes por meio de uma leitura atenta.
b) Fonte confiável
A seleção de informações deve levar em conta a confiabilidade da fonte. Por isso é importante comparar as informações em mais de uma fonte.
A seleção de informações deve levar em conta a confiabilidade da fonte. Por isso é importante comparar as informações em mais de uma fonte.
c) Livros, jornais e revistas
Verifique quando foram escritos. Livros e enciclopédias podem conter informações desatualizadas ou conceitos ultrapassados. Jornais e revistas são boas fontes de consulta para assuntos que exijam atualidade de informação. Sempre procure fazer a pesquisa em mais de um jornal ou revista.
Verifique quando foram escritos. Livros e enciclopédias podem conter informações desatualizadas ou conceitos ultrapassados. Jornais e revistas são boas fontes de consulta para assuntos que exijam atualidade de informação. Sempre procure fazer a pesquisa em mais de um jornal ou revista.
d) Internet
É um grande banco de dados em que computadores ligados entre si e ao mundo inteiro podem trocar informações. Se você não possui acesso à Internet em sua casa, verifique se é possível utilizar os computadores da sua escola ou da lan house. Lembre-se: a Internet é somente mais uma fonte de consulta.
É um grande banco de dados em que computadores ligados entre si e ao mundo inteiro podem trocar informações. Se você não possui acesso à Internet em sua casa, verifique se é possível utilizar os computadores da sua escola ou da lan house. Lembre-se: a Internet é somente mais uma fonte de consulta.
Segundo passo: O texto
Feita a pesquisa de informações, o próximo passo é
escrever o trabalho escolar e organizar sua forma de apresentação. De acordo
com o trabalho, podem-se incluir imagens (fotos, desenhos, gráficos) para
ilustrar determinados tópicos.
10 dicas
para escrever um bom texto
1 – Comece a ler;
2 – Faça um resumo;
3 – Ordene o texto;
4 – Não use palavras que não conhece;
5 – Capriche na gramática;
6 – Evite o uso de gíria e linguagem
coloquial;
7 – Evite frases muito longas;
8 – Seja coerente;
9 – Vá direto ao ponto;
10–Seja breve e simples.
NORMAS PARA A ENTREGA DE TRABALHOS ESCOLARES
Segue as normas da
Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), adaptadas à realidade escolar.
Elementos pré-textuais
a) Capa
O revestimento externo do
trabalho, no qual devem constar as informações indispensáveis à sua
identificação. Deve conter:
-Nome da Escola.
-Nome completo do(s) autor(es) do trabalho.
- Título.
- Subtítulo, se houver.
- Nome da disciplina e do professor.
-Local (cidade).
-Ano.
-Nome completo do(s) autor(es) do trabalho.
- Título.
- Subtítulo, se houver.
- Nome da disciplina e do professor.
-Local (cidade).
-Ano.
b) Sumário
Apresenta as principais divisões de um trabalho. O
indicativo de cada seção, divisão, capítulo, com suas subdivisões, devem ser
acompanhados do respectivo número de página.
A palavra “SUMÁRIO” deve ficar centralizada, destacada
graficamente (negrito) e com a mesma fonte utilizada nas seções primárias do
trabalho.
Elementos textuais
a) Introdução
É a parte inicial do trabalho, nesse espaço, o autor expõe o objetivo do trabalho, os recursos utilizados e o resultado alcançado.
É a parte inicial do trabalho, nesse espaço, o autor expõe o objetivo do trabalho, os recursos utilizados e o resultado alcançado.
Importante: somente a partir da introdução numeram-se as
páginas do trabalho. Utilizam-se algarismos arábicos, sendo que a contagem das
páginas inicia no sumário.
b) Desenvolvimento
É o corpo do trabalho em que o autor desenvolve o conteúdo do seu estudo. É a parte mais extensa do texto, podendo ter várias seções e subseções, que variam conforme a abordagem do tema e do método.
É o corpo do trabalho em que o autor desenvolve o conteúdo do seu estudo. É a parte mais extensa do texto, podendo ter várias seções e subseções, que variam conforme a abordagem do tema e do método.
c) Conclusão
Onde se expõe o fechamento das ideias do estudo e onde são apresentados os resultados da pesquisa e, partindo da análise destes resultados, tiram-se as conclusões e, se for necessário, as sugestões relativas ao estudo.
Onde se expõe o fechamento das ideias do estudo e onde são apresentados os resultados da pesquisa e, partindo da análise destes resultados, tiram-se as conclusões e, se for necessário, as sugestões relativas ao estudo.
Elementos pós-textuais
a) Referências Bibliográficas
Consistem em uma lista ordenada com os materiais utilizados para a confecção do trabalho. A referência permite a correta indicação de um documento, no todo ou em parte, não importando em que suporte esteja (livro, jornal, revista, internet, CD-ROM, entrevista gravada e etc.).
Consistem em uma lista ordenada com os materiais utilizados para a confecção do trabalho. A referência permite a correta indicação de um documento, no todo ou em parte, não importando em que suporte esteja (livro, jornal, revista, internet, CD-ROM, entrevista gravada e etc.).
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Exemplos de referência:
Para livro:
ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome(s). Título da obra. Cidade: Editora, ano.
ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome(s). Título da obra. Cidade: Editora, ano.
Exemplo:
ENRICONE, Délcia et al. Planejamento de ensino e
avaliação. 10.ed. Porto Alegre: Sagra, 1984. 306 p. (Série Didática,
3)
Exemplo de site da internet:
http://pibid-bio-uepg.blogspot.com.br/.
Acessado em: 27/09/2013.
b) Anexos
Aqui se inserem fotos, gravuras, reportagens ou outras informações que se considerar pertinente ao trabalho.
Aqui se inserem fotos, gravuras, reportagens ou outras informações que se considerar pertinente ao trabalho.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Texto Digitado:
·
Deve ser utilizado o papel branco, do tipo A4
(297 x 210 mm).
·
O
texto é digitado com cor preta e somente de um lado da folha.
·
As
folhas do trabalho devem ser contadas sequencialmente desde o sumário, mas não
numeradas. A numeração é colocada a partir da introdução. O número deve ser
localizado na borda superior do papel, margeado à direita.
·
As
margens da folha devem ser de: superior e esquerda – 3cm
inferior e direita – 2cm.
inferior e direita – 2cm.
·
Todo o texto deve ser digitado com
espaçamento 1,5 de entrelinhas.
·
O tipo de letra do texto deve ser Times New
Roman ou Arial, tamanho 12 e para citação direta, usar fonte tamanho 10.
·
Parágrafo à 2 cm da margem esquerda.
·
Separar os títulos do texto que precede ou
sucede por dois espaços.
Texto manuscrito
·
Se você for apresentar seu trabalho por escrito,
siga o seguinte roteiro:
1ª folha (capa): Título do Trabalho.
1ª folha (capa): Título do Trabalho.
·
2ª
folha: Nome do autor ou dos autores (se o trabalho for feito em equipe), nome
da Escola e a data (dia / mês / ano).
·
3ª folha: Sumário.
·
4ª folha: Introdução.
·
A
partir da 5ª folha:
• textos, fotos e mapas que formam o corpo do seu trabalho.
• Conclusão (em folha separada).
• Referência Bibliográfica (em folha separada).
• textos, fotos e mapas que formam o corpo do seu trabalho.
• Conclusão (em folha separada).
• Referência Bibliográfica (em folha separada).
·
Utilizar folha de papel almaço pautado ou de
bloco.
·
A
letra deve ser legível.
·
Utilizar caneta azul ou preta.
·
Outras cores somente para sublinhar,
destacar, enumerar.
·
Não é
aconselhável entregar um trabalho contendo rasuras e nem folhas amassadas ou
dobradas.
CARTAZ
A função do cartaz compreende duas
finalidades:
Informativa: as
informações devem ser objetivas, bem distribuídas no espaço do papel utilizado
(cartolina ou cartão) e de fácil visualização.
Ilustrativa: as
ilustrações obedecem às mesmas regras para não prejudicar essa visualização.
Devem-se seguir alguns itens:
·
A cartolina ou papel cartão nunca devem estar
amassados.
·
Não pode haver rasuras.
·
Todas as figuras que serão coladas nos cartazes
devem ser bem recortadas.
·
Use
letras grandes (tanto impressas quanto manuscritas).
·
Evite textos muito longos.
·
Evite figuras ou desenhos muito pequenos.
·
Utilize legenda (se necessário).
·
Cuidado com a decoração (ela não pode aparecer
mais do que a informação).
·
Coloque título (margem superior,
centralizado).
·
Identifique o cartaz colocando: disciplina,
professor, classe, nome(s) do(s) aluno(s) na margem inferior à direita.
Boa
Sorte!
Referências
Bibliográficas:
Escrito por: Suellen
publicado por: Ana Paula
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