quarta-feira, 2 de outubro de 2013

COMO ELABORAR UM TRABALHO ESCOLAR



|           Nas minhas observações como pibidiana pude identificar a dificuldade dos alunos na elaboração de um trabalho.  Então seguem algumas dicas:

Trabalho Escolar
Para preparar um bom trabalho escolar, é preciso cumprir bem algumas fases, como a pesquisa, a preparação, a redação e a apresentação. Acompanhe um passo a passo para elaborar um bom trabalho.
Primeiro passo: A pesquisa
O texto do trabalho escolar é um conjunto de informações que podem ter procedências variadas. Portanto, antes de começar a escrever, é preciso pesquisar o tema em fontes diversas, como livros, jornais, revistas e internet. É melhor iniciar a pesquisa com o material existente em casa. Em seguida, pode-se realizar a consulta na biblioteca da escola ou da cidade.
a) Seleção de informações
            Feita à pesquisa é hora de selecionar as partes mais importantes por meio de uma leitura atenta.
b) Fonte confiável
            A seleção de informações deve levar em conta a confiabilidade da fonte. Por isso é importante comparar as informações em mais de uma fonte.
c) Livros, jornais e revistas
            Verifique quando foram escritos. Livros e enciclopédias podem conter informações desatualizadas ou conceitos ultrapassados. Jornais e revistas são boas fontes de consulta para assuntos que exijam atualidade de informação. Sempre procure fazer a pesquisa em mais de um jornal ou revista.
d) Internet
É um grande banco de dados em que computadores ligados entre si e ao mundo inteiro podem trocar informações. Se você não possui acesso à Internet em sua casa, verifique se é possível utilizar os computadores da sua escola ou da lan house. Lembre-se: a Internet é somente mais uma fonte de consulta.
Segundo passo: O texto
Feita a pesquisa de informações, o próximo passo é escrever o trabalho escolar e organizar sua forma de apresentação. De acordo com o trabalho, podem-se incluir imagens (fotos, desenhos, gráficos) para ilustrar determinados tópicos.
 10 dicas para escrever um bom texto
1 – Comece a ler;
2 – Faça um resumo;
3 – Ordene o texto;
4 – Não use palavras que não conhece;
5 – Capriche na gramática;
6 – Evite o uso de gíria e linguagem coloquial;
7 – Evite frases muito longas;
8 – Seja coerente;
 9 – Vá direto ao ponto;
10–Seja breve e simples.

NORMAS PARA A ENTREGA DE TRABALHOS ESCOLARES
Segue as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), adaptadas à realidade escolar.
Elementos pré-textuais
a) Capa
O revestimento externo do trabalho, no qual devem constar as informações indispensáveis à sua identificação. Deve conter:
-Nome da Escola.
-Nome completo do(s) autor(es) do trabalho.
- Título.
- Subtítulo, se houver.
- Nome da disciplina e do professor.
-Local (cidade).
-Ano.

b) Sumário
Apresenta as principais divisões de um trabalho. O indicativo de cada seção, divisão, capítulo, com suas subdivisões, devem ser acompanhados do respectivo número de página.
A palavra “SUMÁRIO” deve ficar centralizada, destacada graficamente (negrito) e com a mesma fonte utilizada nas seções primárias do trabalho.

Elementos textuais
a) Introdução
É a parte inicial do trabalho, nesse espaço, o autor expõe o objetivo do trabalho, os recursos utilizados e o resultado alcançado.
Importante: somente a partir da introdução numeram-se as páginas do trabalho. Utilizam-se algarismos arábicos, sendo que a contagem das páginas inicia no sumário.
b) Desenvolvimento
É o corpo do trabalho em que o autor desenvolve o conteúdo do seu estudo. É a parte mais extensa do texto, podendo ter várias seções e subseções, que variam conforme a abordagem do tema e do método.
c) Conclusão
Onde se expõe o fechamento das ideias do estudo e onde são apresentados os resultados da pesquisa e, partindo da análise destes resultados, tiram-se as conclusões e, se for necessário, as sugestões relativas ao estudo.
Elementos pós-textuais
a) Referências Bibliográficas
Consistem em uma lista ordenada com os materiais utilizados para a confecção do trabalho. A referência permite a correta indicação de um documento, no todo ou em parte, não importando em que suporte esteja (livro, jornal, revista, internet, CD-ROM, entrevista gravada e etc.).
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Exemplos de referência:
Para livro:
ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome(s). Título da obra. Cidade: Editora, ano.
Exemplo:
ENRICONE, Délcia et al. Planejamento de ensino e avaliação. 10.ed. Porto Alegre: Sagra, 1984. 306 p. (Série Didática, 3)
Exemplo de site da internet:
http://pibid-bio-uepg.blogspot.com.br/. Acessado em: 27/09/2013.
b) Anexos
Aqui se inserem fotos, gravuras, reportagens ou outras informações que se considerar pertinente ao trabalho.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Texto Digitado:
·         Deve ser utilizado o papel branco, do tipo A4 (297 x 210 mm).
·          O texto é digitado com cor preta e somente de um lado da folha.
·          As folhas do trabalho devem ser contadas sequencialmente desde o sumário, mas não numeradas. A numeração é colocada a partir da introdução. O número deve ser localizado na borda superior do papel, margeado à direita.
·          As margens da folha devem ser de: superior e esquerda – 3cm
inferior e direita – 2cm.
·         Todo o texto deve ser digitado com espaçamento 1,5 de entrelinhas.
·         O tipo de letra do texto deve ser Times New Roman ou Arial, tamanho 12 e para citação direta, usar fonte tamanho 10.
·          Parágrafo à 2 cm da margem esquerda.
·          Separar os títulos do texto que precede ou sucede por dois espaços.
Texto manuscrito
·         Se você for apresentar seu trabalho por escrito, siga o seguinte roteiro:
 1ª folha (capa): Título do Trabalho.
·          2ª folha: Nome do autor ou dos autores (se o trabalho for feito em equipe), nome da Escola e a data (dia / mês / ano).
·         3ª folha: Sumário.
·         4ª folha: Introdução.
·          A partir da 5ª folha:
• textos, fotos e mapas que formam o corpo do seu trabalho.
• Conclusão (em folha separada).
• Referência Bibliográfica (em folha separada).
·         Utilizar folha de papel almaço pautado ou de bloco.
·          A letra deve ser legível.
·         Utilizar caneta azul ou preta.
·         Outras cores somente para sublinhar, destacar, enumerar.
·          Não é aconselhável entregar um trabalho contendo rasuras e nem folhas amassadas ou dobradas.

CARTAZ
A função do cartaz compreende duas finalidades:
 Informativa: as informações devem ser objetivas, bem distribuídas no espaço do papel utilizado (cartolina ou cartão) e de fácil visualização.
  Ilustrativa: as ilustrações obedecem às mesmas regras para não prejudicar essa visualização.
Devem-se seguir alguns itens:
·         A cartolina ou papel cartão nunca devem estar amassados.
·         Não pode haver rasuras.
·         Todas as figuras que serão coladas nos cartazes devem ser bem recortadas.
·          Use letras grandes (tanto impressas quanto manuscritas).
·         Evite textos muito longos.
·         Evite figuras ou desenhos muito pequenos.
·          Utilize legenda (se necessário).
·          Cuidado com a decoração (ela não pode aparecer mais do que a informação).
·         Coloque título (margem superior, centralizado).
·         Identifique o cartaz colocando: disciplina, professor, classe, nome(s) do(s) aluno(s) na margem inferior à direita.







                                                                   


Boa Sorte!


Referências Bibliográficas:
Escrito por: Suellen


publicado por: Ana Paula



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