domingo, 23 de outubro de 2011

Saída Técnica à Porto Alegre

O Grupo PIBID 2011 de Biologia participou nos dias 17 e 18 de outubro, de uma saída técnica a Porto Alegre - RS. Essa saída faz parte da disciplina de Estágio Supervisionado, ministrada pela coordenadora do PIBID 2011, Professora Marcela Teixeira Godoy.

Foi uma integração saudável entre acadêmicos do 4° ano de Licenciatura em Ciências Biológicas e acadêmicos do PIBID, que conta com integrantes do 1°, 2° e 3° anos do Curso.

Acadêmicos  e Professora Marcela

Jantar do grupo em um dos restaurantes de PoA

Integrantes do PIBID 2011



Na ocasião, todos puderam visitar alguns lugares como a Casa de Cultura Mário Quintana, o Museu de Ciência e Tecnologia da PUC, e a 8a Bienal do MERCOSUL nos barracões do cais do porto. Além de ser uma oportunidade de integração do grupo, os locais visitados com certeza contribuirão para o crescimento profissional e cultural de todos os envolvidos.


LOCAIS VISITADOS 
1. Casa de Cultura Mário Quintana:
Além de ter sido residência do poeta por 12 anos, ainda quando era o Hotel Majestic, a Casa é dedicada hoje à cultura e à educação. Oferece galerias de arte, cafés, oficinas, cinemas e teatro. É um dos centros culturais mais importantes do Brasil. Foi possível ver, entre outras coisas, o quarto onde o poeta viveu bem como seus objetos pessoais em uma bela composição. Parece que ele já vai voltar...

Introdução à casa de Mário Quintana

Quarto de Mário Quintana
PIBID 2011

Felipe e as plantas do jardim da casa de Mário Quintana


2. Museu de Ciência e Tecnologia da PUC.
O museu oferece atividades interativas ao publico escolar e não escolar. A Ciência mostra toda sua grandeza e complexidade através de exposições permanentes e itinerantes. Permite ao visitante construir e explorar conhecimentos no campo da Biologia, Paleontologia, Química, Física, História e etc. Uma gama de possibilidades para o Ensino de Ciências. São inúmeras as possibilidades de integração com os experimentos e conteúdos expostos.


Entrada do Museu

Desenvolvimento do Feto Humano

Simulador de Volleyball


Primeiro Piso do Museu

Bloco destinado à investigação legista

O vídeo mostra o acadêmico Danilo, do 4° ano, no Giroscópio, aparelho que simula o treinamento de astronautas.

3. 8a Bienal do Mercosul: Ensaios de Geopoéticas.
As bienais são eventos primordialmente expositivos, que ativam a cena artística de uma cidade durante períodos relativamente curtos. A Bienal está em vários pontos da cidade de Porto Alegre. O grupo teve a oportunidade de visitar as obras da Casa de Cultura Mário Quintana e a exposição montada em quatro barracões do armazém do cais do Porto. Esta 8ª Bienal, em especial, está inspirada nas tensões entre territórios locais e transnacionais, entre construções políticas e circunstâncias geográficas, nas rotas de circulação e intercâmbio de capital simbólico. O título refere diversas formas que os artistas propõem para definir o território, a partir das perspectivas geográfica, política e cultural.
Grande Navio atracado no Porto de PoA

Grupo do PIBID na Bienal do Mercosul



O grupo visitou ainda o Mercado Público, com sua bela arquitetura e produtos regionais.




Aproveitamos para agradecer ao Motorista que nos acompanhou, seu Vicente que, além de responsável e cuidadoso é sempre muito atencioso com a equipe (e não se perdeu nenhuma vez)!!


Cultura, integração, entretenimento e muito aprendizado. Essas foram as principais características dessa saída.


IMPRESSÕES... 

"O que eu mais gostei na viagem foi a troca de experiências e conversas com os veteranos, que eu normalmente não converso no dia-a-dia, e a diversidade cultural do Mercado Municipal."
 (Bernardo Ozorio – 1° ano – PIBID 2011)

“A impressão de que Porto Alegre só tem prédios pálidos e muitos carros nas avenidas, muda no momento que conhecemos a Rua da Praia. Em frente a Casa Cultural Mario Quintana, encontramos um ambiente tranquilo, com muita cultura por onde passamos e perfeito para uma parada para relaxar. As demais visitas pelo Museu, pela Bienal nos fez perceber que interagindo aprendemos muito, e mais: nos divertimos”.            (Mayara Muller – 3° ano – PIBID 2011) 
“Foi maravilhosa a oportunidade de conhecer um lugar que eu não conhecia e tendo a chance também de conhecer pessoas novas”!                                                     
(Nayara Martins – 2° ano – PIBID 2011) 



“Para mim foi uma experiência maravilhosa conhecer a capital do Rio Grande do Sul e visitar a Casa de Cultura Mario Quintana a Bienal e o Museu de Ciência e Tecnologia da PUC. De todo o passeio o que mais gostei foi o MCT da PUC, achei muito legal e muito interativo. 

(Gislaine Lucena  – 2° ano – PIBID 2011) 
“Conhecimento e interatividade”                                         
 (Mayara Swiech – 4° ano)
“Eu diria que as visitas foram inovadoras e empolgantes, pois serviram de estímulo ao gosto pelas Ciências e também pela cultura, por meio de registros históricos e experiências científicas, que o museu e a Bienal nos proporcionaram.Obrigado pela viagem professora”.  
                                                                                                         
(Igor Ruan – 3° ano)
“Inesquecível, uma viagem que reuniu tanto ao mesmo tempo, a Ciência de uma forma muito divertida, o privilégio de ver a arte moderna da Bienal na cidade onde eu sempre quis conhecer devido ao fato da minha família ter me ensinado a gostar da tradição gaúcha. Um dia voltarei ao Rio Grande do Sul."                                                   (Solange Ribas– 4° ano)


postado por Marcela e Bernardo

0 comentários:

Postar um comentário