sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Dispositivo eletrônico reproduz funcionamento do pulmão humano



A criação de um dispositivo que reproduz o funcionamento do pulmão em um microchip é a mais nova invenção criada por pesquisadores da Universidade de Harvard.
Aparelho esse que é tão pequeno quanto uma borracha escolar, sua atuação é incrível, "copiando" o funcionamento do pulmão.
"O dispositivo é translúcido, o que proporciona uma janela para o funcionamento interno do pulmão humano, sem ter que invadir um corpo vivo". Além de auxiliar no teste para toxinas, absorção de medicamentos, assim como sua eficácia.
“A capacidade do dispositivo de pulmão em um único chip para prever a absorção das nanopartículas no ar e imitar a resposta inflamatória provocada por patógenos microbianos, fornece a prova de princípio para o conceito de que os órgãos-on-chip pode substituir muitos estudos com animais no futuro “, diz Donald Ingber, autor sênior do estudo e diretor fundador do Harvard Institute Wyss.

A cada respiração humana, o ar entra nos pulmões, enche os sacos de ar microscópicas chamadas alvéolos e transfere oxigênio através de uma membrana fina, flexível e permeável das células do pulmão para a corrente sanguínea. Além do mais, essa interface sangue-pulmão reconhece invasores, como bactérias ou toxinas inaladas e ativa uma resposta imune.
“Fomos inspirados por obras como a respiração no pulmão humano, através da criação de um vácuo que é criado quando o nosso peito se expande, que suga o ar para o pulmão, e as causas das paredes do saco de ar para esticar”, afirma Dan Huh, um dos autores do projeto. “O uso de vácuo para simular isso em nosso sistema foi baseada em princípios de design da natureza”, completa
O pulmão digital tem uma nova abordagem para a engenharia de tecidos, colocando duas camadas de tecidos vivos, forro de sacos de ar dos pulmões e dos vasos sanguíneos que o cercam, através de uma fronteira porosa, flexível. Fluxos de ar é fornecido para as células de revestimento do pulmão, uma cultura rica médio no canal capilar para imitar sangue e a respiração. O aparelho foi criado usando uma estratégia de microfabricação que usa materiais emborrachados.
Fonte: www.isaude.net 
www.insoonia.com

Adaptado por: Mayara Müller

postado por Mayara

0 comentários:

Postar um comentário