sábado, 26 de outubro de 2013

Higiene Pessoal: uma experiência do PIBID de Ciências Biológicas


Higiene é um conjunto de hábitos que visam manter as condições favoráveis à saúde. Manter esses hábitos é de grande importância para uma higiene adequada, tanto em casa como no ambiente escolar, onde há uma grande quantidade de pessoas dividindo o mesmo espaço. Porém, dentro da escola não é ensinado como esses procedimentos devem ser executados, e muitas vezes em casa também não.
Depois de fazer um acompanhamento através de observações na Escola Linda Bacila, com duas turmas de 6° ano, o que pude observar que os alunos não mantinham uma higiene adequada, algumas vezes iam para a escola com roupas um pouco sujas, cabelos despenteados, quanto voltam da educação física era visível às mãos sujas rostos suados, e com isso o mau cheiro, principalmente em dias quentes era um grande problema.
 Com isso o projeto sobre higiene foi iniciado, onde as turmas tiveram explicações sobre como e porque deveriam manter-se limpos, as doenças que poderiam contrair se não tivessem comportamentos adequados como lavar as mãos antes e das alimentações, lavar os alimentos entre outros procedimentos como escovar os dentes depois das refeições.

A primeira dinâmica teve o propósito de ver como eles lavam as mãos e que mesmo que a gente pense que estão bem limpas sempre há alguns lugares que precisam de mais atenção como nos vão dos dedos, embaixo das unhas. 


Em um pote cheio de tinta guache, alguns alunos escolhidos, deveriam colocar as mãos ate que ficassem completamente cheias de tintas, logo após foi vendados os olhos e eles deveriam lavar como sempre lavam assim depois que eles achavam que já estavam limpas tiravam as vendas e viam aonde ainda tinha tinta, que geralmente era embaixo das unhas e entre os dedos.


Com isso poderão perceber que por mais que pensamos que esta limpo há sempre alguns lugares que precisam de mais atenção.
Em outra atividade que focava algumas parasitoses que poderiam contrair se não tivessem alguns hábitos de higiene eles deveriam com massinha de modelar, representar lombrigas macho e fêmea e a giárdia em forma de trofozoito e cisto. 



Também foi proposta no final uma atividade onde eles deveriam desenhar algumas formas que poderíamos pegar piolho.


Através desse projeto, pode-se constatar que a maioria dos casos, entre alunos, de falta de higienização adequada, geralmente é praticada pela falta de conhecimentos de alguns meios simples de higiene, e que se não forem apresentados a eles, os mesmos não se importaram de praticar esses procedimentos, que por mais que saibam que devem ser realizados, não os praticam pelo simples fato de não saber o porquê de fazê-los e os riscos que correm quando não efetuados.

Escrito por: Karoline
Publicado por: Ana Paula



0 comentários:

Postar um comentário