segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Relato de Experiência

A IMPORTÂNCIA DA SAIDA DE ESTUDOS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM: um relato de experiência do PIBID

Atualmente trabalhar o conteúdo em sala de aula vem se tornando cada vez mais difícil, pois, a escola tem de competir com muitos outros atrativos oferecidos no dia a dia dos alunos. Por isso, a importância de aulas dinâmicas e criativas, podem ser motivadoras do aprendizado. As saídas de estudos podem ser muito produtivas, quando bem estruturadas e desenvolvidas, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem. Embora, uma saída de estudo seja muito importante, nota-se, a grande dificuldade para um professor desenvolve-la, pois muitos fatores estão envolvidos e devem ser resolvidos para que a saída de estudo possa ter resultados positivos e produtivos, assim como, torna-se muito grande a responsabilidade que o professor passa a ter ao retirar o aluno de dentro da escola para a realização da saída de estudo, muitos optam por não realizar estas saídas. Como atividade de um projeto realizado em contra turno com alguns alunos, pôde-se organizar uma saída de estudos com todos os alunos da classe para uma visita ao Parque da Ciência Newton Freire Maia e ao Museu Oscar Niemeyer, onde puderam ver algo novo e aprender sobre alguns conteúdos de Física e Química, assim através das experiências apresentadas, os alunos reviram alguns assuntos de Química, já trabalhados em sala de aula, e tiveram um primeiro contato bem dinâmico e expositivo sobre os conteúdos de Ciências Naturais, onde a partir daí a professora pôde relacionar o que eles vivenciaram na saída de estudo, com os conteúdos trabalhados em sala de aula e vice-versa. Pôde-se concluir que, quando realizada uma saída de estudo a campo, o educando pode tornar-se mais participativo e critico aos conteúdos relacionados à atividade, tendo um melhor desenvolvimento durante as explicações em sala de aula, pois ele poderá participar da aula tendo como base a experiência vivenciada na saída de estudos.






                                                                                                         

Visita realizada dia 07 de agosto de 2013 , como parte do projeto dos alunos integrantes do PIBID 2 DE BIOLOGIA/ UEPG, com a participação dos alunos do 9º ano C. do Colégio Estadual Linda Salamuni Bacila.

Escrito por: Gislaine Gogola
Postado por: Igor Ruan 

0 comentários:

Postar um comentário