terça-feira, 4 de outubro de 2011

10 Dicas de como evitar o Câncer

Atualmente, a medicina dispõe da radioterapia e de cirurgias para combater a doença. Quando se faz necessário a retirada do tumor, a cirurgia é o procedimento mais adequado. Já a radiação é utilizada para matar as células cancerígenas. Porém, este segundo procedimento tem efeitos colaterais como, por exemplo, queimaduras na pele provocada pela passagem da radiação. Mas se podemos prevenir, por quê remediar ? Abaixo, cito 10 atos preventivos à esta doença :


1. Parar de fumar
Esta é a regra mais importante para prevenir o câncer.

2. Alimentação saudável
Pode reduzir as chances de câncer em pelo menos 40%. Comer mais frutas, legumes, verduras, cereais e menos alimentos gordurosos, salgados e enlatados. A dieta humana deveria conter diariamente, pelo menos, cinco porções de frutas, verduras e legumes. Deve se dar preferência às gorduras de origem vegetal como o azeite extra virgem, óleo de soja e de girassol, entre outros, lembrando sempre que não devem ser expostas a altas temperaturas. Evitar gorduras de origem animal (leite e derivados, carne de porco, carne vermelha, pele de frango etc) e algumas gorduras vegetais como margarinas e gordura vegetal hidrogenada.

3. Evitar ou limitar a ingestão de bebidas alcoólicas.
Os homens não devem tomar mais do que dois drinques por dia. As mulheres devem se limitar a um drinque.

4. Realizar Consultas Médicas De Check-Up
É aconselhável que homens, entre 50 e 70 anos, na oportunidade de uma consulta médica, orientem-se sobre a necessidade de investigação do câncer da próstata.  Os homens com histórico familiar de pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos devem realizar consulta médica para investigação da doença a partir dos 45 anos.

5. Praticar atividades físicas
Moderadamente durante pelo menos 30 minutos, cinco vezes por semana.

6.Exame das Mamas
 As mulheres, com 40 anos ou mais, devem realizar o exame clínico das mamas anualmente. Além disto, toda mulher, entre 50 e 69 anos, deve fazer uma mamografia a cada dois anos. As mulheres com caso de câncer de mama na família (mãe, irmã, filha, diagnosticados antes dos 50 anos), ou aquelas que tiverem câncer de ovário ou câncer em uma das mamas, em qualquer idade, devem realizar o exame clínico e mamografia, a partir dos 35 anos de idade, anualmente.

7. Preventivo Ginecológico
As mulheres com idade entre 25 e 64 anos devem realizar o preventivo ginecológico periodicamente. Após dois exames com resultado normal com intervalo de um ano, o preventivo pode ser feito a cada três anos. Para os exames alterados, devem-se seguir as orientações médicas.

8.Exame de Sangue Oculto nas Fezes
É recomendável que mulheres e homens com 50 anos ou mais realizem exame de sangue oculto nas fezes, a cada ano (preferencialmente), ou a cada dois anos. 

9. Evitar exposição prolongada ao sol
Entre 10h e 16h, e usar sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar. Se houver necessidade de exposição ao sol durante a jornada de trabalho, procurar usar chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.

10.Higiene Bucal
Realizar diariamente a higiene oral (escovação) e consultar o dentista regularmente. 


Referência : INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER, O que é o câncer? Diagnóstico, Tratamentos, Orientações, disponível em <http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=469>,acessado em 04/10/2011.

postado por Bernardo

0 comentários:

Postar um comentário