quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Sustentabilidade

A CIÊNCIA AMBIENTAL E O ESTUDO DAS CONEXÕES DA NATUREZA

Sozinho no espaço, solitário em seus sistemas de suporte à vida, alimentado por energias inacreditáveis, intermediando essas energias por meio de ajustes delicados, rebelde, improvável, imprevisível, mas alimentando-nos, animando e nos enriquecendo ao máximo – este não é um lar precioso para todos nós? Não merece nosso amor?
WARD e DUBOS.

O meio ambiente é tudo que nos cerca, ou, como Einstein disse: “O meio ambiente é tudo o que não é parte de mim”. Ele inclui os seres vivos e as coisas não vivas (ar, água e energia) com as quais interagimos em uma complexa teia de relações que nos ligam uns aos outros e ao mundo em que vivemos.
Apesar dos nossos muitos avanços científicos e tecnológicos, somos totalmente dependentes do meio ambiente para a obtenção de ar e água limpa, comida, abrigo, energia e tudo o mais que precisamos para permanecermos vivos e saudáveis. Como resultado, somos parte e não parte do restante da natureza.
A ciência ambiental se preocupa com a interdisciplinaridade entre os humanos e a sua interação com o meio onde vivem. Integra informações e ideias relacionadas às mais diversas áreas como biologia, química, física, geografia, filosofia, ética, entre muitas outras. Os três principais objetivos dessa ciência são: aprender como a natureza funciona; entender a forma como interagimos com o meio ambiente e, encontrar maneiras de lidar com problemas ambientais para viver de forma mais sustentável.
Um componente fundamental da ciência ambiental é a ecologia, ciência biológica que estuda como os organismos ou seres vivos interagem uns aos outros e com seu meio ambiente. Cada organismo é um membro de uma determinada espécie, grupo de organismos que têm um conjunto único de características que os distinguem de todos os outros e, por meio de organismos que se reproduzem sexualmente, podem produzir descendentes férteis.
Um dos pontos principais da ecologia é o estudo dos ecossistemas. Este por sua vez, é um conjunto de organismos dentro de uma determinada área ou volume interagindo uns com os outros e com o seu meio ambiente de matéria inanimada e energia.
Não devemos confundir ciências ambientais e ecologia com ambientalismo, movimento social dedicado a proteger os sistemas de suporte à vida na terra. O ambientalismo é mais praticado nas arenas políticas e éticas do que no campo da ciência.

Importância de práticas ecológicas e sustentáveis no ambiente escolar


Não é de difícil percepção que estamos vivendo de maneira insustentável, a cada dia que passa. De acordo com a grande e crescente quantidade de conhecimento cientifico, estamos desperdiçando e degradando o capital natural da terra em ritmo acelerado.
Somos uma civilização em sérios apuros. Em muitas partes do mundo, florestas e outros ambientes naturais, por mais pequenos que sejam, estão acabando por conta de nossas atividades intensas. Tais atividades se resumem pela falta de consciência por parte dos seres, onde agridem o solo e a paisagem natural das mais diversas formas. Vale lembrar que nem todos cometem esse tipo de coisa por falta de informação, e sim por vandalismo próprio.
Informações de cunho relacionado às ciências ambientais deveriam ser aplicados desde os anos iniciais do Ensino Fundamental I até os finais do Ensino Médio. Junto com os conhecimentos administrados, seria de suma importância práticas articuladas ao mesmo. Incentivo à plantação das mais diversas espécies em casa ou até mesmo no espaço escolar e reciclagem dos distintos lixos, seriam exemplos bem produtivos de tais práticas. Claro, não devemos ficar isolados somente entre estas, existem os mais diversos exemplos, que aplicados de forma correta e consciente, levariam ao educando uma grande lição de vida.


A questão de viver de forma ecológica e sustentável não depende somente dos professores de Ciências e Biologia, também é uma função exercida pelo incentivo por parte de toda a comunidade escolar e, principalmente, pelos familiares do aluno.
Com todas as tragédias naturais que vivenciamos em nosso dia a dia, cabe a cada um perceber a importância de cuidar no nosso planeta, e principalmente da paisagem natural. Somo dependentes dela e se não cuidarmos, logo estaremos chorando pela falta da mesma!



Referência
MILLER, G.T; SPOOLMAN, S.E. Ecologia e sustentabilidade. Tradução da 6°edição norte-americana. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

Escrito por: Robison Calixto
Publicado por: Igor Ruan

0 comentários:

Postar um comentário