sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Pequenas dicas para se construir um canteiro de flores:

Pequenas dicas para se construir um canteiro de flores:


1. Para preservar melhor o solo do canteiro, evitando o ressecamento e a evaporação de nutrientes, é aconselhável forrá-lo com uma camada de folhas trituradas e secas ou palha. Ou ainda sabugo de milho picado; esta camada impede também o desenvolvimento de ervas daninhas.
2. Uma pulverização quinzenal, com um fertilizante foliar, rico em fósforo, aumenta a fartura de flores;
3. O corte das flores, que podem ser utilizadas em arranjos e vasos, aumenta a robustez e a quantidade da florada.
4. Assim que começarem a murchar, as flores devem ser removidas. Isso prolonga o ciclo vital das plantas anuais e bianuais. A higiene das tesouras é fundamental nessa atividade, já que estas inflorescências, quando perdem o viço, são paulatinamente decompostas por microrganismos que podem contaminar botões e outras partes da planta.
5. Agora com a chegada da primavera e próximo ao verão, trabalhe com plantas que preferem o calor e suportem grandes quantidades de água esporadicamente. Ex:
6. Prefira as flores de cores vivas. É uma estação onde o sol  garante uma combinação de branco, rosa, amarelo, laranja, vermelho. Algumas cores frias combinadas também podem ser usadas, como o azul e roxo. A cor creme também garante uma suavidade onde quebra a força das cores quentes e ameniza e deixa mais delicado o canteiro.
7. Por se tratar de uma estação quente, regue a planta entre 18h e 20h, onde o calor não prejudicaria as raízes, e ainda assim teria água no outro dia logo cedo onde começaria a realização de fotossíntese, e consequentemente, ascensão da seiva bruta pela perda de água do estômato.
8. Tratando-se de plantas delicadas e de um fino trato, prefira a utilização de adubação orgânica, onde pode se realizar com a sua própria composteira (utilização dos resíduos orgânicos gerados em sua casa), pois assim vc garante uma disponibilidade e variabilidade alta de nutrientes sem a utilização de resíduos fortes como os adubos químicos.
Fonte: Livro "Um Jardim para Sempre" de Raul Cânovas
Algumas fotos:



Dicas de flores para cada estação:
No verão, as flores mais indicadas são as rosas, a flor-de-lis, a gérbera, o amarílis, as bromélias, o bico-de-papagaio e outras menos conhecidas.
No outono, você também pode plantar gérberas; assim como a Hortência, a flor-de-maio, a azaléia, o rabo-de-gato e a margaridinha.
No inverno, você pode escolher o lupino, o lírio-da-paz, orquídeas, a flor-de-sino, as begônias, a prímula, e a azulzinha.
Na primavera, a estação das flores, a beleza brota de toda parte e é a época ideal para plantar a gérbera, a violeta, o narciso, a petúnia, as bromélias também podem ser escolhidas, os lírios, o lisianthus, a boca-de-leão e o crisântemo.

O Trato com as plantas nos acalma, nos permite tranquilidade de pensamento, pois esquecemos um pouco de nós e nos dedicamos a outro ser vivo. Sem falar na renovação energética pelo trabalho. O trato com as flores então tem um toque especial, pois, além de trabalharmos com a terra, descarregamos nossas energias. E as flores trazem belezas ao nosso convívio. Trazem mais alegria de viver, mais qualidade de vida, onde hoje em dia o cinza do concreto, dos vidros e das fumaças constantes são quebrados por suas belezas contagiantes. Que possamos embelezar nossas vidas, que possamos dedicar nossas vidas não só a nós mesmos, que possamos acalmar nossos pensamentos, refletir sobre nossas escolhas e caminhos, alegrar e expandir o belo, vivermos felizes e melhor nesse mundo belo que nos abriga.

0 comentários:

Postar um comentário