A IMPORTÂNCIA DA SAIDA DE ESTUDOS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM: um relato
de experiência do PIBID
Atualmente trabalhar o conteúdo
em sala de aula vem se tornando cada vez mais difícil, pois, a escola tem de
competir com muitos outros atrativos oferecidos no dia a dia dos alunos. Por
isso, a importância de aulas dinâmicas e criativas, podem ser motivadoras do
aprendizado. As saídas de estudos podem ser muito produtivas, quando bem
estruturadas e desenvolvidas, contribuindo para o processo de
ensino-aprendizagem. Embora, uma saída de estudo seja muito importante,
nota-se, a grande dificuldade para um professor desenvolve-la, pois muitos
fatores estão envolvidos e devem ser resolvidos para que a saída de estudo
possa ter resultados positivos e produtivos, assim como, torna-se muito grande
a responsabilidade que o professor passa a ter ao retirar o aluno de dentro da
escola para a realização da saída de estudo, muitos optam por não realizar
estas saídas. Como atividade de um projeto realizado em contra turno com alguns
alunos, pôde-se organizar uma saída de estudos com todos os alunos da classe
para uma visita ao Parque da Ciência Newton Freire Maia e ao Museu Oscar
Niemeyer, onde puderam ver algo novo e aprender sobre alguns conteúdos de
Física e Química, assim através das experiências apresentadas, os alunos
reviram alguns assuntos de Química, já trabalhados em sala de aula, e tiveram
um primeiro contato bem dinâmico e expositivo sobre os conteúdos de Ciências
Naturais, onde a partir daí a professora pôde relacionar o que eles vivenciaram
na saída de estudo, com os conteúdos trabalhados em sala de aula e vice-versa.
Pôde-se concluir que, quando realizada uma saída de estudo a campo, o educando
pode tornar-se mais participativo e critico aos conteúdos relacionados à
atividade, tendo um melhor desenvolvimento durante as explicações em sala de
aula, pois ele poderá participar da aula tendo como base a experiência
vivenciada na saída de estudos.
Visita realizada dia 07 de agosto
de 2013 , como parte do projeto dos alunos integrantes do PIBID 2 DE BIOLOGIA/
UEPG, com a participação dos alunos do 9º ano C. do Colégio Estadual Linda
Salamuni Bacila.
Escrito por: Gislaine Gogola
Postado por: Igor Ruan
0 comentários:
Postar um comentário