quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Caxumba

"Em homenagem a nosso amigo FIFO (Felipe), que esta com caxumba, fizemos esse post. Melhoras e volte logo"


A parotidite infecciosa, popularmente conhecida como papeira ou caxumba, é uma doença viral cujo responsável pela infecção pertence à família Paramyxoviridae, gênero Rubulavírus. Com grande capacidade de transmissão, esta se dá através do contato direto com saliva, gotículas aéreas e objetos contendo o vírus. Este também pode ser transmitido de mãe para filho, durante a gravidez, podendo causar abortos espontâneos.
O período de encubação (tempo que leva até que apareçam os sintomas) varia entre duas e três semanas após o contato com o agente transmissor, sendo que o indivíduo acometido é capaz de transmitir o vírus cerca de uma semana antes das manifestações sintomáticas, e até nove dias depois desse evento.
Quais são os sintomas?
A pessoa começa a apresentar sintomas cerca de duas a três semanas depois de ser contaminada. Essa doença, que ocorre principalmente em crianças, apresenta como sintoma principal o inchaço de uma ou ambas as glândulas salivares parótidas e também as outras glândulas salivares, causando um aumento exagerado do volume da região do pescoço. Além desse fator, febre e, em alguns casos náuseas, sudorese, zumbido nos ouvidos e dores no corpo e na cabeça podem se manifestar. Em alguns casos excepcionais surgem complicações, como a orquiepididimite (inchamento dos testículos), ooforite (inchamento dos ovários), pancreatite, meningite e encefalite.

Os sintomas mais comuns são:
·         Inchaço doloroso das parótidas (90% dos casos em ambas)
·         Febre
·         Dor de cabeça
·         Garganta inflamada
·         Perda do apetite
·         Náusea
·         Vômito
·         Dores nos testículos em 30% dos casos após a puberdade (Complicações são mais comuns em homens após a puberdade)
·         Dor nos ovários em 5% dos casos.
Entre 20 e 30% das infecções pelos vírus da caxumba são assintomáticas ou mesmo que as glândulas salivares inflamem não é muito visível.
Ocasionalmente em adultos ou adolescentes, quando tratada de forma equivocada ou displicente, pode comprometer o sistema nervoso central (meningoencefalite) e testículos (orqui-epididimite), raramente resultando em surdez e esterilidade. Dificilmente ocorrem essas complicações em crianças, sendo que esterilidade só ocorre em indivíduos do sexo masculino durante ou após a puberdade, logo nunca em crianças.
Outras possíveis complicações incluem:
·         Meningite asséptica
·         Pancreatite
·         Infecção da tireóide
·         Infecção dos neurônios
·         Atrofia dos testículos
·         Problemas nos ovários
·         Problemas cardíacos 
·         Infecção nos rins.
Uma complicação rara é o desenvolvimento de encefalite, podendo levar à edema cerebral, manifestações neurológicas graves e levar a morte.
A imunidade após resolução geralmente é para toda a vida. A mortalidade é baixa e principalmente em adultos.
Mulheres adultas que ainda não tiveram a doença, e não tomaram a vacina quando crianças, e querem engravidar devem tomar a tríplice viral para evitar sérias complicações na gravidez. Homens adultos e adolescentes também devem tomar para evitar problemas nos testículos que podem resultar em infertilidade.
Um exame físico confirma a presença das glândulas inchadas. Geralmente a doença é diagnosticada na anamnese, sem necessidade de testes laboratoriais de confirmação. Caso haja incerteza sobre o diagnóstico, um teste de saliva ou sangue pode ser realizado. As provas sorológicas podem ser feitas por neutralização, inibição da hemaglutinação ou ELISA.
Como prevenir?
A vacina é altamente eficaz e raramente produz efeitos colaterais. É feita através da vacina tríplice viral (MMR), geralmente entre 12 e 15 meses de vida (1ª dose), 4 e 6 anos (2ª dose) e 11 e 12 anos (3ª dose). Caso todas sejam tomadas possui 97% de chance de proteger contra uma infecção natural. Os anticorpos maternos protegem os filhos durante os primeiros meses de vida.
Adultos e adolescentes que nunca foram infectados nem tomaram a vacina também devem ser imunizados, especialmente mulheres que planejam engravidar.
http://www.brasilescola.com/doencas/caxumba.htm


"flores, luzes e amores
seus amigos Ber, Gisa, Mayara, Nayara, Marcela e Lu".
Postado por Nayara

0 comentários:

Postar um comentário